Eneal

Semana de ensino francês




 

Recife, 28 de setembro de 2005 – ano 4

Coordenadora de Fisioterapia faz palestra em encontro na UFPE
Por Eduardo Travassos

Encontro de Fisioterapia

A coordenadora do curso de fisioterapia da UNICAP, professora Francisca Mota, participou do I Fórum Sobre a Relação Terapeuta-Paciente na Fisioterapia. O evento, realizado na manhã desta quarta-feira (28) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), contou com a participação de profissionais da Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces), da Faculdade Pernambucana (Fape), da Faculdade Integrada do Recife (Fir), da UNICAP e da UFPE.

A professora Francisca foi moderadora do painel Dificuldades do Fisioterapeuta no Tratar Patologias Progressivas, onde foram realizadas as palestras O que o Fisioterapeuta Sente Diante da Situação, com a Drª Helga Vasconcelos, e O Que o Fisioterapeuta Pode Fazer Diante do Paciente e da Família, apresentada pela Drª Cíntia Rodrigues.

Logo depois, a coordenadora do curso de Fisioterapia da UNICAP realizou a palestra Stress Profissional no Tratamento de Pacientes Crônicos e Poucos Responsivos à Fisioterapia, dentro do painel Cuidar x Ser Cuidado: Atenção aos Fisioterapeutas que Tratam Pacientes Crônicos.

O tema abordado mostrou que o processo terapêutico pode ser atrapalhado pelo stress que o fisioterapeuta sofre com pacientes crônicos, que possivelmente não apresentarão alguma melhora, ou pessoas que não respondem de modo satisfatório ao tratamento, muitas vezes por falta de comprometimento próprio.

Além destas situações, a dor que os profissionais desta área estão sujeitos a passar por estarem muito próximos a perdas, como a morte de pacientes, por exemplo, é mais um fator que leva o fisioterapeuta ao esgotamento físico e mental.

Para evitar que o problema atinja um nível insuportável, a professora Francisca aconselha: “Devemos diluir a cada dia as tensões cotidianas, através de atividades criativas, como a pintura, a leitura ou um esporte, por exemplo, pois só assim o conjunto corpo/mente será aliviado. Além disso, temos que prestar atenção para não invadirmos o espaço do paciente, não levando nem trazendo problemas”, enfatizou, acrescentando ainda que “se temos uma atitude positiva com os pacientes devemos ter uma atitude positiva conosco também”.

Mesa-redonda marca Dia do Idoso na Unicap
Por Mhatteus Sampaio

Palestra Dia do IdosoUma palestra nesta terça-feira (27) marcou as comemorações do Dia do Idoso na UNICAP. A professora Amparo Caridade, do Departamento de Psicologia, coordenou uma mesa-redonda no auditório do CTCH, no 1º andar do Bloco B, e trouxe como palestrantes o geriatra Alexandre de Matttos e a terapeuta ocupacional Mauricéa Tabosa.

O objetivo da palestra foi proporcionar uma melhor avaliação sobre o idoso, além de alertar a sociedade sobre as potencialidades dos que passaram dos 65 anos e que a chegada da terceira idade não implica no fim de uma vida produtiva. A palestra também focou a otimização das competências, além da compensação de perdas. O assunto foi tratado de maneira a mostrar que existe uma forma de reparar as perdas que acontecem com o avanço da idade e que, apesar disso, é possível garantir a funcionalidade dessas pessoas.

O geriatra Alexandre de Mattos falou sobre o Envelhecimento Saudável. Ele afirmou que é possível chegar a uma velhice bem-sucedida e saudável. O geriatra mostrou que a base para chegar à terceira idade é começar a fazer exercícios desde a juventude. Dietas balanceadas também são bem-vindas. De acordo com Alexandre de Mattos, foi realizada uma pesquisa longitudinal (realizada por um longo período, verificando e avaliando as pessoas ao longo da vida) pela Universidade de Harvard e que chegou aos seguintes resultados: uma pessoa que foi engajada em trabalhos solidários, levou uma vida saudável, teve uma saúde mental pró-ativa, além de ser feliz no casamento, por exemplo, ficava menos propensa a desenvolver qualquer tipo de doença. O segredo para quem quer alcançar uma velhice com saúde: “as melhorias vêm de dentro para fora”, enfatiza Alexandre de Mattos.

A terapeuta Mauricéa Tabosa, estudiosa da estimulação cognitiva-preventiva, falou sobre Envelhecimento bem-sucedido: não apresse o rio, ele corre sozinho. Ela enfatizou que é necessário desmistificar a velhice como um sinônimo de doença. Mauricéa mostrou a necessidade de monitorar as potencialidades dos idosos na comunidade. Ela enfatizou o fato de que as pessoas precisam traçar objetivos, despertar para o descobrimento de atividades que estimulem a função cerebral.

Já a psicóloga Amparo Caridade mostrou como é possível chegar ao amor maduro, descobrir a sexualidade na terceira idade levando uma vida com qualidade. Ela enfatiza a necessidade das trocas pessoais, da maturação do amor, da continuidade das relações amorosas. Construir vínculos é prova de maturidade. Ela falou ainda que existe o mito sobre falar sobre sexualidade e libido entre os idosos. Os temas são tratados como perversão e degeneração. A professora Amparo Caridade mostrou que a sexualidade está viva em todas as pessoas até o fim da vida, independentemente da idade e preconceito que exista no ser humano.

No final da mesa-redonda, o grupo MPB UNICAP fez apresentação encerrando as comemorações do Dia do Idoso.

Congresso de Direito Público começa amanhã
Por Juliana Trajano

Congresso de DireitoO Departamento de Ciências Jurídicas promove, a partir de amanhã (29) o I Congresso de Direito Público da UNICAP. O evento será realizado entre até sábado (1º), no Centro de Convenções da UFPE. Entre os temas debatidos estão a Reforma do Judiciário e Direitos Fundamentais, O Novo Regime Constitucional do Recurso Extraordinário e Os Procedimentos Eleitorais como Procedimentos Constitucionais.

O evento será aberto pelo Reitor, Padre Theodoro Peters, e terá entre os palestrantes o professor da Universidade de Lisboa, Jorge Miranda; o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Araken de Assis; o procurador do Estado do Rio Grande do Sul, José Luis Bolzan de Morais; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Francisco Bezerra Cavalcanti, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Fux. Além deles, serão palestrantes os professores doutores João Maurício Leitão Adeodato, Nelson Saldanha, Ingo Wolfgang Sarlet, Frederico de Almeida Neves, Alexandre Freire Pimentel, Lúcio Grassi de Gouveia, Ricardo Paes Barreto, José Elias de Moura Rocha, Paulo Saraiva, George Salomão, André Tavares,Gilberto Bercovivi, Fredie Didier, Lênio Streck . Mais informações 2119.4392.

Veja a programação do Congresso >>

Pesquisa de professor da Unicap é destaque na revista Ciência Hoje das Crianças
Por Bárbara Travassos

A pesquisa do professor do curso de Psicologia da UNICAP Carlos Brito O Espaço da Fantasia dos Contos de Fadas no Cotidiano das Crianças Seduzidas pela Virtualidade dos Jogos de Computador continua fazendo sucesso na imprensa nacional. Depois da matéria na Carta Capital, agora foi a vez da revista Ciência Hoje das Crianças realizar reportagem sobre o trabalho. “Fiquei muito feliz com a matéria da Ciência Hoje das Crianças porque, diferentemente das demais reportagens, esta foi dedicada ao público infantil”, ressalta o professor.

A pesquisa faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e conta com a participação das alunas Karlise Maranhão Lucena e Bruna Roberta Pires Meira. Foram entrevistados mais de 80 meninos e meninas com idades entre oito e onze anos de escolas particulares de metodologias diferentes. Segundo a pesquisa, nas escolas que optam pela educação construtivista a criança é encorajada a construir seu próprio saber e as histórias infantis são trabalhadas para desenvolver a imaginação e o aprendizado por meio de experiências cotidianas. Já nos colégios tradicionais, a maioria dos alunos prefere jogos eletrônicos, principalmente os violentos, a contos de fadas – que segundo eles, são histórias para crianças pequenas.

O estudo desenvolvido pelo professor e pelas alunas da UNICAP revela que as crianças que lêem contos de fada, além de estimularem a imaginação, lidam melhor com a agressividade. Além disso, as histórias infantis permitem às crianças falar, ler e se expressar de maneira harmoniosa e afastam-nas do vício dos jogos de computadores, muitos deles, de conteúdo violento.

A pesquisa O Espaço da Fantasia dos Contos de Fadas no Cotidiano das Crianças Seduzidas pela Virtualidade dos Jogos de Computador foi apresentada, este ano, no Congresso Internacional de Educação de Recife e no Congresso de Práticas Pedagógicas do Norte e Nordeste.

Integrante da Pastoral participa de encontro da CNBB em Natal
Por Juliana Carneiro

O integrante da Pastoral da UNICAP José Leonardo dos Santos Borba participa do Encontro da Região Nordeste sobre Missões Jovens e Missões Populares que acontece em Natal, nos dias 10 e 11 de outubro. O evento é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Comissão Episcopal para Ação Missionária, as Pontifícias Obras Missionárias e as Pastorais da Juventude do Brasil, todas ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Durante o encontro, jovens lideranças e assessores das Pastorais da Juventude e Movimentos Eclesiais vão discutir a dimensão da ação missionária da Igreja e a espiritualidade missionária, além de dar testemunho de atuação nas missões jovens e populares.

Professora da Unicap participa de congresso de Microbiologia
Por Juliana Carneiro

A coordenadora do curso de Biologia da UNICAP, professora Kaoru Okada, vai participar do XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, que acontece entre os dias 22 e 25 de novembro, na cidade de Santos, em São Paulo.

A professora da UNICAP apresentará no congresso quatro trabalhos: Caracterização do sistema de ubiquinonas de isolados de aspergillus sp com potencial para biodegradação de compostos orgânicos; Biodegradação de naftaleno por amostras de aspergillus isoladas de solo contaminado com derivados de petróleo; Ácidos graxos de fungos filamentosos com potencial biotecnológico isolados do porto do Recife; e Otimização de produção de ácido gama-linolênico por cunninghamella elegans UCP542 utilizando planejamento fatorial.

O congresso é um dos mais importantes na área de biologia no país e mostrará as pesquisas mais avançadas da microbiologia aplicada. Na programação, além das apresentações de trabalhos, haverá conferências, mesas-redondas, simpósios e cursos.

Pró-reitor de Pesquisa faz palestra em encontro em Fortaleza
Por Camila Maciel

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Junot Cornélio Matos, participará nos próximos dias 5, 6 e 7 de outubro do 3º Encontro Nacional de Equipes de Educação das Escolas Vicentinas. O Pró-reitor da UNICAP vai falar sobre Globalização: impactos e desafios para o trabalho pedagógico. O encontro será no Centro Educacional Maria Imaculada, em Fortaleza.

Ex-alunas da Unicap são premiadas na Expocom
Por Juliana Carneiro

As ex-alunas do curso de Jornalismo da UNICAP Rosa Sampaio e Michela Albuquerque foram premiadas na 12ª Expocom com o trabalho Tenho pressa – Justiça com as próprias mãos. A premiação aconteceu durante o XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, entre os dias 5 e 9 de setembro, no Rio de Janeiro.

O trabalho premiado aborda a atuação de justiceiros na Região Metropolitana do Recife e foi desenvolvido há um ano, na disciplina de Projeto Experimental, sob a orientação do professor Carlos Benevides. Apesar dos vários prêmios já conquistados em Expocom ao longo dos anos, Tenho pressa foi a primeira premiação da UNICAP na categoria Rádio, a terceira mais disputada do concurso. “O trabalho é de qualidade inquestionável e muito bem desenvolvido. O prêmio foi mais que merecido”, afirma Benevides.

A escolha do tema veio da constatação do alto número de crimes noticiados com característica de atuação de grupos de extermínio. “Fazia o acompanhamento da mídia impressa na ONG em que trabalho. Fiquei impressionada com o número de mortes, principalmente entre jovens e adolescentes, vítimas da ação de grupos de extermínio”, comenta Rosa.

Com a idéia na cabeça a dupla conversou com 15 pessoas acusadas de envolvimento com grupos de extermínio. As entrevistas foram feitas no centro de Triagem de Abreu e Lima e no presídio Aníbal Bruno. “O que mais me chamava a atenção era motivação dos crimes. A maioria dos assassinos não acreditava na ação da justiça para conter a criminalidade”, afirma Michela. Além dos acusados, as jornalistas ouviram também familiares de vítimas e representantes da justiça, da polícia e estudiosos sobre o tema.

Antes da Expocom o trabalho foi inscrito no concurso Nuevo periodismo, ligado a uma instituição da área social na Colômbia que premia trabalhos de jornalismo. O prêmio foi fundado pelo escritor vencedor do Nobel de Literatura, Gabriel Garcia Márquez. Tenho pressa – Justiça com as próprias mãos foi um dos 15 finalistas selecionados na América Latina. O trabalho também foi veiculado na Rádio Folha. “Temos a intenção de inscrever o projeto no prêmio Cristina Tavares de Jornalismo e também levá-lo até as comunidades do subúrbio”, afirma Rosa.

Os trabalhos foram avaliados de acordo com os critérios de originalidade, domínio da técnica, linguagem, ineditismo e contribuição do tema para o desenvolvimento da área profissional.

Confira o comentário da comissão julgadora no site da Intercom no hiperlink HYPERLINK "http://www.intercom.org.br" www.intercom.org.br

Harmonia da Natureza é tema de mostra na Unicap
Por Juliana Carneiro

Misturas femininas inspiradas na plástica dos quadrinhos. Assim é a arte do pintor Antonio Mello, que expõe seu trabalho no Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança da UNICAP. A mostra tem como título Harmonia da Natureza e fica aberta ao público das 16h às 22h, até o dia 7 de outubro.

Antonio começou a desenhar aos 13 anos e rapidamente passou a dominar a arte dos pincéis. As pinturas em tom de azul têm predominantemente a temática feminina, misturada sempre a elementos da natureza e influência de traços barrocos. “Meu trabalho é fruto do imaginário, algo perto do sonho”, define o artista.

A Exposição na UNICAP é a última no Brasil. A partir do próximo ano, o pintor viaja para a Inglaterra onde vai estudar pintura clássica.

Unicap comemora Dia da Secretária
Por Marcela Negromonte

A Divisão de Ação Pastoral vai comemorar o Dia da Secretária, com uma missão em Ação de Graças, na próxima sexta-feira (30). A celebração será às 18 horas, na Capela da Universidade.

Semana de Integração abre inscrições para lançamento de livros

A III Semana de Integração Universidade-Sociedade, que será realizada de 17 a 21 de outubro na UNICAP, terá uma sessão dedicada a lançamento de livros, programada para o dia 19, das 19h às 21h30. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail artigo.sius@unicap.br. As inscrições vão até o dia 9 de outubro.

 


EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bárbara Travassos, Camila Maciel, Eduardo Travassos, Jorge de Assis, Juliana Carneiro, Juliana Trajano, Marcela Negromonte e Mhatteus Sampaio (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Caroline Vasconcelos, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)

PUBLICIDADE: Danilo França (Estagiário)

WEBMASTER: Kiko Secchim

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação.

Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
SETEMBRO

20 a 30 - Unicap comemora o mês da Bíblia

22 a 29 - Unicap participa da Semana do Ensino Superior Francês no Brasil

27 a 30 - Professoras de Fonoaudiologia participam de Congresso em São Paulo.

28 - Unicap promove encontro de Fisioterapia amanhã

28 a 30 - Encontro sobre aquisição da Linguagem.

29 - Perspectivas do ecumenismo em debate na UNICAP

29 - Congresso de Direito Público começa quinta-feira

29 a 01/10 - Congresso de Direito Público.

30 - Madrigal apresenta Vivaldi em Recital

30 - Unicap comemora Dia da Secretária

OUTUBRO

2 a 5 - Chefe de Departamento de Quimica participa de Congresso

3 a 9 - Unicap vai participar da Semana pela Democratização da Comunicação

5 - Professores se reúnem para discutir tema da Campanha da Fraternidade 2006

5 a 7 - MPB Unicap apresenta show em homenagem a Altemar Dutra

5 a 7 - Grupos artísticos da UNICAP se apresentam em outubro

5 a 7 - Pró-reitor de Pesquisa faz palestra em encontro em Fortaleza

5 a 8 - Professor de Física participa do Brasiltec

6 - Alunos do curso de Direito visitam Fórum Paula Batista

10 e 11 - Integrante da Pastoral participa de encontro da CNBB em Natal

16 a 19 - Professor de Informática participa de Congresso em Natal.

17 a 21 - Semana de Integração já tem 22 trabalhos inscritos para Sessão de Comunicação

17 a 21 - Prograde divulga selecionados no Concurso de Trabalhos Acadêmicos

17 a 21 - Diretora da Biblioteca participa de encontro em Belo Horizonte

18 a 19 - UNICAP participa do IV Encontro Pernambucano de Escolas de Comunicação

18 a 20 - 18º Set Universitário será realizado em outubro

19 a 21 - Neal promove curso sobre política econômica do Governo Lula

19  a 21 - Unicap sedia I Congresso Pernambucano de Sexualidade

19 a 21 - Mandacaru apresenta espetáculo puramente pernambucano

19 a 22 - Professor de Comunicação participa de encontro de cinema no Rio Grande do Sul

20 - Professora de comunicação coordena mesa-redonda em encontro internacional

25 a 28 - Aluno de Administração tem artigo selecionado para seminário

26 a 28 - Wave fará show em homenagem aos Beatles

28 - Madrigal apresenta Canções e Árias Italianas

28 a 30 - Professora de Fonoaudiologia fará palestra em São Paulo.

31 a 2/11 - Alunos da Unicap participam de encontro de Física em Maceió

NOVEMBRO

3 a 11 - Festival de cinema vai premiar produções locais

8 a 11 - Professores de Arquitetura apresentam trabalhos no Rio de Janeiro

22 a 25 - Professora da Unicap participa de congresso de Microbiologia

DEZEMBRO

5 a 7 - Unicap vai sediar Simpósio Nacional sobre Mal de Parkinson

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap