Ministério do Turismo dá apoio inédito a congresso de artesãos

Evento contará com a participação de profissionais de todo o Brasil; qualificação, intercâmbio de experiências e definição de políticas públicas prioritárias são o foco

Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participa hoje (19) da abertura do VII Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos (Contrarte) em Natal (RN). O evento vai até quarta-feira (21). A ideia é proporcionar a troca de experiências, a qualificação profissional de artesãos de todo o Brasil e a discussão sobre políticas públicas voltadas para a categoria. De acordo com os organizadores, há mais de 10 milhões de artesãos no país.

 

19_09_15_artesao_2

“O artesanato tem papel fundamental no ciclo do turismo, do sonho ao retorno dos viajantes. São as peças produzidas pelas mãos habilidosas dos artesãos que fazem o visitante lembrar com saudade dos nossos destinos”, afirma o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Ao longo da última década o Ministério do Turismo trabalhou para ressaltar a importância do artesanato como um dos principais meios de agregar valor às atividades turísticas.

No último ano, a pasta publicou o edital de chamada pública para aprimorar e incentivar a comercialização de produtos associados ao turismo no entorno de 12 parques nacionais. O investimento total de quase R$ 3 milhões beneficiou a economia local, incluindo artesãos, de cidades espalhadas pelo Brasil nas proximidades dos atrativos naturais.

Além da parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) para a realização do Contrarte, representantes do MTur vão ministrar palestra sobre as oportunidades de qualificação para os artesãos no Pronatec Turismo e sobre como o artesanato, produto associado ao turismo, pode ser um diferencial competitivo para os destinos turísticos.

“O apoio do Ministério do Turismo foi fundamental para melhor estruturarmos o nosso evento e ampliarmos o debate sobre políticas públicas de interesse da categoria”, afirmou Isabel Gonçalves, presidente da Confederação Nacional dos Artesãos, entidade que reúne 21 federações de artesãos espalhadas pelo Brasil.

O congresso é bianual e está na sétima edição. Ele começou a ser realizado em 1991 no Rio Grande do Sul. A sede da próxima edição, marcada para 2017 será definida durante o evento.

Matéria publicada na página do Ministério do Turismo. http://www.turismo.gov.br

Link para a matéria: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/5598-minist%C3%A9rio-do-turismo-d%C3%A1-apoio-in%C3%A9dito-a-congresso-de-artes%C3%A3os.html

 

 

Deixe uma resposta