Eneal

Semana de ensino francês




 

Recife, 21 de setembro de 2005 – ano 4

Unicap participa de Colóquio Internacional sobre Paulo Freire
Por Mhatteus Sampaio

Começou ontem (20) o V Colóquio Internacional sobre Paulo Freire, educador pernambucano que inovou a educação ao identificar a alfabetização como um processo de conscientização, capacitando as pessoas para o aprendizado da leitura e da escrita. O colóquio está sendo promovido pelo Centro de Estudos Paulo Freire e está discutindo o tema Paulo Freire: Desafios à Sociedade Multicultural.

A UNICAP está sendo representada no evento pela professora Zélia Jófili, do Departamento de Educação, que também é diretora do Centro Paulo Freire. Na abertura, a professora Zélia participou de uma discussão sobre a vida e a obra do educador, enfatizando a relação entre o sujeito e o conhecimento, sendo mediada pela linguagem como um processo histórico e datado. O conferencista foi o professor João Wanderley Geraldy, professor da Universidade de Campinas, São Paulo.

Segundo Paulo Freire, “cultura é tudo o que é criado pelo homem e pela mulher. É o resultado do seu trabalho, do seu esforço criador e recriador.” O educador Paulo Freire acreditava na educação para a inclusão e redefiniu o conceito de educar. Para ele, o processo educacional deve partir da vida e da realidade local do educando. O educador acreditava que a educação deve existir como prática da liberdade, considerando o fato de ler e aprender como condições para a cidadania autêntica e a transformação do mundo.

Para a professora Zélia Jófili, discutir Paulo Freire implica estudar o mundo. “Estudar Paulo Freire significa analisar todos os locais onde existe relação professor-aluno, o que desperta a consciência política e crítica como cidadãos”, enfatiza. Sobre a participação da UNICAP no evento, a professora considera de grande importância. “A UNICAP está sendo uma grande parceira no Colóquio e se mostrou uma incentivadora produtiva na perpetuação da memória do educador Paulo Freire”, frisou.

Zélia Jófili é co-autora do trabalho Multiculturalismo Crítico nas Aulas de Ciência: Resgatando Valores Humanos e a Cidadania, realizado em parceria com a aluna de mestrado da UFRPE, Marília Gabriela. Para os interessados em conhecer mais sobre a vida e a obra do educador Paulo Freire o site é HYPERLINK "http://www.paulofreire.org.br" www.paulofreire.org.br .

Perspectivas do ecumenismo em debate na UNICAP
Por Eduardo Travassos

A UNICAP, através do seu Departamento de Teologia e Ciências da Religião, promoverá a palestra Perspectivas do Ecumenismo no Pontificado do Papa Bento XVI, ministrada pelo diretor do Centro de Documentação do Movimento Ecumênico Italiano Livorno, professor Ricardo Burigana. O encontro acontecerá dia 29 de setembro, às 19h no auditório do CTCH (1º andar do bloco B). A entrada será franca.

Filosofia promove palestra sobre ética e democracia
Por Juliana Trajano

O Departamento de Filosofia da UNICAP, através do Projeto Cinco e Meia, realizará, amanhã (22), a palestra Ética e Democracia, a partir de Norberto Bobbio. O professor Antônio Carlos Santos ministrará a palestra, que será realizada no auditório do CTCH, no 1º andar do bloco B, às 17h30.

Quinta na Química discute Aspectos Quantitativos da Digestão Kjeldahl
Por Eduardo Travassos

O programa Quinta na Química terá prosseguimento nesta semana com a palestra Aspectos Quantitativos da Digestão Kjeldahl, a ser realizada pelo professor João Pedro dos Santos Oliveira Filho. O evento acontecerá amanhã (22), às 17h30, na sala 113 do bloco D.

Unicap e Sebrae promovem o curso Saber empreender
Por Bárbara Travassos

A UNICAP está promovendo em parceria com o Sebrae o curso “Saber empreender”. As aulas tiveram início segunda-feira (19) e prosseguem até amanhã (22). O curso tem o objetivo de desenvolver o espírito empreendedor dos participantes, fazendo com que eles identifiquem seu potencial e aplique-o. Estão participando professores e alunos dos departamentos de Química, Comunicação Social, Estatística e Informática e de Economia e Administração.

Segundo a consultora executiva do Sebrae, Everilda Araújo, o conhecimento para um empreendedor é muito importante, mas não é o essencial para se alcançar o sucesso. “O que determina o sucesso é a ação”, ressalta. Para ser empreendedor não é necessário ser empresário. Empreender é um conceito comportamental. “Ser empreendedor é ter ação”, explica a professora.

O curso motiva as pessoas a não se acomodarem e a procurarem um desafio para conduzir a vida pessoal e profissional. Everilda fez referências, segunda-feira (19), a pensamentos de filósofos como Confúcio, segundo o qual o modo de pensar das pessoas é baseado em três princípios: o que eu ouço, eu esqueço; o que eu vejo, eu lembro; e o que eu faço, eu aprendo.

Empreendedores não devem se acomodar e permanecer na “zona de conforto”, ou seja, ter medo de enfrentar situações novas ou que exijam trabalho, pois assim, estarão impondo obstáculos ao próprio sucesso. O professor do Departamento de Economia e Administração José Raposo disse que está fazendo o curso para renovar seus conhecimentos, confrontar metodologias e aplicá-las em sala de aula.

Nova estratégia do turismo no Recife é apresentada em palestra
Por Jorge de Assis

No último das palestras em comemoração ao Dia do Turismólogo, a UNICAP recebeu a diretora de Desenvolvimento e Planejamento Turístico do Recife, Mayse Cristina Cavalcanti. Ela falou sobre a nova estratégia para o turismo na cidade e os planos em execução para revitalizar novamente o Bairro do Recife.

A diretora também explicou a missão do órgão, e como a gestão está trabalhando para construir um novo modelo de desenvolvimento baseado nos produtos turísticos recifenses. De acordo com ela, as etapas seguem passos de planejamento, educação turística com conscientização da população e marketing fora do Estado. “Estamos com um novo contrato com uma agência publicitária para divulgar o Estado como destino turístico lá fora”, revelou Mayse Cavalcanti.

De acordo com ela, seriam cinco os produtos do Recife e arredores para o turismo. Quando o assunto é cultura, o Estado sai na frente com patrimônio histórico, artístico, popular e religioso. “Na gastronomia, a cidade tem as melhores opções fora do eixo Rio-São Paulo”, garante a diretora. Ela ainda afirma que o turismo de negócios e o ecoturismo são responsáveis por uma considerável fatia dos que visitam a capital pernambucana. O carnaval multicultural também representa outro atrativo. Só a Prefeitura do Recife investiu mais de R$13 milhões na última folia de momo.

Também pensando no carnaval é que a PCR está revitalizando o Bairro do Recife. “Já estamos desenvolvendo ações nas áreas de programação cultural permanente, atividades turísticas, serviços públicos, desenvolvimento econômico e assistência social”, explica Mayse. Ainda de acordo com a gestora, o programa está envolvendo cinco secretarias municipais.

A noite também contou com palestra do sócio-proprietário do restaurante Alphaiate, Wellington Tenório. Ele falou, entre outros assuntos, sobre a dificuldade de se abrir e manter um restaurante de grande porte. “Formar uma equipe é o principal problema. É preciso pessoas qualificadas e com compromisso”, destacou. Negando com bom humor que o estabelecimento seja freqüentado predominantemente por pessoas de meia-idade, ele também ressaltou que o respeito ao cliente é fundamental. “Qualidade e limpeza são o segredo para fazer o cliente voltar. E não são só os velhos que vão lá não. Gente de todas as idades, principalmente no final de semana”, garante ele.

Concurso de fotografia premiará com bolsas de estudo no Reino Unido

O portal Universia divulga, em seu canal de Bolsas http://www.universia.com.br/bolsas todas as informações para quem deseja participar do concurso de fotografia organizado pelo British Council em parceria com o Visit Britain, dedicado a fomentar o turismo no Reino Unido. Os primeiros colocados serão premiados com bolsas para estudar inglês no Reino Unido. Profissionais e estudantes brasileiros
poderão se inscrever no PhotoCompetitione.

Para participar, os interessados deverão ter entre 16 e 35 anos, escolher a categoria que mais lhes agrada e concorrer com apenas uma foto. O tema do concurso é "O Reino Unido sob um olhar brasileiro", que está dividido em duas categorias: "Fotos tiradas no Brasil" e "Fotos tiradas no Reino Unido". As inscrições devem ser realizadas nos sites do British Council e do Education UK até o dia 5 de outubro.

A avaliação das fotos será de acordo com a pertinência ao tema proposto e com a criatividade do participante; as três melhores fotos de cada categoria serão selecionadas por dois fotógrafos. Os primeiros colocados ganharão uma semana no Reino Unido para estudar inglês; já a segunda colocação receberá um ano de assinatura grátis da revista Speak Up; e os terceiros colocados terão direito a seis meses de assinatura grátis.

Coordenador do Museu de Arqueologia participa de banca no Paraná
Por Juliana Trajano

O coordenador do Laboratório e Museu de Arqueologia da UNICAP, professor Albérico Nogueira de Queiroz, irá participar como membro titular da banca de defesa de tese de doutorado de Pedro Volkmer de Castilho, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na sexta-feira (23). A tese Mamíferos Marinhos: Um Recurso de Populações Humanas Pré-coloniais do Litoral Catarinense foi desenvolvida sob orientação do Prof. Dr. Paulo César de Azevedo Simões Lopes.

Professor Albérico participa da banca a convite da coordenação do curso de pós-graduação em Ciências Biológicas – Zoologia da UFPR. Na ocasião, o professor também ministrará uma conferência sobre pesquisas desenvolvidas no Laboratório e Museu de Arqueologia da UNICAP.

UNICAP participa do IV Encontro Pernambucano de Escolas de Comunicação
Por Juliana Carneiro

Professores e coordenadores da UNICAP participam nos dias 18 e 19 de outubro do IV Encontro Pernambucano de Escolas de Comunicação. O evento vai reunir comunicadores de diversas instituições de ensino do Estado para discutir as relações entre a comunicação e a cultura no mundo contemporâneo, traçando um panorama da pesquisa no setor.

Alunos de graduação e pós-graduação em comunicação podem participar do encontro e inscrever trabalhos concluídos em 2004, no I Prêmio do Fórum de Professores de Pernambuco, que acontece simultaneamente ao evento. Dentre as categorias estão as de Doutorado, Mestrado, Especialização, Iniciação Científica e Projetos Experimentais em vídeo, fotografia, impresso, rádio, monografia, publicidade, relações públicas e televisão.

Participam do IV Encontro Pernambucano de Escolas de Comunicação o professor da USP e coordenador da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, José Marques Melo, o professor da USP Ivan Santos Barbosa, e Wellington Pereira, da UFPB.

As inscrições para o encontro podem ser feitas pela internet, no site da Aeso e custam R$ 30 para professores e profissionais e R$ 15 para estudantes. Já as inscrições dos trabalhos para o I Prêmio do Fórum dos Professores de Pernambuco devem ser feitas na Aeso ao valor de R$ 40 para estudantes de graduação e R$ 60 para pós-graduação. O regulamento e mais informações no HYPERLINK "http://www.aeso.br/epec2005" www.aeso.br/epec2005.

Alunos de Jornalismo dão aula para estudantes do bairro do Ibura
Por Camila Maciel

Um trabalho desenvolvido por 7 alunos do curso de Jornalismo está beneficiando cerca de 10 estudantes da comunidade do Ibura. Eles estão tendo aulas de produção de texto e de noções de rádio nos laboratórios de redação e de rádio cedidos pela UNICAP. A oficina faz parte de um plano de comunicação que os futuros jornalistas tiveram que desenvolver para serem avaliados na disciplina de Redação IV, orientada pelo professor Carlos Benevides.

A aluna do 7º período de Jornalismo Maria Wilza Saraiva dedica uma hora e meia durante a semana para repassar aos estudantes as teorias e técnicas aprendidas durante o curso. Ela elogia a dedicação dos alunos. “Eles são muito interessados. Para participar das aulas, enfrentam muitas dificuldades”, diz Wilza, que junto com os colegas que também participam do projeto pagam a locomoção dos alunos até o curso.

Para Rogério de Barros, 21 anos, morador do Ibura, as aulas na Universidade são uma oportunidade única para aprender as técnicas da notícia no Rádio e em textos impressos. “Os professores são muito dinâmicos e têm despertado em nós idéias novas e atividades que ainda não conhecíamos”, diz Rogério. O estudante espera colocar em prática tudo o que aprendeu em um programa na rádio comunitária do bairro. “Queremos mostrar nesse programa o lado do Ibura que pouca gente conhece. O Ibura é um bairro violento como qualquer outro, mas também temos cultura, jovens que se reúnem em prol da comunidade”, afirma o estudante.

Para Rogério e seus colegas, as aulas na UNICAP têm aberto novas perspectivas e ampliado os sonhos, que antes se limitavam a terminar o ensino médio. “O contato com a Universidade é instigante. Um jovem de classe média não tem idéia de como é para nós estarmos nesse lugar que se torna real. Isso fomenta a vontade de fazer uma faculdade”, comenta Rogério de Barros.

Ao final do curso, os participantes da oficina vão elaborar um fanzine e vão gravar um programa de Rádio. Depois do trabalho concluído, vão pleitear um espaço na Rádio Planet Som para exibir o programa.

Professores se reúnem para discutir tema da Campanha da Fraternidade 2006
Por Camila Maciel

No próximo dia 5 de outubro, professores, funcionários, chefes de departamento e coordenadores de cursos estarão reunidos para uma reflexão a respeito do tema da Campanha da Fraternidade de 2006. O encontro está previsto para as 16 horas no Espaço Loyola, que fica no térreo do bloco B. O objetivo da reunião é discutir maneiras de inserção da temática da campanha - Fraternidade e Pessoas com Deficiência - nos cursos da Universidade.

O lema da Campanha foi retirado de um versículo do evangelista São Marcos: Levanta-te e vem para o meio. Através da temática, a campanha do ano que vem pretende sensibilizar a sociedade para os direitos dos portadores de deficiência, respeitando suas limitações, superando os preconceitos e assegurando uma inclusão social. Além disso, conscientizar o Poder Público e as organizações sociais para que ampliem os espaços e oportunidades para os portadores de deficiência no mercado de trabalho.

Os temas da Campanha são escolhidos todos os anos pelo Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Os critérios de escolha são sempre baseados na importância do tema no contexto social e capazes de promover uma cultura de solidariedade humana e fraternidade cristã.

 


EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bárbara Travassos, Camila Maciel, Eduardo Travassos, Jorge de Assis, Juliana Carneiro, Juliana Trajano, Marcela Negromonte e Mhatteus Sampaio (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Caroline Vasconcelos, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)

PUBLICIDADE: Danilo França (Estagiário)

WEBMASTER: Kiko Secchim

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação.

Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
SETEMBRO

20 a 30 - Unicap comemora o mês da Bíblia

22 a 29 - Unicap participa da Semana do Ensino Superior Francês no Brasil

27 a 30 - Professoras de Fonoaudiologia participam de Congresso em São Paulo.

28 - Unicap promove encontro de Fisioterapia amanhã

28 a 30 - Encontro sobre aquisição da Linguagem.

29 - Perspectivas do ecumenismo em debate na UNICAP

29 - Congresso de Direito Público começa quinta-feira

29 a 01/10 - Congresso de Direito Público.

30 - Madrigal apresenta Vivaldi em Recital

30 - Unicap comemora Dia da Secretária

OUTUBRO

2 a 5 - Chefe de Departamento de Quimica participa de Congresso

3 a 9 - Unicap vai participar da Semana pela Democratização da Comunicação

5 - Professores se reúnem para discutir tema da Campanha da Fraternidade 2006

5 a 7 - MPB Unicap apresenta show em homenagem a Altemar Dutra

5 a 7 - Grupos artísticos da UNICAP se apresentam em outubro

5 a 7 - Pró-reitor de Pesquisa faz palestra em encontro em Fortaleza

5 a 8 - Professor de Física participa do Brasiltec

6 - Alunos do curso de Direito visitam Fórum Paula Batista

10 e 11 - Integrante da Pastoral participa de encontro da CNBB em Natal

16 a 19 - Professor de Informática participa de Congresso em Natal.

17 a 21 - Semana de Integração já tem 22 trabalhos inscritos para Sessão de Comunicação

17 a 21 - Prograde divulga selecionados no Concurso de Trabalhos Acadêmicos

17 a 21 - Diretora da Biblioteca participa de encontro em Belo Horizonte

18 a 19 - UNICAP participa do IV Encontro Pernambucano de Escolas de Comunicação

18 a 20 - 18º Set Universitário será realizado em outubro

19 a 21 - Neal promove curso sobre política econômica do Governo Lula

19  a 21 - Unicap sedia I Congresso Pernambucano de Sexualidade

19 a 21 - Mandacaru apresenta espetáculo puramente pernambucano

19 a 22 - Professor de Comunicação participa de encontro de cinema no Rio Grande do Sul

20 - Professora de comunicação coordena mesa-redonda em encontro internacional

25 a 28 - Aluno de Administração tem artigo selecionado para seminário

26 a 28 - Wave fará show em homenagem aos Beatles

28 - Madrigal apresenta Canções e Árias Italianas

28 a 30 - Professora de Fonoaudiologia fará palestra em São Paulo.

31 a 2/11 - Alunos da Unicap participam de encontro de Física em Maceió

NOVEMBRO

3 a 11 - Festival de cinema vai premiar produções locais

8 a 11 - Professores de Arquitetura apresentam trabalhos no Rio de Janeiro

22 a 25 - Professora da Unicap participa de congresso de Microbiologia

DEZEMBRO

5 a 7 - Unicap vai sediar Simpósio Nacional sobre Mal de Parkinson

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap