Eneal

Semana de ensino francês




 

Recife, 27 de setembro de 2005 – ano 4

Unicap participa da Semana do Ensino Superior Francês no Brasil
Por Jorge de Assis

Unicap participa da Semana do Ensino Superior Francês no Brasil

A UNICAP está buscando novas parcerias com universidades francesas para a realização de intercâmbio entre os alunos das graduações e pós-graduações. Nesse sentido, uma comissão da Universidade participou ontem à noite (26), no Internacional Palace Hotel, da abertura da Semana do Ensino Superior Francês no Brasil. Na ocasião, representantes dos dois países reafirmaram as intenções de cooperação na área acadêmica e promoveram o primeiro contato entre as futuras instituições colaboradoras.

Na França, existem 83 universidades públicas e, de acordo com o cônsul francês, Patrick Howlett-Martin, os acordos científicos são de grande importância para ambos. “Faz parte de uma longa tradição de relações que os dois países possuem e consolidaram”, ressaltou. A coordenadora do Programa de Intercâmbio Acadêmico da UNICAP, Paula Barros, representou a Pró-reitoria Comunitária no evento e fez uma avaliação positiva dos benefícios que as possíveis parcerias irão trazer para os alunos da Universidade. “A França tem uma estrutura ótima e está mostrando que dá boas condições aos alunos estrangeiros. Agora que conhecemos as condições favoráveis, vamos trabalhar para firmar esses acordos”, afirma a coordenadora.

Dentre os países que mais recebem estrangeiros para estudo, a França é tida como a que dá mais suporte e assistência financeira através de bolsas de estudo. “Nosso governo gasta 20% do orçamento só com educação. Só que consideramos que os alunos nativos e estrangeiros são iguais e devem ter acesso aos mesmos benefícios”, afirma Lara Sampaio, vice-diretora da agência EduFrance, estatal francesa que comanda os programas de intercâmbio. Ainda de acordo com ela, ao estudante também é permitido trabalhar durante a estadia no país para auxiliar nas despesas. Mas o governo também oferece um auxílio- moradia para a residência temporária na maioria dos casos. “Isso ajuda a entender o quanto vale a pena considerar a França na hora de escolher um país para a formação acadêmica”, completa.

Também estiveram presentes ao evento o secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado, Cláudio Marinho, o representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, professor Yvon Fittipaldi, e o Reitor da UFPE, professor Amaro Lins, que representou as instituições pernambucanas de ensino superior na mesa. Representando a UNICAP, estavam, além de Paula Barros, a chefe do Departamento de Letras, professora Raquel Hollanda; a coordenadora do Mestrado em Psicologia Clínica, Edilene Queiroz, e o Padre Pedro Rubens.

Os países mais procurados para intercâmbio pelos alunos da UNICAP são Espanha, México e Argentina. Para participar do programa, o aluno precisa, entre outros requisitos, conhecer a língua do país de origem. Os estudantes interessados podem se informar pelo site da UNICAP ou pelo fone 2119-4146. O site da EduFrance (www.edu-france.com.br) também disponibiliza uma série de informações úteis para quem planeja estudar na França.

Professores da Unicap trocam experiências com franceses
Por Eduardo Travassos

A Semana do Ensino Superior Francês no Brasil teve continuidade na manhã de hoje (27), no Internacional Palace Hotel. O evento reuniu educadores de vários estados nordestinos e teve como objetivo a aproximação das instituições educacionais francesas com as brasileiras, visando acordos de intercâmbio em todos os níveis (alunos, professores, projetos científicos, etc.).

Representaram a UNICAP a coordenadora do Programa de Intercâmbio Acadêmico, Paula Barros, o professor do Departamento de Comunicação Social Alexandre Figueirôa, a coordenadora do Mestrado em Psicologia Clínica, Edilene Queiroz, a chefe do Departamento de Letras, Rachel Hollanda, e o Padre Pedro Rubens. Eles participaram de conversas individuais com os representantes das universidades de Lyon, Nantes e Atlantech, buscando uma maior aproximação com estas instituições. “O governo francês, através da sua Embaixada no Brasil e da Edufrance, está promovendo este encontro, que visa não só viabilizar a ida de professores e alunos brasileiros para a Europa, mas também a vinda dos franceses para as nossas instituições. Eles estão realmente interessados nesta troca, e os primeiros passos para que isto se torne realidade estão sendo dados aqui”, explicou Paula Barros.

Para o Padre Pedro Rubens, o ano do Brasil na França tem proporcionado aos europeus um conhecimento maior a respeito do nosso país, e não só culturalmente. “Esta semana do ensino superior da qual estamos participando não é um evento ligado ao que está sendo mostrado na França, mas possivelmente é um desdobramento provocado pela boa impressão que causamos lá”, destacou.

Unicap promove encontro de Fisioterapia amanhã
Por Bárbara Travassos

A UNICAP, em parceria com a UFPE, FIR, Fape e Asces, realizará amanhã (28) o I Fórum sobre a relação terapeuta-paciente na fisioterapia: O Cuidar e Ser Cuidado, no auditório Prof. Jorge Lobo da UFPE. O evento tem o objetivo de discutir o exercício da profissão, abordando as dificuldades no cuidar de pessoas que portam doenças crônicas e/ou progressiva.

O Fórum terá como característica a troca de experiências clínicas de fisioterapeutas. Temas como a relação humana e o afeto no fazer e cuidar de pacientes, também, serão discutidos. A coordenadora do curso de Fisioterapia da UNICAP, professora Francisca Motta, apresentará alguns trabalhos em forma de painéis. Confira a programação a seguir:

• 8h15 às 8h45 – ABERTURA SOLENE

• 8h45 às 9h30 – PAINEL (A Relação Terapêutica na Fisioterapia com Pacientes Crônicos: Dificuldades e Perspectivas); Moderador: Prof. Evandro Duarte Sá; Expositores: Neurologia - Drª Etiene Fittipaldi, Pneumologia - Drª Patrícia Érika

• 9h 30 às 10h20 – PAINEL (Dificuldades do Fisioterapeuta no Tratar Patologias Progressivas); Moderadora: Profª Francisca Maria Alves da Motta; Expositores: Drª Helga Vasconcelos (O que o Fisioterapeuta Sente diante da Situação), Drª Cinthia Rodrigues de Vasconcelos Câmara (O que o Fisioterapeuta Pode Fazer diante do Paciente e da Família)

• 10h20 às 10h30 – INTERVALO

• 10h30 às 11h30 – PAINEL (Autonomia X Dependência dos Pacientes no Serviço de Fisioterapia: Mitos e Verdades); Moderador: Dr. Geraldo Barbosa; Expositores: Dr. Joaquim Sérgio Neto (Resgate da Autonomia), Drª Amanda Berenguer (Adaptações Funcionais, Laborais e Domiciliar para a Qualidade de Vida destes Pacientes), Drª Etiene Fittipaldi (Desmame do Serviço de Fisioterapia)

• 11h30 às 12h30 – PAINEL (Cuidar X Ser Cuidado: Atenção aos Fisioterapeutas que Tratam Pacientes Crônicos); Moderadora: Drª Cícera Lissandra; Expositores: Drª Francisca Motta (Stress Profissional no Tratamento de Pacientes Crônicos e Pouco Responsivos à Fisioterapia), Dr. Valdecir Galindo Filho (Insatisfação e Frustração no Tratar de Pacientes Funcionalmente Incapacitados, Drª Michele Santiago (Cuidar-se para Cuidar do Outro)

• 12h30 ENCERRAMENTO

Congresso de Direito Público começa quinta-feira
Por Juliana Trajano

O Departamento de Ciências Jurídicas vai promover o I Congresso de Direito Público da UNICAP. O evento será realizado entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro no Centro de Convenções da UFPE. Entre os temas debatidos estão a Reforma do Judiciário e Direitos Fundamentais, O Novo Regime Constitucional do Recurso Extraordinário e Os Procedimentos Eleitorais como Procedimentos Constitucionais.

O evento será aberto pelo Reitor, Padre Theodoro Peters, e terá entre os palestrantes o professor da Universidade de Lisboa, Jorge Miranda; o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Araken de Assis; o procurador do Estado do Rio Grande do Sul, José Luis Bolzan de Morais; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Francisco Bezerra Cavalcanti, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Fux. Além deles, serão palestrantes os professores doutores João Maurício Leitão Adeodato, Nelson Saldanha, Ingo Wolfgang Sarlet, Frederico de Almeida Neves, Alexandre Freire Pimentel, Lúcio Grassi de Gouveia, Ricardo Paes Barreto, José Elias de Moura Rocha, Paulo Saraiva, George Salomão, André Tavares,Gilberto Bercovivi, Fredie Didier, Lênio Streck . Mais informações 2119.4392.

Segue a programação do Congresso >>

MPB Unicap apresenta show em homenagem a Altemar Dutra

Nos dias 5, 6 e 7 de outubro, o grupo musical MPB Unicap apresenta o show, Altemar Dutra, o Trovador das Américas, em homenagem ao intérprete da música romântica que fez sucesso com as canções de compositores como Evaldo Gouveia, Jair Amorim, Chico Buarque, Luiz Vieira, Gonzaguinha e tantos outros. O espetáculo acontece a partir das 20h, no Teatro da Unicap (1º andar do bloco B) e a entrada é gratuita.

O MPB Unicap escolheu homenagear neste semestre um dos cantores românticos de maior sucesso das décadas de 60, 70 e 80. Altemar Dutra, nascido em Aimorés, Minas Gerais, estourou nas paradas de sucesso em 1965 com a canção Tudo de mim, de Evaldo Gouveia e Jair Amorim, compositores freqüentes na carreira do intérprete. Deles Altemar Dutra também gravou Que queres tu de mim, O trovador, Sentimental demais e Somos iguais, todas presentes no repertório do MPB Unicap.

Mas o Trovador da Américas, como ficou conhecido por causa do sucesso na América Latina e nos Estados Unidos, também interpretou canções de compositores como Cartola (As rosas não falam), Luiz Vieira (Paz do meu amor), Isolda (Outra vez), Gonzaguinha (Pontos de interrogação) e Capiba (Olinda, cidade eterna), que serão agora interpretadas pelos 12 cantores do MPB Unicap, acompanhados de 13 instrumentistas, todos alunos, ex-alunos ou funcionários da Universidade.

Como nos últimos anos, a abertura do show fica por conta de Percy Marques (violão) e Rodrigo Walfrido (cavaquinho), que irão executar Minhas mãos, meu cavaquinho, de Waldir Azevedo, um agradecimento a Nossa Senhora. O espetáculo tem como ponto forte a interpretação da canção que Altemar gostaria de ser lembrado após sua morte, Brigas, de Evaldo Gouveia e Jair Amorim.

Interpretar e contar histórias da Música Popular Brasileira. Foi com essa finalidade que surgiu em 1983, o MPB Unicap, criado pelo professor Armando da Costa Carvalho. A idéia nasceu quando Armando ouviu o disco “Histórias da MPB”, gravado ao vivo nos estúdios da CBS, em 1973, por Sílvio Caldas, no qual o cantor dizia que se tivesse chance abriria em cada faculdade uma disciplina voltada para contar histórias da MPB.

Hoje o grupo é formado por alunos, ex-alunos e funcionários da Universidade, e nesses 23 anos de existência tem marcado seus repertórios com muito samba, bossa nova, forró, frevo e ciranda, ritmos genuinamente brasileiros. Sua maior característica é a forma como desenvolve suas apresentações, contando histórias da MPB e dos compositores homenageados.

Atualmente o grupo possui 25 integrantes, entre cantores e instrumentistas, e já revelou grandes talentos pernambucanos como André Rio, Riva Le Boss, Geraldinho Lins, Karem de Fátima, Marina Duarte, André Freitas e Ilana Ventura.

O MPB Unicap já homenageou Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Elis Regina, Simone, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Roberto Carlos, entre outros. Ao longo desses anos gravou oito discos, um LP e sete CDs.

Mandacaru apresenta espetáculo puramente pernambucano

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, o grupo de dança Mandacaru Unicap apresenta o espetáculo Pernambucanamente, que acontece no Teatro da Unicap (1º andar do bloco B), às 20h, com entrada franca. O grupo fará uma viagem pelas danças características da região, dançando os ritmos marcantes da cultura popular pernambucana.

Pernambucanamente tem coreografias de Ana Cecília Soares, que inclui afoxé, xaxado, caboclinhos, bumba-meu-boi, reizado e frevo, muito frevo. No espetáculo o grupo homenageia os cantadores de ciranda, o coco Raízes de Arcoverde, a feira de Caruaru e o carnaval de Olinda. Os passos serão marcados ao som de músicas como Canto do Galo, Óia eu aqui de novo e Duda no frevo.

Como Pernambuco é a terra do frevo, o Mandacaru Unicap encerra o espetáculo com a execução do Hino do nosso Estado.São ao todo 16 coreografias executadas por 17 bailarinos, todos alunos ou ex-alunos da Universidade.

Fundado em 12 de março de 1994, o Mandacaru Unicap tem como objetivo principal mostrar a dança genuinamente brasileira e nordestina, dando uma nova roupagem às manifestações folclóricas do Nordeste do país, contribuindo assim para a preservação das nossas raízes culturais.

Os ritmos apresentados pelo Mandacaru são pastoril, guerreiro, caboclinho, xaxado, xote, forró, coco, maracatu, bumba meu boi, forró e é claro, frevo. A linha de trabalho atualmente adotada segue o método Brasílica, que usa elementos de outros tipos e formas de expressão artística.

Wave fará show em homenagem aos Beatles

O Wave Unicap, grupo de música instrumental da Universidade Católica de Pernambuco, apresenta nos dias 26, 27 e 28 de outubro, o show Imagine, em homenagem aos Beatles. O espetáculo acontece no Teatro da Unicap (1º andar do bloco B), com entrada franca, e traz os grandes sucessos do grupo que influenciou gerações. O Wave conta ainda com a participação de dois vocalistas do MPB Unicap, que interpretarão as versões de maior sucesso.

Além de Imagine, música que dá nome ao show, o Wave traz no repertório canções como Hey Jude, Yesterday, Let it be e Something. Os cantores convidados são Aurino Senna e Luiz Menezes, que interpretarão, entre outras, Menina linda, Meu primeiro amor e Feche os olhos. O Wave possui nove instrumentistas e os arranjos são de Genilson Pontes.

O grupo Wave Unicap foi criado em 1998 e tem como principal objetivo resgatar o interesse pela música instrumental, seja brasileira, preferencialmente, internacional, e até clássica e erudita, com um jeito moderno e descontraído de interpretação.

O conjunto é composto por alunos, ex – alunos e funcionários da Universidade, que já interpretaram grandes mestres da música popular brasileira e da música internacional.

Prograde divulga selecionados no Concurso de Trabalhos Acadêmicos
Por Bárbara Travassos

Os trabalhos selecionados no 1º Concurso de Trabalhos Acadêmicos da UNICAP já foram divulgados. Aqueles que forem classificados deverão ser apresentados, em sessões, durante a III Semana de Integração Universidade-Sociedade, que acontecerá entre os dias 17 e 21 de outubro. Os vencedores terão os resumos dos trabalhos publicados nos Anais da Semana de Integração, o que vale como atividade complementar.

Confira os nomes dos alunos selecionados >>


EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bárbara Travassos, Camila Maciel, Eduardo Travassos, Jorge de Assis, Juliana Carneiro, Juliana Trajano, Marcela Negromonte e Mhatteus Sampaio (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Caroline Vasconcelos, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)

PUBLICIDADE: Danilo França (Estagiário)

WEBMASTER: Kiko Secchim

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação.

Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
SETEMBRO

20 a 30 - Unicap comemora o mês da Bíblia

22 a 29 - Unicap participa da Semana do Ensino Superior Francês no Brasil

27 a 30 - Professoras de Fonoaudiologia participam de Congresso em São Paulo.

28 - Unicap promove encontro de Fisioterapia amanhã

28 a 30 - Encontro sobre aquisição da Linguagem.

29 - Perspectivas do ecumenismo em debate na UNICAP

29 - Congresso de Direito Público começa quinta-feira

29 a 01/10 - Congresso de Direito Público.

30 - Madrigal apresenta Vivaldi em Recital

30 - Unicap comemora Dia da Secretária

OUTUBRO

2 a 5 - Chefe de Departamento de Quimica participa de Congresso

3 a 9 - Unicap vai participar da Semana pela Democratização da Comunicação

5 - Professores se reúnem para discutir tema da Campanha da Fraternidade 2006

5 a 7 - MPB Unicap apresenta show em homenagem a Altemar Dutra

5 a 7 - Grupos artísticos da UNICAP se apresentam em outubro

5 a 7 - Pró-reitor de Pesquisa faz palestra em encontro em Fortaleza

5 a 8 - Professor de Física participa do Brasiltec

6 - Alunos do curso de Direito visitam Fórum Paula Batista

10 e 11 - Integrante da Pastoral participa de encontro da CNBB em Natal

16 a 19 - Professor de Informática participa de Congresso em Natal.

17 a 21 - Semana de Integração já tem 22 trabalhos inscritos para Sessão de Comunicação

17 a 21 - Prograde divulga selecionados no Concurso de Trabalhos Acadêmicos

17 a 21 - Diretora da Biblioteca participa de encontro em Belo Horizonte

18 a 19 - UNICAP participa do IV Encontro Pernambucano de Escolas de Comunicação

18 a 20 - 18º Set Universitário será realizado em outubro

19 a 21 - Neal promove curso sobre política econômica do Governo Lula

19  a 21 - Unicap sedia I Congresso Pernambucano de Sexualidade

19 a 21 - Mandacaru apresenta espetáculo puramente pernambucano

19 a 22 - Professor de Comunicação participa de encontro de cinema no Rio Grande do Sul

20 - Professora de comunicação coordena mesa-redonda em encontro internacional

25 a 28 - Aluno de Administração tem artigo selecionado para seminário

26 a 28 - Wave fará show em homenagem aos Beatles

28 - Madrigal apresenta Canções e Árias Italianas

28 a 30 - Professora de Fonoaudiologia fará palestra em São Paulo.

31 a 2/11 - Alunos da Unicap participam de encontro de Física em Maceió

NOVEMBRO

3 a 11 - Festival de cinema vai premiar produções locais

8 a 11 - Professores de Arquitetura apresentam trabalhos no Rio de Janeiro

22 a 25 - Professora da Unicap participa de congresso de Microbiologia

DEZEMBRO

5 a 7 - Unicap vai sediar Simpósio Nacional sobre Mal de Parkinson

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap