unicap home fotolog agenda edições anteriores busca no site
 
Haloween
Pibic Júnior
Alunos de Turismo




 

Recife, 28 de novembro de 2005 – ano 4

Unicap esteve presente em fórum promovido pela Fiepe
Por Christiano Vasconcellos

WORKSHOP

A UNICAP esteve representada no Workshop para Mobilização da Indústria de Pernambuco pelos professores Francisco Luiz dos Santos, assessor de Fomento e Inovação Tecnológica da UNICAP, Hugo Wanderley, do Departamento de Economia e Administração (DEA), e pelo chefe do Departamento de Química, Valdemir Alexandre dos Santos. O evento, que foi coordenado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), faz parte do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP).

O PROMINP é uma iniciativa da Petrobras e quer capacitar a indústria pernambucana no intuito de receber adequadamente a refinaria de petróleo que será instalada no Estado. O presidente da Fiepe, Jorge Côrte Real, abriu as apresentações falando da necessidade da consolidação do investimento no setor. “O nosso desafio começa agora”, afirmou. Representando a estatal, o coordenador do Comitê Setorial de Abastecimento, Alan Kardec Pinto, mostrou a importância do projeto para Pernambuco. Para ele, o meio petroquímico não é dos mais fáceis de atuar. “A indústria é complexa e exige competência”, assegurou.

A capacitação profissional foi o ponto principal da apresentação do coordenador executivo do PROMINP José Renato Almeida. Pra ele, é primordial que exista parceria entre a Petrobras e as instituições de ensino técnico e superior. O projeto visa qualificar a mão-de-obra por meio de entidades de ensino de referência. A UNICAP, segundo o professor Francisco Luiz, desenvolve desde 1999 projetos na área de petróleo e gás. De acordo com o educador, é importante que a instituições estreitem os laços com as companhias petroquímicas. A expectativa dele é que “os candidatos a empregos nas empresas de petróleo e gás possam ter na UNICAP capacitação para a área”.

Para o professor Valdemir Alexandre, o projeto da refinaria é um “sonho que se tornou realidade”. O Departamento de Química, chefiado por ele, tem total interesse no desenvolvimento da área e vem desenvolvendo projetos não só no campo petrolífero como no ambiental. A qualificação dos profissionais ligados à UNICAP é evidente. “A excelência já foi mostrada”, garantiu.

“Nunca houve oportunidade de desenvolvimento como essa”, garantiu o professor Hugo Wanderley. Para ele, a dimensão do empreendimento é grande e tem conotação histórica, além disso, “gera impacto em todas as áreas de conhecimento”. O DEA está fazendo os preparativos para iniciar projetos voltados aos novos campos de atuação proporcionados pela refinaria. Os contatos entre a UNICAP e os representantes da Petrobras já foram iniciados e devem resultar em uma palestra na Universidade já no próximo mês. O encontro serviria para a estatal informar as demandas que terá na implantação da refinaria com a finalidade de direcionar o aprendizado dos futuros profissionais.

Prazo de entrega dos cartões de inscrição termina nesta sexta-feira
Por Bárbara Travassos

A partir de hoje, os vestibulandos já podem comparecer a Universidade Católica de Pernambuco para retirar o seu cartão de inscrição. O prazo vai até sexta-feira (02) e os candidatos devem comparecer entre 9h e 17h, no auditório G1, 1o andar do Bloco G, com um documento de identificação. Quem fez a inscrição via internet poderá imprimir o cartão diretamente do site www.unicap.br. As provas vão acontecer entre os dias 10 e 11 de dezembro.

O horário para a realização das provas de Português, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Redação, História e Geografia no primeiro dia (sábado) começa a partir das 8h e vai até 13h. No segundo dia (domingo), o candidato terá das 8h às 12h para responder as questões de Física, Química, Matemática e Biologia. Os portões da Unicap serão abertos a partir das 7h e fecharão, impreterivelmente, às 8h. Os candidatos só poderão sair da sala a partir das 11h.

Para os deficientes (visuais, auditivos, motores) e gestantes que desejarem fazer a prova em salas separadas, regime especial, será dado o prazo de até 24h, antes da realização da prova para que um requerimento seja preenchido na sede da Comissão de Aplicação do Vestibular (COAVE) da UNICAP, no térreo do bloco A, sala 005.

Para o Vestibular 2005, a UNICAP está oferecendo 3.420 vagas em 31 cursos de graduação nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Exatas e Saúde. Confira os cursos oferecidos através do site www.unicap.br/coave . Outras informações pelo telefone 2119-4143

Professora da Unicap lança livro sobre a banda Cordel do Fogo Encantado
Por Jorge de Assis

ANA PAULA CAMPOS

Na última quinta-feira, a professora do Departamento de Comunicação, Ana Paula Campos, esteve presente no Burburinho Bar, no Recife Antigo, para lançar o livro que foi fruto de sua pesquisa de mestrado. O tema da pesquisa foi a Banda Cordel do Fogo Encantado, que usa em suas músicas e apresentações lirismo e ritmos modernos ao mesmo tempo.

No livro, como base de sua dissertação, a professora defende a banda como pioneira ao investir em uma ousada mistura de culturas. “O cordel chegou quebrando os costumes. Ele trouxe para o Recife manifestações da cultura popular de maneira diferente, mesclada com o que nós chamamos de cultura de massa (tipo de cultura voltada para venda)”, explica a professora. A banda ainda inovou ao utilizar nas músicas ritmos como o torém indígena, umbanda, samba de coco e o reisado, oriundo do Sertão pernambucano.

Esse interesse do mundo acadêmico em bandas inovadoras teria surgido com o movimento Mangue Beat, liderado por Chico Science na década de 90. De acordo com o orientador da docente no trabalho, o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Brás Caloat, a tese da professora Ana Paula abre novos caminhos para a pesquisa em comunicação no Nordeste. “Há atualmente, sobretudo na área da cultura popular, uma tendência na América Latina de se pesquisar a relação da cultura popular com a cultura de massa”, afirma.

Sobre as conclusões da dissertação, a professora afirma que não existem rótulos que possam ser atribuídos ao trabalho inovador do grupo. “Não existe categoria para um trabalho assim. Há uma mistura tão perfeita das duas coisas que isso representa um pioneirismo”, ressalta.

Equipe de natação da UNICAP é tetracampeã pernambucana universitária
Por Eduardo Travassos

EQUIPE DE NATACAO

A equipe de natação masculina da UNICAP conquistou, no último sábado (26), o tetracampeonato pernambucano universitário, torneio promovido pela Federação Atlética de Pernambuco (Fade). As competições, realizadas nas piscinas do Colégio Salesiano, fazem parte da segunda etapa do campeonato - a primeira também foi vencida pela UNICAP - e envolveu as principais instituições de ensino superior do estado, como a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade de Pernambuco e a Universidade Salgado Filho (Universo).

“O desempenho dos nossos atletas foi excelente. Houve provas em que conquistamos todos os lugares do pódio. Já havíamos sido campeões da primeira etapa, que era classificatória para o Campeonato Brasileiro. Mandamos seis dos nossos oito atletas”, destacou o coordenador da equipe Diogo Carvalho, ouro nos 100m peito. “Todos os nossos atletas conseguiram medalhas, numa média de três para cada um”, completou.

Outra boa notícia foi à convocação de três dos atletas da equipe da UNICAP para integrarem a seleção pernambucana desta modalidade. Antes das disputas de natação, um jogo amistoso de pólo serviu para que a seleção pernambucana fosse escolhida para representar o estado nos jogos regionais, que acontecerão em João Pessoa, na Paraíba, nos dias 3 e 4 de dezembro. “Este resultado também pode ser considerado muito bom, já que a UNICAP não possui equipe de pólo”, concluiu Diogo.

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bárbara Travassos, Camila Maciel, Christiano Vasconcellos, Eduardo Travassos, Jorge de Assis, Juliana Carneiro, Juliana Trajano, Priscila Assis e Mhatteus Sampaio (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Caroline Vasconcelos, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)

PUBLICIDADE: Danilo França e Jonathan Alves (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
NOVEMBRO

27 a 30 - Assistente da Procom participa de congresso no Rio

28 a 02/12 - Vestibulando Unicap deve ficar atento à entrega dos cartões de inscrição

30 - Aluno, ex-alunos e professores concorrem ao Prêmio Cristina Tavares

DEZEMBRO

5 e 6 - Assessor de inovação tecnológica representará a UNICAP em Fórum internacional

5 a 7 - Unicap vai sediar Simpósio Nacional sobre Mal de Parkinson

9 - Nelson Traquina fará palestra sobre comunicação no Recife

até 15 - Agência Espanhola oferece bolsas de pós-graduação na Espanha

16 - Madrigal realiza Recital de Natal

JANEIRO

até 6 - Inscrições para Mestrados

9 a 21 - Padre Ednaldo participa de encontro promovido pela CNBB

9 a 27 - Univerão vai oferecer 43 cursos em janeiro

até 31 - Inscrições para MBA em Gestão de Negócios

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap