unicap home fotolog agenda edições anteriores busca no site

Haloween
Pibic Júnior
Alunos de Turismo

Recife, 22 de novembro de 2005

Remoção de compostos inorgânicos na água é tema de palestra na UNICAP
Por Bárbara Travassos

O diretor do Instituto de Tecnologia de Água da Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, professor Wolfgang Höll, ministrou, hoje à tarde na UNICAP, a palestra Remoção de Nitratos e Nitritos em Água Potável e Residual. O evento que foi promovido pelo Departamento de Química abordou os processos utilizados na remoção destes compostos, desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa da Alemanha, antes intitulado Centro de Pesquisa Nuclear.

A presença de compostos inorgânicos na água potável é oriunda do despejo de esgotos domésticos e industriais nos solos, o que faz com que substâncias como nitrito e nitrato contaminem as águas subterrâneas. Estes componentes químicos causam vários males à saúde humana, entre eles problemas renais, se consumidos em grandes quantidades.

Segundo o professor Wolfgang, os estudos do Centro de Pesquisa desenvolveram processos tecnológicos para serem utilizados na remoção de nitratos e nitritos da água. São eles: troca-iônica, onde resinas fazem a remoção das substâncias inorgânicas; osmose reversa, em que membranas estão envolvidas neste processo; e eliminação biológica, através da qual microorganismos agem na eliminação destas substâncias (nitrato e nitrito).

Unicap exibe vídeos do Festival do Minuto
Por Juliana Carneiro

Irreverentes, escrachados, criativos, simples, elaborados. Adjetivos não faltam para descrever os vídeos exibidos nesta terça-feira (22) na mostra itinerante do 12º Festival do Minuto. Cerca de 200 centros culturais em 20 estados do País exibem até o dia 27 deste mês, as melhores produções inscritas no festival. A UNICAP foi o único local no estado a exibir os filmes. Ao todo, foram apresentados 40 vídeos da mostra geral e 50 do Festival do Minuto Universitário, uma mostra paralela.

Os temas abordados pelos diretores experimentais foram variados. O silêncio, o corpo e o sexo foram os mais explorados. Situações que abordam a relação do homem com o outro, com a sociedade e o meio em que está inserido nortearam muitas produções.

Para o professor do Departamento de Comunicação Social da UNICAP Alexandre Figueirôa, a exibição do Festival proporciona aos alunos o contato com a produção áudio-visual não-convencional. “É importante os alunos conhecerem esse tipo de vídeo. Não se pode ficar restrito a mesmice. Os festivais do minuto permitem o experimentalismo”, afirmou. O aluno do 7º período do curso de Jornalismo Fernando Albuquerque aprovou os vídeos. “Além de escrachantes, eles proporcionam um debate contemporâneo”, disse o aluno.

Padre Ednaldo participa de encontro promovido pela CNBB
Por Camila Maciel

O Padre Ednaldo Rodrigues participará de 9 a 21 de janeiro de 2006 da Escola de Animadores Vocacionais, que será realizada em Igarassu. O evento é uma iniciativa da CNBB e acontecerá na casa de retiro Mariápolis.

EduFrance promove ensino superior francês
Por Mhatteus Sampaio

O Espaço EduFrance Recife existe na capital pernambucana há quase um ano e tem como principais funções facilitar a recepção de estudantes e pesquisadores estrangeiros na França, além de orientar estudantes de graduação, pós-graduação, doutorado, mestrado e especializações em várias áreas a realizarem cursos em instituições de ensino superior francesas.

Dentre as áreas oferecidas estão Direito, Publicidade, Jornalismo, Ciências da Computação, Arquitetura e Engenharia e os alunos podem obter outras informações diretamente pelo site www.edufrance.com.br. Já para os estudantes estrangeiros das áreas artísticas, a EduFrance criou o site www.eduart.fr. São mais de 50 instituições francesas que propõem formações universitárias no domínio das artes. No endereço é possível encontrar desde informações sobre as escolas públicas de arte até inscrições on-line e cursos de francês

O Espaço EduFrance Recife funciona no Consulado Geral da França, na Avenida Conselheiro Aguiar, 2333, 6º andar, Empresarial João Roma, Boa Viagem. Mais informações pelo telefone 3465-3290.

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bárbara Travassos, Camila Maciel, Christiano Vasconcellos, Eduardo Travassos, Jorge de Assis, Juliana Carneiro, Juliana Trajano, Priscila Assis e Mhatteus Sampaio (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Caroline Vasconcelos, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)

PUBLICIDADE: Danilo França e Jonathan Alves (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br