Nesse modelo a homenageada é a Flor-de-Lis. Ela empresta sua forma à blusa em tons de púrpura que enaltece a grandeza e a sabedoria.
A pantalona em crepe preto tem suas barras decoradas com a flor-de-lis em aplicação bordada com tubilhos.
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Os brasões com seus emblemas e significados são trazidos à tona neste modelo. A blusa em forma de escudo leva como emblema a cruz vermelha, insígnia da fé.
O azul, significando zelo, lealdade, caridade e beleza, enriquece as laterais da blusa. As aplicação de minibrasões ilustram o contorno.
As fitas pretas trazem como significado a prudência e o rigor, além da darem leveza e balanço à roupa. A pantalona bege neutraliza a composição.
Torre é um ícone presente na heráldica medieval e representa a grandeza, a clausura e a guarnição. Este modelo usa uma sobreposição de vestido e calça.
Os tons cinzas aludem a cor das pedras que erguem a torre. A calça, costurada em retalhos losangulares pretos e brancos, lembra as vestes alegóricas da corte real.
Complementa o modelo, a estola com corte triangular lateral lembrando as flâmulas da cavalaria.
Botas de couro, calça e camisa azuis com muitos bolsos para guardar a munição e o lenço vermelho: assim se veste o bacamarteiro.
A cruz, um símbolo bastante usado na arte heráldica para representar fé e vitória, estampa o vestido sobreposto.
Os decotes e barras em gregas remetem às muralhas e torres dos castelos medievais.
A saia longa, em tons gradientes de ocre, traz na sua barra aplicações em vermelho.
As fitas, vidrilhos e lantejoulas usadas pelos Reis do Bumba-Meu-Boi trazem o colorido para o veludo negro, dão a roupa um caráter principesco, tão presente em nosso folclore.
Como adereço, a rosa vermelha para dar um toque feminino.
O cavaleiro medieval com sua armadura são lembrados nessa segunda pele que traça as escamas prateadas das roupas usadas para proteção durante os duelos.
O vestido trapézio é ornado com os filetes dos pergaminhos e dos frisos das igrejas medievais. Os tons neutros dão o toque final ao modelo.
Fitas e lantejoulas reluzem o multicolorido nos babados do Bumba-Meu-Boi.
O modelo alude a este dionísico bailado. O preto serve de pano de fundo para as aplicações em lantejoula e para os babados em cambraia colorida da saia.
A papoula ilustra o penteado.
O cangaçeiro, com a bravura e a valentia do homem nordestino, munido de peixeira em bainha de couro; sua cartucheira e espingarda, sua alpercata, inspiram este modelo.
Os tons em ocre, bege, dourado e cáqui, além dos adereços em couro e metal, caracterizam a estética do cangaço.
O vaqueiro é lembrado pelo seu jibão, o chapéu de couro, a calça com franjas e ornada com detalhes de couro em tons de marrom.
O modelo estiliza o vaqueiro com blusa e calça em popeline, gola e detalhes das mangas em camurça, franja em couro e passa-fita.