Processo

A transição capilar tem o objetivo de recuperar a forma natural dos fios. Na maior parte dos casos, o processo é longo e vagaroso. Vários métodos auxiliam as pessoas que tomaram a decisão de passar por esta experiência. As técnicas não só ajudam na regeneração, mas também a dar formato e até a fortalecer a autoestima. […]

Auto-aceitação

Cada pessoa tem uma forma de se relacionar com o próprio cabelo. Cortar, pintar, trançar, raspar. Cada ação revela um pouco da personalidade de cada um e, também, da própria dor. Há muitos anos, a moda é usar produtos químicos alisantes. Parecer europeu. O belo é o branco, o olho claro, a figura esguia. Pressionado por um […]

Movimento político

Assumir os cacheados ou crespos pode ser encarado como um ato político. Na sociedade brasileira, pessoas com fios nestes formatos sofrem preconceito e são levadas a usar métodos de alisamento. Só que não atentam para o fato de que o cabelo está relacionado à ancestralidade africana. A construção da identidade passa pela forma de se relacionar com […]

Racismo

Uma das principais barreiras para quem pensa em assumir ou já assumiu os fios crespos é o racismo. Como o cabelo anelado é uma das características da etnia negra, ele é visto como feio, já que não segue o padrão de beleza europeu que é o modelo também aceito no Brasil. De acordo com a […]

Mídia

A estética negra não é muito valorizada socialmente e nas mídias tradicionais (televisão e revistas, por exemplo) isso fica ainda mais evidente. São poucos os negros que ocupam papéis de destaque nessas plataformas e muitas vezes, quando ocupam, estão com características culturais modificadas, como é o caso do cabelo. “A grande mídia perde oportunidade quando deixa […]

Mercado

A indústria de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos movimentou em 2014 mais de R$ 43 bilhões no Brasil. Este é um setor que continua a gerar emprego e renda, mesmo com a atual situação econômica no país. Embaladas pelo desafio de continuar crescendo, grandes e pequenas empresas da área, a exemplo de marcas […]