unicap home fotolog agenda edições anteriores busca no site
 
Haloween
Pibic Júnior
Alunos de Turismo




 

Recife, 11 de novembro de 2005 – ano 4

Quinta na Química aborda produção de borracha sintética
Por Bárbara Travassos

Quinta na Química

O tema nesta semana do projeto Quinta na Química, promovido pelo Departamento de Química da UNICAP, foi A indústria da borracha sintética e suas aplicações. O consultor de operações industriais Marconi Madruga, que trabalhou durante 25 anos na Petroflex, foi o palestrante.

Segundo pesquisas mostradas por Marconi Madruga, a Petroflex é a maior indústria de borracha sintética da América Latina, correspondendo a 55% do mercado latino-americano de produção. Em âmbito mundial, a Europa é o continente que tem maior capacidade de produção desse produto. O mercado está dividido, no mundo, na produção de 45% de borracha natural e 55% de borracha sintética, num total de 17 milhões de toneladas por ano.

A matéria-prima que é utilizada para a fabricação da borracha sintética é oriunda do petróleo, sendo o butadieno e o estireno os principais componentes químicos. As aplicações da borracha sintética estão relacionadas às indústrias que produzem pneus, artigos técnicos (como mangueira, peças de automóvel), calçados, compostos de asfalto, modificadores de plásticos, adesivos, entre outros.

Unicap apresentará modelo de simulador de TV digital no final do mês

O professor Robson Pequeno, do Departamento de Estatística e Informática da UNICAP, participou nos dias 3 e 4 de novembro da terceira reunião técnica no projeto da TV digital do Brasil. Mais de 100 instituições de todo o país estão envolvidas no processo de digitalização do sistema de vídeo brasileiro. A reunião contará com a participação de pesquisadores da UnB, Fundação para Inovações Tecnológicas (Fitec), UNICAP e Unicamp, que sediará o encontro.

No dia 30 de novembro, serão apresentados dois simuladores para a digitalização do sistema de vídeo brasileiro. A Unicamp apresentará o modelo de transcodificador para o padrão de compressão multimídia (áudio e vídeo) MPEG 2. A Universidade Católica de Pernambuco, por sua vez, apresentará um outro modelo, considerado o mais eficiente entre os já existentes e que possibilita uma maior compressão de informações, o H264.

Contos de fadas e escrita das crianças são temas do segundo dia do Enesf
Por Eduardo Travassos

O Encontro Nordestino de Estudantes de Fonoaudiologia (Enesf) teve continuidade na manhã de hoje (11) no auditório GII. O psicólogo, fonoaudiólogo e professor da UNICAP Carlos Brito falou sobre A Importância dos Contos de Fadas na Infância, enquanto a fonoaudióloga Luciana Cidrim abordou o tema Compreendendo as Variações Lingüísticas na Escrita Infantil.

Carlos Brito apresentou um trabalho realizado por ele em que alunos de escolas tradicionais e com postura construtivista eram comparadas em relação ao seu interesse por contos de fadas e jogos de computador. O tema foi escolhido porque as histórias infantis são importantes na criação da realidade da criança e os jogos eletrônicos “viciam tanto como álcool e drogas”, além de dificilmente trazerem conteúdo educativo. É importante para um fonoaudiólogo perceber que existem outros tipos de linguagem que podem ser trabalhadas, por isso trago este tema”, explicou Brito. O resultado obtido na pesquisa é que nas escolas construtivistas a leitura era encarada como um prazer, enquanto nas tradicionais era uma obrigação. “O resultado foi espantoso. As crianças que estudam em escolas tradicionais não conseguiam sequer formular argumentos para explicar porque preferiam jogos à leitura. Já os alunos de escolas construtivistas mostraram-se muito mais conscientes do que as cerca e de sua realidade”, frisou.

A segunda palestra do dia foi da professora da Funeso Luciana Cidrim. Ela mostrou os resultados de uma pesquisa que comprovaram que os erros cometidos por crianças às vezes não são problemas. Ela comparou estas crianças com o personagem de histórias em quadrinho Chico Bento, que “engole” algumas letras quando escreve. “Fiz este trabalho com alunos da rede municipal de ensino e cheguei a constatação que a maior parte dos erros cometidos eram acertos no passado. Em ditados que eu realizava havia alunos que escreviam a palavra ervilha repetidas vezes sem o agá, por exemplo. Depois eu descobri que no português arcaico este termo se escrevia desta forma mesmo. É interessante porque houve uma trajetória inversa, ao invés de eles aprenderem o usado hoje, usavam o antigo sem saber. Eles levavam a fala para a escrita”, explicou, para depois completar que isto não acontece só com crianças mais pobres: “Já tive um caso de uma menina bem situada socialmente que cometia os mesmos equívocos. Isto acontece pelas próprias mudanças da língua”, concluiu.

Alunos de Letras realizam festa pedagógica de Haloween
Por Jorge de Assis

Como parte dos estudos da cultura americana para a disciplina de Inglês, alunos do curso de Letras – Licenciatura Português/Inglês realizaram ontem (10) uma festa de Halloween, o conhecido dia das bruxas norte-americano. Cerca de 60 alunos da turma do 2º período se reuniram na sala 606 do bloco A e realizaram a festa, com direito a decoração elaborada por eles mesmos.

A festa contou como atividade complementar por promover uma interação que ajuda no aprendizado da língua. “Com essa revitalização do curso, agora eles estão envolvidos com a aquisição da língua desde o início do curso”, afirma a professora da disciplina, Elisabeth Siqueira. Como o ensino da disciplina fica impraticável com uma grande quantidade de alunos, a turma é separada em dois grupos. De acordo com a professora Regina Meira Lins, que leciona para a mesma turma, a festa é resultado de uma pesquisa dos próprios alunos.

O ambiente foi iluminado por luz negra. Os alunos confeccionaram máscaras e ainda realizaram atividades culturais. “Por causa da pesquisa que realizamos antes, conseguimos ter uma idéia de como acontece esse tipo de festa nos Estados Unidos e na Inglaterra”, explicou o estudante Antônio Caitelo.

Dona Ivone, 30 anos de dedicação à Unicap
Por Bárbara Travassos

Dona Ivone Há 30 anos, dona Ivone de Oliveira Lima da Silva trabalha na Divisão de Finanças (DIFIC) da UNICAP. Prestes a se aposentar, aos 52 anos de idade, a auxiliar administrativa revela que ainda tem muita disposição para trabalhar. “Eu tenho muito prazer e satisfação em trabalhar. Enquanto eu tiver saúde física e mental, estarei prestando serviço à Universidade”, afirma.

Dona Ivone chegou a cursar o ciclo básico do curso de Pedagogia na UNICAP, mas devido a problemas familiares, não continuou a estudar. Com o curso técnico de contabilidade, ela que é casada, tem dois filhos e três netas, ajuda a pagar as despesas da família e, ainda, é motivo de orgulho para seus colegas de trabalho. “Dona Ivone é companheira, trata bem a todos e é muito prestativa. Ela sempre procura ajudar todos a desempenharem sua função”, declara Patrícia Falcão, funcionária da DIFIC há cinco anos.

Na época em que dona Ivone começou a trabalhar na Universidade, a Biblioteca se situava onde, atualmente, existe o Centro Cultural e o bloco G, ainda, não existia. Segundo dona Ivone, a agitação e o corre-corre da rotina de trabalho fizeram com que ela não percebesse que três décadas já se passaram. “Entrei, na UNICAP, com 22 anos e solteira. Hoje, estou completando trinta anos de profissão e já sou avó”, diz orgulhosa.

Meninas do vôlei são campeãs da Copa Olinda
Por Jorge de Assis

O time de voleibol adulto feminino da UNICAP foi campeão da segunda edição da Copa Olinda de Voleibol. A final foi realizada na noite de ontem (10) contra a seleção de Olinda. Foram quatro jogos na campanha e em todos a equipe venceu por 2 sets a zero.

Comandadas pelo professor Eduardo Spinelli, as atletas têm uma média de idade de 22 anos. “Os treinos são realizados três vezes por semana e isso contribui para um bom preparo físico das jogadoras”, afirma o técnico. Amanhã (sábado), a equipe enfrenta pelos Jogos Universitários, às 16h, contra o time da Faculdade Boa Viagem (FBV).

Unicap abre inscrições para MBA em Gestão de Negócios

O Departamento de Economia e Administração e o Espaço Executivo da UNICAP estão com inscrições abertas para a segunda turma do MBA em Gestão de Negócios. O curso terá início em março de 2006 e vai até julho de 2007. O MBA apresenta uma visão integrada das diversas áreas de um negócio, com o objetivo de desenvolver uma ampla visão estratégica gerencial em profissionais que pretendem atuar em empresas com foco na criação de valor.

As inscrições podem ser feitas no Espaço Executivo da UNICAP, na rua Almeida Cunha, 245, Boa Vista. Mais informações pelo fone 2119.4344, no site www.unicap.br, e-mail espacoexecutivo@unicap.br

Programa da União Européia abre inscrições para vagas em pós-graduação
Por Bárbara Travassos

O Programa Alban, que oferece bolsas de estudos para mestrado, doutorado e especialização destinado à América Latina, está com inscrições abertas até o dia 22 de dezembro. O projeto tem o objetivo de apoiar cidadãos latino-americanos que pretendem realizar estudos de pós-graduação, formação ou requalificação profissional superior na União Européia. A previsão é que 3.900 estudantes e profissionais sejam beneficiados pelas bolsas da União Européia, num montante de 75 milhões de euros.

As candidaturas às bolsas serão submetidas a uma verificação dos critérios de seleção, onde os selecionados serão avaliados, por pelo menos dois especialistas acadêmicos internacionais e independentes. Os especialistas da Alban são universitários e cientistas renomados de todos os países participantes da América Latina e da União Européia. Os resultados das avaliações saem em junho de 2006.

Os candidatos (2006/2007) poderão apresentar uma candidatura para efetuar um projeto de educação ou formação especializada superior em instituições/organizações de qualquer um dos 25 países da União Européia. As áreas de estudos escolhidas não podem incluir aprendizagem de línguas.

Os interessados podem se inscrever pelo site www.programalban.org  até o dia 22 de dezembro. Quem preferir entregar a documentação via correio deve, até o dia 9 de dezembro, encaminhá-la para: Correio Postal: Alban Office Asociación Grupo Santander, Universidade do Porto, Rua de Ceuta, 118 – 5º - s/35, 4050-190 PORTO

Unicap sedia simpósio nacional sobre Mal de Parkinson
Por Bárbara Travassos

Entre os dias 5 e 7 de dezembro, o curso de Terapia Ocupacional da UNICAP promoverá o I Simpósio Nacional de Pesquisa na Doença de Parkinson, que será realizado no auditório G2 da Universidade. No evento, serão debatidos temas relacionados ao tratamento do Mal de Parkinson como o uso de células-tronco, novas técnicas cirúrgicas e aplicação de terapias alternativas, a exemplo da acupuntura.

A Associação Solidária Amigos dos Parkinsonianos de Pernambuco (ASP) é parceira da UNICAP na realização do Simpósio. Profissionais renomados de todo o país como o neurocirurgião Murilo Meneses (PR), o neurologista Luís Augusto Franco de Andrade (SP), o geriatra Adriano Gordilho (BA) e a terapeuta ocupacional Maria Helena Morgani (SP) confirmaram a presença no evento.

O valor da inscrição é de R$65,00 (estudantes), R$130 (profissionais) e R$100,00 (profissionais associados à ASP). O depósito deverá ser encaminhado para a Caixa Econômica Federal, ag.: 2346, op. 003, c.c: 177 –7. Os interessados devem se inscrever através do site www.unicap.br , imprimindo a ficha de inscrição e encaminhando os comprovantes da situação acadêmica e de pagamento para o endereço: R. Jacó Velosino, 101 – Casa Forte. CEP – 52.061 – 410, Recife/PE – ou: asp_pe@hotmail.com ou jvelososf@hotmail.com . Terão 10% de desconto os grupos de dez inscritos da mesma categoria que efetuarem a inscrição ao mesmo tempo. Mais informações pelo fone 2119.4197.

Unicap abre inscrições para cinco mestrados
Eduardo Travassos

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNICAP está com inscrições abertas para os mestrados em Psicologia Clínica, Ciências da Linguagem, Engenharia Civil, Ciências da Religião e Desenvolvimento em Processos Ambientais, todos credenciados e aprovados pela Capes. Os interessados devem se inscrever até o 6 de janeiro, pelo site www.unicap.br/propesp e entregar os documentos na Secretaria da pós-graduação, na Rua Almeida Cunha, 245, sala 303, Boa Vista. As inscrições custam R$150,00.

O Mestrado em Psicologia Clínica, coordenado pela Profª Drª Edilene Queiroz, oferece 20 vagas e a opção de três linhas de pesquisa: Intervenções Clínicas na Abordagem Fenomenológica-Existencial; Psicopatologia Fundamental e Psicanálise; e Construção da Subjetividade na Família. A duração do mestrado é de no mínimo 18 meses e no máximo 24.

Já o mestrado em Ciências da Linguagem, coordenado pela profª Drª Marígia Aguiar, disponibiliza quatro linhas de pesquisa: Teoria e Análise Lingüística; Procedimentos e Implicações Psicossociais nos Distúrbios de Linguagem; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita e Linguagem, Educação e Organização Sócio-cultural. São 20 vagas para o curso, que tem duração de 24 meses.

Coordenado pelo Prof. Romilde Almeida, o Mestrado em Engenharia Civil mantém duas linhas de pesquisa: Materiais de Construção Civil; e Tecnologia das Construções. São oferecidas 18 vagas. Já o Mestrado em Ciências da Religião, que tem a coordenação do Prof. Dr. Sérgio Sezino, oferece as seguintes linhas de pesquisa: Campo Religioso Brasileiro, Cultura e Sociedade e Tradição Judaico-Cristã, Cultura e sociedade. Também são 20 vagas com duração de 24 meses. O Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais, coordenado pela Profª Drª Galba Takaki, tem como linhas de pesquisa a Modelagem, Controle e Otimização de Processos; e Tecnologia e Meio Ambiente. Estão sendo oferecidas 20 vagas. Mais informações pelo telefone 2119-4134 ou pelo e-mail propesp@unicap.br

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bárbara Travassos, Camila Maciel, Christiano Vasconcellos, Eduardo Travassos, Jorge de Assis, Juliana Carneiro, Juliana Trajano, Priscila Assis e Mhatteus Sampaio (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Caroline Vasconcelos, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)

PUBLICIDADE: Danilo França e Jonathan Alves (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
NOVEMBRO

27 a 30 - Assistente da Procom participa de congresso no Rio

28 a 02/12 - Vestibulando Unicap deve ficar atento à entrega dos cartões de inscrição

30 - Aluno, ex-alunos e professores concorrem ao Prêmio Cristina Tavares

DEZEMBRO

5 e 6 - Assessor de inovação tecnológica representará a UNICAP em Fórum internacional

5 a 7 - Unicap vai sediar Simpósio Nacional sobre Mal de Parkinson

9 - Nelson Traquina fará palestra sobre comunicação no Recife

até 15 - Agência Espanhola oferece bolsas de pós-graduação na Espanha

16 - Madrigal realiza Recital de Natal

JANEIRO

até 6 - Inscrições para Mestrados

9 a 21 - Padre Ednaldo participa de encontro promovido pela CNBB

9 a 27 - Univerão vai oferecer 43 cursos em janeiro

até 31 - Inscrições para MBA em Gestão de Negócios

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap