VOU – #TODOS PELA RUA

 

O Programa de Voluntariado Universitário Unicap – VOU, em parceria com a Prefeitura Municipal do Recife, o Estado de Pernambuco e o Porto Social, se une à iniciativa do Coletivo Unificados pela Pop Rua denominada #TODOS PELA RUA que oferecerá possibilidades de trabalho voluntário para alunos, funcionários e colaboradores da Unicap em ações de apoio às pessoas em situação de rua e em extrema vulnerabilidade durante esse momento de crise em função da Pandemia de Covid-19.

Antes de fazer a sua inscrição, leia com muita atenção as informações abaixo:

1) Qual o objetivo das ações  que serão oferecidas?

  • Dar um apoio às pessoas em situação de rua por meio de serviços de banho e higiene pessoal, lavagem e secagem de roupa e recebimento de refeições. Nos lugares de atendimento não haverá espaços para permanecia dos antedidos.

2) Qual o público será prioritariamente atendido?

  • Pessoas em situação de rua, migrantes e população em situação de vulnerabilidade extrema.

3) Qual o perfil de voluntários será aceito?

  • Os voluntários não poderão estar no perfil de risco de COVID-19, ou seja, não poderão ser pessoas com mais de 60 anos, com diabetes, problemas cardíacos e tratamento recente de câncer. Pessoas com problema respiratórios, doenças auto-imunes e baixa imunidade. Também não poderão ser voluntários aqueles que tiverem algum sintoma de gripe ou resfriado , febre, dor no corpo, diarreia etc.

4) Quais as atividades serão realizadas?

  • Dar suporte na organização de filas para higiene pessoal e banho;
  • Ajudar na organização da lavanderia;
  • Contribuir com a distribuição de refeições e alimentos;
  • Escutar e encaminhar, quando for possível, as demandas apresentadas pela população.

5) Onde as atividades serão realizadas e qual a frequência do voluntariado?

  • Pavimento térreo do prédio anexo do antigo Liceu de Artes e Ofícios, situado na Praça da República, bairro de Santo Antônio, Recife (PE)
  • A frequência do voluntariado será a critério do participante, que poderá informar os dias disponíveis mediante uma escala criada e compartilhada pelos organizadores.

6) Receberei Equipamentos de Proteção Individual – EPI para realizar o voluntariado?

  • Sim, os voluntários terão à disposição: luvas, máscaras, álcool em gel para a realização das atividades de voluntariado.

7) Receberei algum retorno financeiro em relação ao voluntariado?

  • Não, conforme a legislação, o trabalho voluntário é totalmente gratuito e não tem nenhum retorno financeiro.

8) Receberei ajuda de custo para o transporte até o local de voluntariado ou algum lanche durante o serviço prestado?

  • Não. Os custos de transporte e alimentação é por conta de cada voluntário.

9) Receberei algum certificado de participação?

  • Sim, os voluntários receberão um certificado de participação com 50 horas complementares.

10) Caso seja infectado pelo vírus Convid-19, as instituições organizadoras serão responsáveis pelos custos de tratamento ou possíveis ressarcimentos?

  • Não. A responsabilidade é totalmente por parte do voluntário e as instituições não se responsabilizarão por eventuais contaminações por parte dos voluntários. A contribuição será nos sentido de garantir os EPIs para todos os voluntários durante a execução das atividades.

11) Assinarei algum termo de voluntariado ou de responsabilidade?

  • Sim. Todos os participantes deverão assinar um termo para formalizar o voluntariado conforme a legislação.

Após preencher o formulário cujo link de acesso está abaixo, você terá de:

  • Baixar o arquivo do Termo de Voluntariado no link: http://www.unicap.br/vou/wp-content/uploads/2020/04/Termo-Voluntariado-UNICAPCOVID.docx
  • Preencher o formulário com seus dados pessoais (destacados na cor cinza do documento) e salve o arquivo no seu computador;
  • Enviar para o e-mail: joao.elton@unicap.br com o título: ” Voluntariado TODOSPELARUA”: o TERMO DE VOLUNTARIADO PREENCHIDO COM OS SEUS DADOS, juntamente com uma CÓPIA DIGITALIZADA (escaneada ou fotografada) do RG, CPF (ou CNH, que substitui o RG e CPF) e COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA.

IMPORTANTE: SÓ FAÇA ESSE PROCEDIMENTO APÓS PREENCHER O FORMULÁRIO, CUJO LINK DE INSCRIÇÃO ESTÁ NA IMAGEM ABAIXO.

Entraremos em contato contigo, somente após o recebimento do termo preenchido e dos documentos digitalizados, a fim de orientar/combinar sobre os dias e horários disponíveis, conforme escala de trabalho organizada pelo COLETIVO UNIFICADOS POP RUA

12) Como poderei rescindir o serviço de voluntariado?

  • Basta informar a desistência para a pessoa de referência no local de voluntariado que o termo de voluntariado finalizará a sua vigência.

Depois de ler as informações acima, se ainda estiver interessada (o), clique na imagem abaixo: