Eneal

Semana de ensino francês




 

Recife, 16 de setembro de 2005 – ano 4

Professor americano discute na Unicap a origem do homem
Por Mhatteus Sampaio

O professor americano Michel Cremo, pesquisador de História pelo Instituto Bhaktivedanta, membro do Congresso Mundial de Arqueologia e da Associação Européia de Arqueólogos, ministrou palestra na UNICAP nesta quinta-feira (15) sobre a origem do homem, a convite do Laboratório e Museu de Arqueologia da UNICAP.

O professor Cremo veio ao Brasil divulgar seu livro A História Secreta da Raça Humana, escrito em conjunto com o pesquisador Richard Thompsom, no qual faz revelações que acabaram por contrariar a comunidade científica por seu teor desafiador. Enquanto a maioria dos pesquisadores acredita que o homem surgiu há 100 mil anos, Michel Cremo e Robert Thompsom mostram que há um grande equívoco nas afirmações, reunindo provas de que a raça humana existe há muito mais tempo. O professor revelou a descoberta de ossos e artefatos produzidos por seres humanos que habitaram a Terra há mais de 50 milhões de anos.

De acordo com o pesquisador Cremo, que nesta visita ao Brasil já ministrou palestras em universidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ceará e Rio Grande do Norte, alguns cientistas que estudam os segredos da origem do homem acreditam que o ser humano existe desde o princípio da vida na Terra. E diz mais: “Atualmente, muitas religiões pregam tudo o que provamos em nossas pesquisas”, afirma o professor Cremo.

“O ponto principal da pesquisa é de que há evidências arqueológicas que contradizem a teoria Darwiniana de que o homem existe há, apenas, 100 mil anos. O que eu tento mostrar no meu livro é que há mais do que simples evidências, há esqueletos, impressões digitais, pegadas e artefatos que provam a existência do homem desde que se tem notícia de vida na Terra”, enfatizou.

O professor Cremo informou ainda sobre achados arqueológicos em uma mina de ouro na Califórnia. Quando os mineiros cavaram o solo em busca de ouro, eles descobriram túneis em volta da montanha. Após realizaram escavações nos túneis, chegaram a esqueletos e artefatos humanos. Depois de estudados, os pesquisadores chegaram à conclusão de que os achados eram de 50 milhões de anos atrás. “Os achados foram levados ao mundo científico pelo doutor J.D.Whitney, que era o chefe do Departamento de Geologia da Universidade da Califórnia. E a notícia dos achados foi publicada pela Universidade de Harvard”, diz.

De acordo com o professor Cremo, o fato de os pesquisadores terem descoberto os artefatos e os esqueletos não foi interessante para a comunidade científica mundial, pois contradizia a Teoria da Evolução de Charles Darwin. O professor informou que os achados estão expostos no Museu de Antropologia, na Universidade da Califórnia.

O professor fez fotos de todos os achados e as levou para o Congresso Mundial de Arqueologia para que as pessoas pudessem conhecer e saber das evidências que contradizem as teorias atuais. “Os estudos foram feitos por cientistas profissionais. Apesar disso, muitas pessoas ignoram todas as provas que nós apresentamos”, revela o professor Cremo.
Os interessados em conhecer mais sobre A História Secreta da Raça Humana podem acessar o endereço HYPERLINK "http://www.mcremo.com" www.mcremo.com , onde o professor Michel Cremo disponibiliza fotos, textos e recentes achados arqueológicos. HYPERLINK "http://www.mcremo.com/academic.html"

Unicap recebe prêmio Top of Mind Brazil
Por Juliana Carneiro

A UNICAP recebeu o prêmio Top of Mind Brazil 2005 na categoria faculdades e universidades, concedido pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública (Inbrap) às marcas e empresas que têm os maiores índices de aprovação e reconhecimento do público.

A pesquisa feita em Pernambuco através de telemarketing com 2.970 pessoas revelou que o reconhecimento da marca UNICAP atingiu 98% e que 91% dos entrevistados aprovam a qualidade da instituição. Mostrou também que 81% das pessoas consultadas lembram da UNICAP quando o assunto é instituição de nível superior e que 79% aprovam o atendimento dado pela Universidade. A estrutura da UNICAP foi avaliada positivamente por 68% dos entrevistados.

O Top of Mind Brazil é uma das mais importantes premiações na área de marketing porque abrange todos os estados do País.

Dia da Confiança é celebrado na Unicap
Por Juliana Carneiro

A UNICAP promove na segunda-feira (19), a partir das 17h, o Dia da Confiança. A data é inspirada nas grandes Jornadas da Confiança que acontecem desde a década de 1940, principalmente na Europa. Tanto no Velho Continente, como nos encontros que acontecem hoje, no Brasil, jovens de diversas nacionalidades e religiões se reúnem para refletir e aprofundar assuntos comuns como a paz e a solidariedade e trocar experiências culturais.

Na UNICAP, o Dia da Confiança vai reunir membros da Pastoral, alunos e integrantes da Igreja Batista dos Bultrins para um encontro ecumênico. A partir das 17h, no auditório do bloco B, será apresentada a palestra As Fontes de Taizé, com o professor do Departamento de Teologia Sérgio Douets. Em seguida, no hall do bloco A, haverá apresentação da Banda Mandacaru, da Igreja Batista dos Bultrins. Antes do encerramento da jornada, será realizado um momento de oração, no Espaço Loyola, térreo do bloco B. Um lanche será servido no final para celebrar a experiência partilhada.

Unicap comemora o Dia do Contador
Por Juliana Trajano

O Departamento de Economia e Administração da UNICAP irá promover palestra em comemoração ao Dia do Contador (22 de setembro), que terá como tema Controladoria: seu papel na administração das organizações. Para ministrar a palestra, o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Josiel Francisco Barbosa, convidou a professora Sandra Figueiredo, mestra em Contabilidade e Controladoria pela USP. “Ela é autora de livros que utilizamos em sala de aula. Para os alunos vai ser bem interessante ter a oportunidade de ouvi-la e conversar com ela”, destaca o professor. A palestra será realizada no dia 23 deste mês, no auditório GII da Universidade, no horário das 19h. Entrada gratuita.

Stress e tabagismo são temas do último dia da Sipat
Por Eduardo Travassos

O último dia da Semana Interna de Prevenção ao Acidente do Trabalho (Sipat), realizada no teatro da UNICAP, contou com duas palestras. A primeira foi sobre o Stress no Trabalho, apresentada pela professora do Departamento de Psicologia Regiane Marques Simões, enquanto a segunda teve como tema o Tabagismo, ministrada pelo assistente social do Governo do Estado Jamerson de Souza.

A professora Regiane iniciou sua participação conceituando o stress: “É um estado de desequilíbrio que se instala quando o indivíduo é submetido a tensões muito fortes ou suficientemente persistentes”, afirmou. Foram analisados, em seguida, os estímulos que um ambiente de trabalho proporciona para que se chegue a um estado de stress. “A necessidade de aprendizado constante, somada ao acúmulo de responsabilidades e à alta competitividade entre os funcionários são alguns dos fatores decisivos para estressar alguém”, frisou a professora.

E esta situação pode agravar os sintomas (queda na produção e na qualidade do trabalho, fobias, depressão) para a Síndrome de Burnout, doença que leva a pessoa a se sentir impaciente, eternamente cansada, constantemente doente e triste, além da possibilidade da idéia do suicídio. “Por isso é importante que os amigos de alguém estressado conversem com a pessoa, pois normalmente ela não percebe como seu comportamento está diferente e que precisa de acompanhamento”, encerrou.

A segunda palestra começou com o assistente social Jamerson dando alguns dados sobre o a folha de tabaco, principal elemento do cigarro. Entre estes dados estava a informação que esta planta é muito frágil a pragas naturais, o que leva seus produtores a usar uma quantidade excessiva de agrotóxicos, que se tornam uma parcela das substâncias venenosas do fumo. Substâncias que, aliás, são mais de quatro mil, fora as que não conseguiram ser catalogadas pelos químicos. A principal delas é a nicotina, que segundo o palestrante, “é a segunda droga que mais causa dependência, atrás apenas do crack”.

A dependência desta droga é conhecida por tabagismo, e é uma doença. “O ato de fumar hoje é considerado uma pandemia em todo o mundo e é causa de preocupação para os governos. Só no Brasil morrem cerca de 200 mil pessoas por ano em decorrência do fumo, mas o governo está de mãos atadas. A Souza Cruz, principal fabricante de cigarros, é a empresa privada que mais contribui com impostos no País. Como é que um governo que precisa de dinheiro vai se indispor com seu principal contribuinte?”, indagou Jamerson, que em seguida abriu espaço para perguntas dos presentes.

Corpo de Bombeiros participa do encerramento da Sipat
Por Eduardo Travassos

O Corpo de Bombeiros participou, nesta sexta-feira (16), do encerramento da Sipat. A corporação levou ao hall do bloco A uma pequena amostra dos seus equipamentos de segurança e de suas experiências no combate aos acidentes, inclusive os domésticos. “Muitas pessoas entram em contato com os bombeiros por medo de explosão de botijões de gás, por exemplo, e não sabem que eles trazem sistemas de segurança que impedirão que isso aconteça, por isso é importante este tipo de contato com a população”, explicou o sargento Werben, que mostrou através de fotos e dos equipamentos no local que, em caso de vazamento, o botijão se esvaziará sem provocar incêndio.

O técnico em segurança no trabalho da UNICAP e um dos colaboradores da Sipat Leno Brainer fez a avaliação do evento deste ano e da participação dos bombeiros: “Foi ótimo pela conscientização que estamos tentando levar ao profissional em seu ambiente de trabalho”.

Documentário Peões é exibido na Unicap
Jorge de Assis

O sentimento de 21 homens e mulheres sindicalistas mostrado na tela em forma de lembranças, lágrimas e depoimentos de luta. Assim pode ser resumido o documentário Peões, do cineasta paulista Eduardo Coutinho. O filme foi exibido na UNICAP, nesta quinta-feira (15), como parte do projeto Cine BR em Movimento.

Filmado às vésperas da eleição presidencial de 2002, o documentário traz diferentes abordagens em depoimentos reais dos trabalhadores que lutaram por melhores condições de trabalho e remuneração no final da década de 70. Alguns tiveram contato direto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, outros conservam a imagem de pessoa batalhadora do atual presidente da República. “As pessoas dão um novo significado ao que viveram no passado. Elas contam as experiências e tentam explicar o sentido da luta com orgulho e reflexão”, afirma o chefe do Departamento de História da UNICAP, Newton Cabral, convidado a fazer um debate sobre a temática após a exibição.

A época retratada nos relatos é o início do último governo militar brasileiro. As leis não permitiam movimentos sindicais, mas isso não impedia que mais de 140 metalúrgicos em greve se reunissem para reivindicar não só uma melhor remuneração, mas também a redução da jornada de trabalho. “O PT surgiu no meio dessa luta e só pôde ser legalizado dois anos depois”, afirma o historiador.

Na opinião do docente, outro ponto visível na narrativa do longa-metragem é o destaque dado à emoção dos anônimos. “São pessoas que um dia lutaram movidas por um sonho de atingir ideais. Quando recordam o passado, fazem isso com tanta saudade que ficam emotivas”, completa.

A exibição foi coordenada pelo representante do projeto na UNICAP, o estudante de Jornalismo Tiago Negreiros.

Gás natural é tema de palestra no Quinta na Química
Por Bárbara Travassos

O Departamento de Química da UNICAP promoveu, ontem (15), mais uma palestra do projeto Quinta na Química. Desta vez, o tema debatido foi sobre o Gás Natural e as suas aplicações. O palestrante José de Anchieta é ex-aluno da UNICAP e integrante do Núcleo de Economia da Energia e Regulação da UFPE.

O gás natural pode ser utilizado nos setores automotivo, alimentício e de bebidas, na fabricação de vidro, cerâmica, nas indústrias têxtil, de vestuários e calçados, na agroindústria, na pesca, em residências, hotéis. A aplicação deste combustível é, na maioria das vezes, menos dispendiosa para quem o utiliza, gerando uma relação custo-benefício para o consumidor.

Para as pessoas que já instalaram o sistema de gás natural, no próprio automóvel, a economia é de no mínimo 40%, por mês, nas despesas com combustíveis. Além de econômico, o gás natural é, também, muito seguro, ao contrário do que muita gente pensa. Em caso de uma possível colisão, se alguma faísca for produzida, o fogo só se espalhará no perímetro em que o gás está escapando.

O potencial das reservas de gás natural do Brasil é muito grande. O Nordeste tem produção própria de gás, concentrada no pólo de Guamaré, no Rio Grande do Norte. Pesquisas na Bacia Sedimentar de Pernambuco e Paraíba estão sendo desenvolvidas em busca de petróleo, uma vez que, geologicamente, a área é propensa a ter o minério.Caso se confirme essa probabilidade, é possível que em níveis mais profundos do solo, encontre-se, também, gás natural.

Unicap oferece almoço de confraternização a atletas
Por Juliana Carneiro

Um almoço reúne neste sábado (17), atletas, ex-atletas, técnicos da UNICAP, além de vários representantes de federações esportivas. O encontro acontece a partir das 11h, na quadra de esportes da UNICAP e comemora os campeonatos e torneios já conquistados em 2005. No cardápio, a tradicional feijoada.

Atletas de handebol e judô participam de torneios
Por Juliana Carneiro

A equipe de handebol feminino da UNICAP embarca no dia 23 deste mês para Alagoas. As atletas disputam a 1ª Liga Nordeste de Handebol, que acontece em Maceió, até o dia 25. Participam da competição sete equipes. Outro desafio para as meninas do handebol vai ser o Torneio Interestadual, que acontece nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, na quadra do Colégio Nóbrega. Além da UNICAP, competem os times de Petrolina, Rio Grande do Norte e Clube Português.

Já os atletas do judô feminino e masculino participam no dia 1º de outubro do Torneio Semi-absoluto. A competição reúne judocas da UNICAP e convidados de academias e associações da região metropolitana.

Pró-reitor de Pesquisa participa de congresso em Santa Catarina
Por Bárbara Travassos

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UNICAP, Junot Cornélio Matos, participará do 12º Congresso Internacional de Educação a Distância – EaD e a Integração das Américas. O evento será realizado entre os dias 18 e 22 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Professor de Física participa do Brasiltec
Por Bárbara Travassos

O professor do Departamento de Física da UNICAP Francisco Luiz dos Santos vai participar do 4º Salão e Fórum de Inovação Tecnológica – Brasiltec. O evento será realizado entre os dias 5 e 8 de outubro, no Pavilhão de Exposição do Anhembi, em São Paulo. Durante o evento, serão debatidos temas como políticas industrial, tecnológica e de comércio exterior, tecnologias sociais, incubadoras e parques tecnológicos, a inovação e o estatuto de pequenas empresas, marcas e patentes.

 


EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bárbara Travassos, Camila Maciel, Eduardo Travassos, Jorge de Assis, Juliana Carneiro, Juliana Trajano, Marcela Negromonte e Mhatteus Sampaio (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Caroline Vasconcelos, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)

PUBLICIDADE: Danilo França (Estagiário)

WEBMASTER: Kiko Secchim

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação.

Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
SETEMBRO

20 a 30 - Unicap comemora o mês da Bíblia

22 a 29 - Unicap participa da Semana do Ensino Superior Francês no Brasil

27 a 30 - Professoras de Fonoaudiologia participam de Congresso em São Paulo.

28 - Unicap promove encontro de Fisioterapia amanhã

28 a 30 - Encontro sobre aquisição da Linguagem.

29 - Perspectivas do ecumenismo em debate na UNICAP

29 - Congresso de Direito Público começa quinta-feira

29 a 01/10 - Congresso de Direito Público.

30 - Madrigal apresenta Vivaldi em Recital

30 - Unicap comemora Dia da Secretária

OUTUBRO

2 a 5 - Chefe de Departamento de Quimica participa de Congresso

3 a 9 - Unicap vai participar da Semana pela Democratização da Comunicação

5 - Professores se reúnem para discutir tema da Campanha da Fraternidade 2006

5 a 7 - MPB Unicap apresenta show em homenagem a Altemar Dutra

5 a 7 - Grupos artísticos da UNICAP se apresentam em outubro

5 a 7 - Pró-reitor de Pesquisa faz palestra em encontro em Fortaleza

5 a 8 - Professor de Física participa do Brasiltec

6 - Alunos do curso de Direito visitam Fórum Paula Batista

10 e 11 - Integrante da Pastoral participa de encontro da CNBB em Natal

16 a 19 - Professor de Informática participa de Congresso em Natal.

17 a 21 - Semana de Integração já tem 22 trabalhos inscritos para Sessão de Comunicação

17 a 21 - Prograde divulga selecionados no Concurso de Trabalhos Acadêmicos

17 a 21 - Diretora da Biblioteca participa de encontro em Belo Horizonte

18 a 19 - UNICAP participa do IV Encontro Pernambucano de Escolas de Comunicação

18 a 20 - 18º Set Universitário será realizado em outubro

19 a 21 - Neal promove curso sobre política econômica do Governo Lula

19  a 21 - Unicap sedia I Congresso Pernambucano de Sexualidade

19 a 21 - Mandacaru apresenta espetáculo puramente pernambucano

19 a 22 - Professor de Comunicação participa de encontro de cinema no Rio Grande do Sul

20 - Professora de comunicação coordena mesa-redonda em encontro internacional

25 a 28 - Aluno de Administração tem artigo selecionado para seminário

26 a 28 - Wave fará show em homenagem aos Beatles

28 - Madrigal apresenta Canções e Árias Italianas

28 a 30 - Professora de Fonoaudiologia fará palestra em São Paulo.

31 a 2/11 - Alunos da Unicap participam de encontro de Física em Maceió

NOVEMBRO

3 a 11 - Festival de cinema vai premiar produções locais

8 a 11 - Professores de Arquitetura apresentam trabalhos no Rio de Janeiro

22 a 25 - Professora da Unicap participa de congresso de Microbiologia

DEZEMBRO

5 a 7 - Unicap vai sediar Simpósio Nacional sobre Mal de Parkinson

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap