Eneal

Semana de ensino francês




 

Recife, 29 de setembro de 2005 – ano 4

Começa o Encontro Nordestino em Aquisição de Linguagem
Jorge de Assis

Abertura do Eneal

Começou oficialmente na noite de ontem (28) o Encontro Nordestino em Aquisição de Linguagem (Eneal). O evento discute, até amanhã (30), as manifestações da linguagem tanto em sua maneira normal de desenvolvimento quanto em relação aos desvios e patologias que ela possa apresentar. O encontro, realizado no auditório G2, foi aberto pelo Reitor da UNICAP, Padre Theodoro Peters.

O Reitor destacou a iniciativa como pioneira na região e fez uma associação com o tema da campanha da fraternidade para o próximo ano. “Eventos como esse precisam fazer parte do calendário e criar escola. Em maior ou menor grau, os vários tipos de deficiência na linguagem atingem uma boa parcela da população. Por isso que a Campanha da Fraternidade do ano que vem irá chamar atenção para esse tema de alto interesse social”, enfatizou Padre Peters.

A primeira conferência do evento foi realizada pela professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Regina Lamprecht. Ela fez uma retrospectiva dos encontros dessa área no Brasil e definiu o foco do Eneal. De acordo com a professora Regina, entre as habilidades do ser humano que vive em sociedade está a capacidade de desenvolver a linguagem. Esse processo se inicia já no desenvolvimento do bebê no útero da mãe, mas ganha intensidade quando a criança começa a pronunciar as primeiras palavras. “Há muitas teorias novas desde o surgimento desses estudos na década de 70. E o Eneal vem contribuir com uma discussão entre os profissionais da área para compartilhar esses estudos e promover uma interação entre os profissionais e pesquisadores”, destacou ela.

Estiveram presentes também à solenidade o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Junot Cornélio Matos; a coordenadora de Pós-graduação da UNICAP, professora Marígia Aguiar; e a coordenadora de Pós-graduação da UFPB, professora Mariane Cavalcanti. O grupo musical Wave Unicap também participou com apresentação no início da noite.

Linguagem de sinais é tema de conferência no Eneal
Por Eduardo Travassos

O Encontro Nordestino em Aquisição da Linguagem (Eneal) teve continuidade na manhã desta quinta-feira (29) na UNICAP. A professora da Universidade Federal de Santa Catarina Ronice Muller de Quadros realizou a primeira conferência do dia, com o tema O Que os Dados de Aquisição nas Línguas de Sinais Dizem a Respeito da Morfologia Verbal nas Linguagens de Sinais. Foram apresentados resultados de pesquisa desenvolvida com crianças que utilizam a linguagem de sinais brasileira e outras que utilizam a linguagem norte-americana, procurando comparar o nível de aquisição de algumas regras, em especial na conjugação dos verbos.

O resultado mostra que a diferença entre estas crianças é muito pequena e que os erros cometidos por elas não são propriamente erros. Diante do exemplo de Ana, menina brasileira que participou do estudo e confundia o gesto de chorar com o que representa um coelho, a palestrante indagou: “Será que isso é um erro? Ou será que uma criança pode fazer uma associação com um animal que ela acha que pode chorar?”. A pesquisa também constatou que muitas vezes as crianças utilizam gestos que não possuem significado especial, “pois gestos podem substituir qualquer verbo, e são os mesmos usados por qualquer criança”, disse Ronice, acrescentando que “com certeza a criança sabe mais do que produz”.

Para concluir, a palestrante disse que adultos também têm produção espontânea de sinais quando não sabem o verbo a ser usado na ocasião, e isso não quer dizer nada de especial, apenas é uma forma de se comunicar quando há uma dificuldade com os sinais. Logo depois, Ronice Muller abriu espaço para perguntas da platéia.

Ainda pela manhã foram realizadas diversas sessões de comunicação, além de mesas-redondas com os temas cognição e linguagem, fonologia, e argumentação, que tiveram a participação de professores de diversas universidades do Brasil.

A fala é tema de conferência no Eneal
Por Mhatteus Sampaio

À tarde, o destaque foi a conferência A fala e o sintoma na fala: estatuto e função, ministrada pela doutora pela Unicamp Francisca Leir-Devitto, professora do Programa de Pós-Graduação em Lingüística da PUC de São Paulo, além de coordenadora do comitê da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação.
A professora é lingüista na especialidade da aquisição da primeira língua e se interessou pelas patologias por causa das crianças que têm fala errática, sintomática ou não. Segundo a professora, a criança tanto pode se realizar como falante como pode sucumbir nesse processo. Por isso, a pesquisadora não distingue patologia de linguagem de emissão de linguagem.

A professora Francisca Lier-Devitto começou a refletir sobre casos das crianças que sucumbem ao processo da linguagem e foi procurada por orientandos e amigos para auxiliar na tese de mestrado sobre patologias como afasia (problemas na linguagem causados por um acidente vascular cerebral ou traumatismo), sem deixar de se interessar pelas questões da lingüística. O foco da palestra da pesquisadora foi a necessidade de uma reflexão sobre o que seria uma lingüística da fala. “É preciso abrir uma porta para a lingüística da fala”, enfatiza a professora Francisca Lier-Devitto. “Mais do que despertar para as patologias é despertar para a linguagem”, avalia. “Devemos observar primeiro o fato de que é característica do homem a fala e a linguagem bem mais do que o raciocínio”, diz.

A pesquisadora diz que o evento realizado pela UNICAP, em parceria com a UFPE e a UFPB, possibilita uma articulação da pesquisa voltada para o diálogo. “Há de ser possível uma circulação que não fique restrita aos núcleos regionais”, explicou a professora Francisca, se referindo à necessidade de troca de informações e lembrando o fato de que o país só pode crescer com a educação, se as pessoas forem retiradas do subdesenvolvimento.

Unicap participa de projeto de TV Digital
Por Bárbara Travassos

O professor Robson Pequeno de Souza, do Departamento de Estatística e Informática da UNICAP, participou ontem (28) de uma reunião, em Brasília, para consolidar o cronograma de atividades do projeto da TV digital. A pesquisa está sendo desenvolvida pela UNICAP em parceria com a UNICAMP, UnB, Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (Iecom) e Grupo de Sistemas e Tecnologias de Informação (Sitec). A pesquisa está sendo patrocinada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finepe) e pela multinacional SempToshiba.

O produto 2B da RPF 19 – transcodificador de vídeo do padrão H264 (padrão digital) – está previsto para ser apresentado ao programa nacional da TV digital até a primeira metade de novembro. Mais de 100 instituições de todo o país estão envolvidas no processo de digitalização do sistema de vídeo brasileiro. A UNICAP é a única instituição privada do Nordeste a participar deste projeto. Os professores do Departamento de Estatística e Informática Francisco Madeiro, Robson Cavalcanti Lins e Ricardo Salgueiro são coordenados por Robson Pequeno nas atividades da pesquisa dentro da UNICAP.

Cursos de Arquitetura e Fisioterapia recebem conceito máximo do MEC
Por Juliana Carneiro

A UNICAP recebeu na segunda-feira (26) o resultado da avaliação feita por duas comissões do Ministério da Educação para os cursos de Fisioterapia e Arquitetura e Urbanismo. As comissões são formadas por especialistas em cada área. Nas três categorias avaliadas os dois cursos tiveram ótimos conceitos.

Tanto no curso de Arquitetura quanto no de Fisioterapia, a Organização Didático-Pedagógica, que analisa o conteúdo programático e a grade curricular, recebeu o conceito CMB (Condições Muito Boas), o maior conceito na escala do MEC. Em ambos os cursos, o item Instalações, que classifica ambientes comuns no espaço da universidade como biblioteca, laboratórios de informática e salas de multimeios e auditórios, também recebeu o conceito CMB (Condições Muito Boas). O corpo docente foi avaliado como CB (Condições Boas), a segunda na escala classificatória do MEC.

Para o coordenador-chefe da Divisão de Programação Acadêmica, professor Hélio Lima, o bom desempenho dos cursos atesta a UNICAP como instituição de qualidade nos maiores níveis de exigência. “O resultado ratifica a preocupação da Universidade que aspira a melhor qualidade”, afirma o professor. Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Andréa Câmara, o resultado vem confirmar o trabalho desenvolvido pela UNICAP. “Fazemos um trabalho muito sério e esses conceitos comprovam o esforço da nossa equipe”, disse a professora. Na opinião da coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Francisca Mota, começar o curso com essa avaliação é um passo muito importante. “O resultado nos deixa muito feliz ,principalmente por se tratar de uma avaliação muito rigorosa”, destaca.

A comissão visitou a UNICAP entre os dias 29 e 31 de agosto. No mês de outubro, outras duas comissões do MEC devem avaliar os cursos de Terapia Ocupacional e Física Médica.

Professora de comunicação coordena mesa-redonda em encontro internacional
Por Camila Maciel

A professora do Departamento de Comunicação Social Aline Grego vai coordenar uma mesa-redonda, no dia 20 de outubro, no VIII Encontro Internacional do Manuscrito Literário, em São Paulo. Na ocasião, a professora vai apresentar o resultado de duas pesquisas realizadas por ela na UNICAP.

Um dos trabalhos trata da relação Crítica Genética e Comunicação, o outro, é parte da pesquisa de Aline Grego sobre o Processo de criação de Guel Arraes para o cinema e para a televisão. Os dois trabalhos foram aprovados pela comissão do encontro e serão apresentados em uma mesa-redonda coordenada pela professora. Também participam da mesa os professores Sandra Moura, da UFPB; Ronaldo Henn, da Unisinos; e João Vicente Bartolomeu, da Escola Superior de Propaganda e Marketing.

O Encontro Internacional do Manuscrito Literário é anual e este ano acontece no campus da Universidade de São Paulo (USP). O evento é promovido pela Associação dos Pesquisadores do Manuscrito Literário. Mais informações no blog da associação HYPERLINK "http://www.apmlcongresso2005.blogspot.com" www.apmlcongresso2005.blogspot.com.

Alunos do curso de Direito visitam Fórum Paula Batista
Por Juliana Carneiro

Alunos do curso de Direito da UNICAP visitam na próxima quinta-feira (6) o Fórum Paula Batista, no bairro de Santo Antônio. Trata-se de uma aula prática dentro da disciplina de Prática Jurídica. O professor Fernando Lapa explica que os estudantes terão a oportunidade de conhecer as estruturas de um fórum de 1ª instância. “Lá eles poderão verificar como é feita a distribuição de processos, os despachos em cartórios e visitar as instalações, como o tribunal do júri e o gabinete do juiz.”, diz o professor e jurista.

Semana de Integração abre inscrições para lançamento de livros

A III Semana de Integração Universidade-Sociedade, que será realizada de 17 a 21 de outubro na UNICAP, terá uma sessão dedicada a lançamento de livros, programada para o dia 19, das 19h às 21h30. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail artigo.sius@unicap.br. As inscrições vão até o dia 9 de outubro.

Semana de Integração terá apresentação de 42 trabalhos de pesquisadores da Unicap
Por Juliana Carneiro

Um espaço onde professores vão poder apresentar o resultado de pesquisas e trabalhos desenvolvidos na Universidade. Essa é a proposta da Sessão de Comunicação que acontece pela segunda vez durante a Semana de Integração da UNICAP, programada para o período de 17 a 21 de outubro. Quarenta e dois trabalhos serão apresentados. Confira abaixo a relação dos primeiros 22 trabalhos inscritos:

1. A ARQUITETURA DAS PRIMEIRAS SALAS DE CINEMAS NO RECIFE
Professor (s): Andréa Dornelas Câmara, Isabella Leite Trindade, Andréa Lins Storch, Ângelo Just da Costa e Silva

Resumo: O presente trabalho trata de como a arquitetura das salas de cinema revelam uma modernidade, sobretudo a arquitetura dos cinemas de bairro, e como a decadência dos cinemas levou à destruição de parte do acervo desta arquitetura.

2. A ARQUITETURA DOS NOVOS EDIFÍCIOS INSERIDOS EM SÍTIOS HISTÓRICOS

Professor (s): Andréa Dornelas Câmara, Isabella Leite Trindade, Andréa Lins Storch, Ângelo Just da Costa e Silva.

Resumo: O presente trabalho trata do emprego do concreto na arquitetura de novos edifícios inseridos em sítios históricos, e toma como exemplo o projeto arquitetônico do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, do edifício garagem que é composto de dois edifícios interligados por uma passarela aérea sobre a rua Madre de Deus, que compõem o Shopping Paço Alfândega, recentemente inaugurado no Bairro do Recife.

3. A PRÁTICA DA JUSTIÇA SOCIAL NA ATUAÇÃO DE JESUS: UM OLHAR A PARTIR DO CONTEXTO HISTÓRICO E DO TEXTO DE MARCOS

Professor (s): João Luiz Correia Junior

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo encontrar no Evangelho segundo Marcos fundamentos bíblicos que animem a inserção na luta por Justiça Social hoje. A pesquisa mostra que nas entrelinhas do texto de Marcos, a atuação de Jesus e do seu movimento denunciam a profunda injustiça social a que estavam submetidas as multidões excluídas. Por fim, numa perspectiva hermenêutica, a pesquisa pode inspirar gestos concretos que viabilizem a contínua construção do bem comum em nosso contexto atual.

4. AS INTERFACES DO INTELIGÍVEL

Professor (s): Patrícia de Albuquerque Fernandes

Resumo: Este artigo lança um olhar sobre algumas correntes científicas e filosóficas que estudam a evolução do pensamento humano, a capacidade humana de inteligir e interagir, que se desenvolve a partir da evolução de uma linguagem natural, para atuar em um universo cada vez mais complexo de informações, interpretações e memórias.

5. AS REFORMAS ADMINISTRATIVAS E AS TRANSFORMAÇÕES NO SETOR PÚBLICO AGRÍCOLA EM PERNAMBUCO (1985 A 2004)

Professor (s): Maria do Socorro Anselmo Silva, Romilson Marques Cabral

Resumo: O objetivo do presente trabalho é: a) mostrar que as transformações de paradigmas acabam por trazer impactos relevantes na administração pública brasileira com os estados da federação seguindo os caminhos traçados pelo governo central e b) verificar como as mudanças mais recentes ocorridas nas duas últimas décadas estão afetando a gestão do Setor Público Agrícola em Pernambuco.

6. ATIVIDADE OXIDATIVA DE ISOLADOS DE Aspergillus E Penicillium

Professor (s): Aline Elesbão do Nascimento, Galba Maria de Campos Takai, Marcos Antonio Barbosa Lima, Petrusk Homero Marinho, Patrícia Mendes de Souza, Wanderley de Souza Fukushima.

Resumo: A busca por oxidases extracelulares de isolados de Aspergillus e Penicillium obtidos de solos contaminados com petróleo e seus derivados é uma etapa importante na detecção de sistemas fúngicos com atividade oxidativa. Diferentes meios foram usados para detectar a atividade oxidásica, usando-se diferentes indutores e, o efeito da temperatura também foi avaliado. Os ensaios revelam a variação da atividade oxidativa dos isolados testados, bem como apontam os efeitos da temperatura sobre os mesmos.

7. BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Bibliotecária (s): Ellys Regina Galindo Lima de Barros, Simone Rosa de Oliveira

Resumo: O objetivo deste artigo é divulgar o trabalho exercido na coleção escolar da Biblioteca Central da Universidade Católica de Pernambuco - BC, a qual vem contribuindo para o fortalecimento de atividades que incrementam os processos de ensino-aprendizagem e conhecimento de alunos do ensino médio e fundamental, nem sempre acessíveis a todos os segmentos da sociedade.

8. BIOSORPTION OF REACTIVE BLACK 5 AZO DYE BY BIOMASS FROM Bacilus lincheniformis, Candida lipolytica AND Mucor circinelloides

Professor (s): Galba Maria de Campos Takaki, Lílian Tâmara Sitter, Luciana de Oliveira franco, Thayza Christina M. Stamford

Resumo: A pesquisa mostra a utilização de microrganismos na absorção de corantes sintéticos extensivamente utilizados pela industria têxtil. Esses corantes são liberados no meio ambiente, podendo causar sérios danos ao mesmo. O carbono ativado é largamente usado como absorvente para remoção deste tipo de poluente, contudo, representando alto custo. Nesta pesquisa foi investigado a biosorção do corante azo reativo preto de remazol, utilizando a biomassa fresca e inativada do fungo filamentoso Mucor circinelloides, da levedura Candida lipolytica e da bactéria Bacillus licheniformis.

9. COMUNICAÇÃO, ÉTICA E ASSISTÊNCIA FISIOTERÁPICA À CRIANÇA QUEIMADA

Professor (s): Cláudia Fonseca de Lima, Maria Clara Feitosa Albuquerque, Virgínia Leal

Resumo: Pesquisa aborda a importância da formação de vínculos entre pacientes entre 0 e 12 anos, o terapeuta e a família no tratamento de queimaduras com uso da compressão elástica e na prevenção de seqüelas. A comunicação assume papel importante nesse processo.

10. CONFLITOS POLÍTICOS DO CAMPESINATO PERNAMBUCANIO: AS LIGAS CAMPONESAS

Professor (s): Erivaldo Cavalcanti e Silva Filho, Anne Anaíde de Oliveira Banja

Resumo: Este trabalho procura investigar, embora de forma sucinta, os conflitos do campesinato pernambucano nas décadas de 50 a 70 do século passado. Os principais acontecimentos políticos e suas relações com o campo foram mapeados. Para isso, tornou-se necessário apresentar a importância das ligas camponesas, o golpe de estado de 1964 e a articulação política desenhada pela principal liderança do movimento pesquisado: Francisco Julião.

11. COOPERATIVAS DE BORDADOS: A CONSTRUÇÃO DE SUA VIABILIDADE NA PERSPECTIVA DA OUTRA ECONOMIA

Professor (s): Maria Cristina Guimarães Oliveira, Isabela Luciana Araújo Néri, Maria de Fátima Galindo Moury Fernandes, Maria do Socorro Medeiros

Resumo: O trabalho aborda a atividade econômica do bordado nos municípios de Lagoa do Carro e Limoeiro, no Estado de Pernambuco, como uma alternativa para o enfrentamento ao desemprego nesses municípios. Os resultados parciais da pesquisa apontam para a necessidade de uma maior participação dos governos locais, para garantir sustentabilidade econômica e social à atividade.

12. INVESTIGAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA DO TRABALHO COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA A SUSTENTABILIDADE DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE APLICADOS A EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Professor (s): Luiz Priori Júnior

Resumo: A indústria da construção civil representa um dos pilares da economia brasileira contemporânea, contudo o setor representa um dos últimos segmentos da indústria a empregar mão-de-obra sem especialização. Apenas na década passada a construção civil incorporou-se aos outros setores da indústria moderna ao implementar mecanismos de gestão da qualidade no processo construtivo. No entanto, o elevado número de acidentes de trabalho nos canteiros de obra, representa um grave empecilho à concretização do processo de melhoria. Este trabalho estuda a interação entre a melhoria das condições de vida e segurança no trabalho e os seus reflexos na melhoria da qualidade em canteiros de obras.

13. MULHER E FAMÍLIA: A SINGULARIDADE DO FEMININO NA CONTEMPORANEIDADE - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Professor (s): Zélia Maria de Melo, Ana Claudia Melo Mendonça, Zuleica Dantas Pereira Campos

Resumo: O trabalho analisa as relações de amor nas diferentes etapas da vida conjugal e nas trajetórias sociais percebendo como essas etapas se diferenciam e se manifestam no processo de individualização feminino. A pesquisa aborda os ritos de passagem e suas manifestações nos casamentos das décadas de 70, 80 e 90. Foram entrevistadas mulheres pertencentes à camada média social e que possuem casamentos nucleados com duração de até 10 anos, de 11 a 20 anos e de 21 a 30 anos a mais. Consideramos que as mulheres com casamentos de até dez anos estão centradas no fortalecimento da afetividade. As mulheres casadas há mais de 11 anos voltam-se à educação dos filhos adolescentes e investimento maior na carreira profissional. Aquelas com mais 21 anos de casadas procuram formas que possibilitem uma melhora na qualidade de vida do individual para o conjugal.

14. O ECOAMBIENTALISMO NA GESTÃO EMPRESARIAL NO SÉCULO XXI: UM MODELO QUALITATIVO

Professor (s): Luis Emanuel Peroba

Resumo: O estudo apresenta um modelo de gestão estratégica de empresas levando em considerando os conhecimentos ambientais e energéticos em um ciclo triplo de aprendizagem coletiva, dentro da nova dimensão ambiental das organizações na dinâmica das mudanças neste novo século, nomeadamente voltada à conservação e a eficiência energético-ambiental.

15. O JORNALISMO E A DOUTRINA DA INCERTEZA

Professor (s): Aline Maria Grego Lins

Resumo: A produção do telejornal é apresentada como um processo comunicativo complexo, conseqüência de uma intricada construção autoral coletiva. Ela é permeada por atos comunicativos em diferentes graus: do jornalista com ele mesmo, com outros profissionais e com o público telespectador. O telejornal, analisado enquanto linguagem e ações que se estabelecem no tempo, indica e segue rumos, busca alternativas. É um discurso que discorre sobre fatos que se transformam em notícias, ou melhor, em signos notícias, expostos ao falibilismo e as experiências colaterais, conceitos engendrados pela semiótica de Charles S. Peirce.

16. ÓLEOS VEGETAIS E RESÍDUOS INDUSTRIAIS COMO SUBSTRATOS PARA A PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES POR DUAS ESÉCIES DE CANDIDA

Professor (s): Leonie Asfora Sarubbo, Carolina Arruda Buarque de Gusmão, Charles Bronzo Barbosa Farias, Juliana Moura Luna, Raquel Diniz Rufino

Resumo: Este trabalho descreve o potencial de surfactantes microbianos obtidos em fermentações realizadas com duas espécies de Candida cultivadas em meio mineral contendo um óleo vegetal e um carboidrato ou um resíduo industrial como substratos. Os resultados obtidos demonstraram a capacidade das duas espécies em produzir rendimentos favoráveis em biossurfactantes poliméricos (complexos proteína-lipídeo-carboidrato) e valores de tensão similares aos descritos na literatura para biossurfactantes produzidos por leveduras.

17. PARÂMETROS BIOQUÍMICOS DA ÁGUA DA BACIA HIDROGRÁFICA HIDROGRÁFICA DO RIO JABOATÃO, PERNAMBUCO, BRASIL

Professor (s): Alexandra Amorim Salgueiro, Maria Helena Paranhos Gazineu, Andersson Martins Conserva, Sérgio Carvalho de Paiva.

Resumo: A bacia hidrográfica do rio Jaboatão, localizada no estado de Pernambuco, está contaminada por despejos de esgotos não tratados e resíduos sólidos diversos (lixo). O objetivo deste trabalho foi investigar os parâmetros bioquímicos: oxigênio dissolvido (OD), demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e demanda química de oxigênio (DQO) durante o período de outubro de 2004 a junho de 2005. Cinco estações de coletas de água foram selecionadas. À medida que o rio Jaboatão atravessa o município de Jaboatão dos Guararapes, a contaminação aumenta, sendo evidenciada pelos valores dos parâmetros investigados. O nível de poluição da bacia do rio Jaboatão é elevado, excedendo aos limites estabelecidos pela legislação, exceto após intensa chuva.

18. PRAIAS DO LITORAL SUL DE PERNAMBUCO: MACROFAUNA BÊNTICA E O TURISMO LOCAL

Professor (s): Goretti Sônia Silva, Viviane Barros de Brito

Resumo: O trabalho faz a ligação entre o desenvolvimento urbano nas praias do litoral sul de Pernambuco e os impactos na macrofauna bêntica. Visitas mensais foram realizadas, no período de 2002 a 2004, nas praias de Enseada dos Corais, Gaibu, Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas, Baía de Maracaípe e praia dos Carneiros. O processo erosivo ocorre nestas praias constitui-se em grave destruição da costa. Na praia de Porto de Galinhas, por exemplo, o grau de urbanização é em torno de 55%. Espécies encontradas nas praias de Gaibu e dos Carneiros apresentam ainda um maior número de espécies bênticas. Atividades ecoturísticas, neste contexto, podem se apresentar como ferramentas imprescindíveis para o sucesso ou manutenção da qualidade de vida, crescimento da atividade sócio-econômica e na restauração do equilíbrio ambiental. Palavras chave: impacto ambiental, praias, bentos.

19. PRODUÇÃO DE SENTIDO POR MEIO DO SINCRETISMO DE LINGUAGENS: UM ESTUDO A PARTIR DE UM FILME DE GUEL ARRAES

Professor (s): Yvana Fechine

Resumo: A produção de sentido nos meios audiovisuais envolve, necessariamente, a articulação de diferentes linguagens. Com base na semiótica discursiva, este artigo propõe a descrição de procedimentos de sincretização de linguagens na seqüência de abertura do filme Caramuru – A invenção do Brasil (2001), de Guel Arraes.

20. PRODUTOS QUE NÃO DANIFICAM O MEIO AMBIENTE PODEM INFLUENCIAR A DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR?

Professor (s): Emanuel Ferreira Leite, Marconi Freitas da Costa, Marina Veloso de Melo

Resumo: Este estudo teve como objetivo geral identificar se os produtos fabricados com impactos reduzidos sobre o meio-ambiente influenciam no processo de decisão de compra do consumidor em Recife. Através da aplicação de 100 questionários padronizados nos dois maiores shoppings da cidade, observou-se que os consumidores têm consciência dos benefícios inerentes aos “ecoprodutos”, porém, no momento de decisão de compra, este fator não se mostrou tão relevante quanto outros como preço e qualidade.

21. SALA VIRTUAL PARA ENSINO DE ENGENHARIA

Professor (s): Joaquim Teodoro Romão de Oliveira

Resumo: Este artigo apresenta a criação de uma sala virtual na Internet com o objetivo de utilização no ensino de Engenharia na graduação e pós-graduação. O Ambiente Virtual de Ensino (AVE) foi criado para ser utilizado nas Disciplinas Mecânica dos Solos I e II e Fundações do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). A intenção é aumentar a interação e a troca de idéias entre alunos e professores.

Entre outros recursos a sala oferece as seguintes opções: lista de participantes, agenda de atividades, mural virtual, sala de bate-papo, central de documentos e biblioteca de links.

22. SÃO JOSÉ DO BELMONTE: DE CAUSO À HISTÓRIA, O MITO LUSITANO NO IMAGINÁRIO POPULAR DO SERTÃO NORDESTINO

Professor (s): Simone Rosa de Oliveira

Resumo: Os portugueses deixaram alguns elementos da sua cultura, representados fortemente no imaginário popular. No sertão, vê-se claramente essa herança luso-medieval. Um exemplo disso são os violentos movimentos messiânicos que marcaram o final do século XIX até meados do século XX. Os seguidores desses movimentos acreditavam na volta do rei português, D. Sebastião, morto numa batalha, porém mantendo-se vivo no imaginário dos povos. O trabalho traça linhas que revelam o mito lusitano no Brasil, pondo em destaque os elementos do imaginário contido na cultura de um povo do sertão que caminhava nos limites da razão e do sonho, que alimentava a crença em lendas e mitos, fantasias e encantamentos através dos símbolos.

 

 


EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bárbara Travassos, Camila Maciel, Eduardo Travassos, Jorge de Assis, Juliana Carneiro, Juliana Trajano, Marcela Negromonte e Mhatteus Sampaio (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Caroline Vasconcelos, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)

PUBLICIDADE: Danilo França (Estagiário)

WEBMASTER: Kiko Secchim

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação.

Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
SETEMBRO

20 a 30 - Unicap comemora o mês da Bíblia

22 a 29 - Unicap participa da Semana do Ensino Superior Francês no Brasil

27 a 30 - Professoras de Fonoaudiologia participam de Congresso em São Paulo.

28 - Unicap promove encontro de Fisioterapia amanhã

28 a 30 - Encontro sobre aquisição da Linguagem.

29 - Perspectivas do ecumenismo em debate na UNICAP

29 - Congresso de Direito Público começa quinta-feira

29 a 01/10 - Congresso de Direito Público.

30 - Madrigal apresenta Vivaldi em Recital

30 - Unicap comemora Dia da Secretária

OUTUBRO

2 a 5 - Chefe de Departamento de Quimica participa de Congresso

3 a 9 - Unicap vai participar da Semana pela Democratização da Comunicação

5 - Professores se reúnem para discutir tema da Campanha da Fraternidade 2006

5 a 7 - MPB Unicap apresenta show em homenagem a Altemar Dutra

5 a 7 - Grupos artísticos da UNICAP se apresentam em outubro

5 a 7 - Pró-reitor de Pesquisa faz palestra em encontro em Fortaleza

5 a 8 - Professor de Física participa do Brasiltec

6 - Alunos do curso de Direito visitam Fórum Paula Batista

10 e 11 - Integrante da Pastoral participa de encontro da CNBB em Natal

16 a 19 - Professor de Informática participa de Congresso em Natal.

17 a 21 - Semana de Integração já tem 22 trabalhos inscritos para Sessão de Comunicação

17 a 21 - Prograde divulga selecionados no Concurso de Trabalhos Acadêmicos

17 a 21 - Diretora da Biblioteca participa de encontro em Belo Horizonte

18 a 19 - UNICAP participa do IV Encontro Pernambucano de Escolas de Comunicação

18 a 20 - 18º Set Universitário será realizado em outubro

19 a 21 - Neal promove curso sobre política econômica do Governo Lula

19  a 21 - Unicap sedia I Congresso Pernambucano de Sexualidade

19 a 21 - Mandacaru apresenta espetáculo puramente pernambucano

19 a 22 - Professor de Comunicação participa de encontro de cinema no Rio Grande do Sul

20 - Professora de comunicação coordena mesa-redonda em encontro internacional

25 a 28 - Aluno de Administração tem artigo selecionado para seminário

26 a 28 - Wave fará show em homenagem aos Beatles

28 - Madrigal apresenta Canções e Árias Italianas

28 a 30 - Professora de Fonoaudiologia fará palestra em São Paulo.

31 a 2/11 - Alunos da Unicap participam de encontro de Física em Maceió

NOVEMBRO

3 a 11 - Festival de cinema vai premiar produções locais

8 a 11 - Professores de Arquitetura apresentam trabalhos no Rio de Janeiro

22 a 25 - Professora da Unicap participa de congresso de Microbiologia

DEZEMBRO

5 a 7 - Unicap vai sediar Simpósio Nacional sobre Mal de Parkinson

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap