Métodos

Há várias maneiras de passar pela transição. A escolha por um dos métodos depende da disposição da pessoa que está no processo, já que o cabelo sem forma mexe muito com a autoestima. Algumas recorrem a escova, chapinha ou babyliss até a textura ficar definida, já outras preferem raspar.

Confira as opções a seguir.

Big chop (BC):Big chop

O “grande corte” consiste na remoção de toda a parte lisa. Algumas pessoas esperam até que o cabelo fique em um comprimento do seu gosto para fazer o BC. Outras, incomodadas com as duas texturas do cabelo, optam por fazer o corte com a raiz curta. Nas duas formas, o resultado atingido é o mesmo. Modelo: Mag Gomes. Foto: Niedja Dias.

.


Corte gradativo:Corte gradativo

Para quem não tem coragem de fazer o big chop, já que é uma opção muito radical para alguns, o indicado é que a pessoa corte o cabelo aos poucos, até tirar toda a química. Enquanto os produtos alisantes estiverem no cabelo, o fio não voltará a sua forma, por isso o corte é um momento imprescindível no processo. Modelo: Aline Cunha. Foto: Bianca Bion.

.


Box braids:Box braids

Fazer tranças é outro método usado por quem pretende passar pela transição. Para evitar o desconforto das duas texturas, as box braids também são utilizadas por quem quer esperar o cabelo crescer mais um pouco antes de cortar. O trançado é feito com material sintético ou com fibra natural. Modelo: Aline Tavares. Foto: Niedja Dias.

.


Texturização:Texturização

As texturizações são formas de modelar  e estimular a formação dos cachos enquanto o cabelo se recupera da química. Pode-se fazer com grampos, bigudim, bobes e coques, entre outros. Uma das técnicas mais conhecidas é a fitagem (veja mais), que consiste em separar o cabelo em mechas, aplicar creme, pentear, separá-las como fitas e depois amassá-las. Modelo: Aline Cunha. Foto: Amanda Souza. 


TurbantesTurbantes

Lenços usados sobre o cabelo. Há vários tipos de amarração e serve como adereço. É uma opção para se sentir bonita(o) durante a transição e depois do processo. Tem um grande significado histórico relacionado à cultura negra. Modelo: Aline Tavares. Foto: Bianca Bion.

.

.


Ouça a dermatologista Mariana Andrade Lima, especialista em cabelos, falando sobre a melhor forma de passar pela transição.