PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL: TEORIA E PRÁTICA – 2ª turma

Objetivos Geral:

O curso visa capacitar o participante nos principais conceitos e fundamentos do processo produtivo da cerveja artesanal, abordando aspectos importantes como matéria prima, controle de qualidade, análises físico-químicas, microbiológicas, sensoriais, receitas decervejas especiais (formulações), incluindo aulas práticas de fabricação, envase, limpeza e sanitização, para que o aluno possa produzir sua própria cerveja da maneira correta.

Objetivos Específicos:

1)     Capacitar o participante nos princípios básicos de produção de cervejarias artesanais;

2)     Determinar parâmetros para a qualidade de matérias-primas, insumos, processo e produto final;

3)     Auxiliar no desenvolvimento de receitas de cerveja de diferentes estilos;

4)     Ajudar na otimização de receitas influenciando em parâmetros de processo para melhorar a qualidade;

5)     Auxiliar nos rendimentos dos processos fabris em pequena escala;

6)     Indicar melhores práticas de higienização nas cervejarias;

7)     Avaliar sensorialmente cervejas, identificar os principais defeitos sensoriais e propor avanços e melhorias.

Conteúdo do curso:

História da Cerveja; Matérias-primas, moagem e processo de malteação; Cenário Regional e Nacional; Legislação brasileira; Processo de fabricação de mosto; Fermentação e Maturação; Filtração e Envase; Como servir; Qualidade físico-química e Sensorial; Qualidade Microbiológica; Análise Sensorial e Off-flavors; Matemática Cervejeira; Desenvolvendo Receitas e Estilos; Serviços deCerveja e Boas Práticas de fabricação.

Carga Horária: 20 Horas

Período de realização: dias 24/10, 26/10, 29/10, 31/10 e 30/11/18 (entrega das atividades propostas, e coleta da cerveja produzida). No horário de 08:30 às 12:30 horas. As aulas serão realizadas no Laboratório de Engenharia Química, sala 806, bloco D, 8º andar, no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

Investimento:

VALOR DA PARCELA (ÚNICA) R$ 415,00

O aluno poderá parcelar o valor do curso em 2 vezes (sem juros), na Tesouraria (com o boleto em mãos), através do cartão de crédito.

Inscrições até o dia 19/10/18 ou enquanto houver vagas

Professores:

Eng.Cláudio José Galdino da Silva Junior

Prof. Dr. Hilário Jorge Bezerra de Lima Filho (Coordenador)

Prof. Dr. Jailson Rolim Teodosio