Apresentação

Tendo em vista os grandes desafios do Brasil e a necessidade das Universidades de possibilitar aos alunos experiências para além dos conhecimentos teóricos, a Universidade Católica de Pernambuco – Unicap por meio do Instituto Humanitas e em parceria com o Programa MAG+S Brasil elaborou o PROGRAMA VOLUNTARIADO UNIVERSITÁRIO UNICAP (VOU) que buscará oferecer aos estudantes da Unicap experiências de voluntariado em diversas localidades.

Considera-se o Serviço Voluntário uma atividade prática, não remunerada, com objetivos cívicos, religiosos, educacionais, culturais, científicos, recreativos, assistenciais e de saúde. Desta maneira, o serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.

Nesse sentido, o voluntariado é uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação de solidariedade e de participação cívica individual e comunitária exercida de forma livre, responsável e organizada, tendo em vista a solução dos problemas que afetam alguns grupos sociais ou, mesmo, a sociedade em geral.

Dessa maneira o voluntário oferece o seu tempo, conhecimentos, trabalho e energia para o benefício de um projeto de interesse comunitário e também poderá contatar com um Programa de Voluntariado que oferece um campo de aprendizagem, de experiências e de construção pessoal de forma integral.

É por isso que eu VOU!!