ONU reconhece o Turismo como atividade essencial para o Desenvolvimento Sustentável

O Turismo, entre outros aspectos positivos, gera empregos e promove a cultura local.

27 de setembro é a data na qual são comemorados o Dia Mundial do Turismo, e no Brasil, o Dia do Turismólogo. A Organização Mundial do Turismo – OMT elegeu como tema para 2015 “Um bilhão de turistas, bilhões de oportunidades”,  dando destaque ao impacto positivo que o setor gera sobre o crescimento econômico, criação de emprego e desenvolvimento para um destino.

Para o Secretário Geral da Organização Mundial do Turismo – OMT, Taleb Rifai, a cada viagem realizada, o turista se torna parte de um movimento global que tem o poder de promover o desenvolvimento inclusivo, através da criação de empregos e de sociedades sustentáveis.

De acordo com Gustavo Henrique Braga em matéria publicada no site do Ministério do Turismo*, a cúpula das Nações Unidas, que reuniu cerca de 150 líderes mundiais, entre eles a presidenta Dilma Rousseff, reconheceu o turismo como uma das atividades essenciais para o desenvolvimento sustentável no mundo.

Entre os 17 objetivos e 169 metas aprovados na sexta-feira (25), em Nova York (EUA), para serem cumpridos até 2030, o setor foi considerado essencial pela capacidade de gerar empregos e promover a cultura local, além de estratégico para monitorar os impactos e gerir os recursos naturais.

Nova Iorque - EUA, 28/09/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante abertura do Debate de Alto Nível da 70ª Assembleia-Geral das Nações Unidas. Foto: Ichiro Guerra/PR
Nova Iorque – EUA, 28/09/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante abertura do Debate de Alto Nível da 70ª Assembleia-Geral das Nações Unidas. Foto: Ichiro Guerra/PR

 

Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, a inclusão do setor em um documento que aponta caminhos para o futuro da nação e comprova a importância do turismo como vetor de geração de emprego e renda. “O turismo tem grande potencial de gerar renda e desenvolver comunidades locais, valorizando o patrimônio genuíno do país”, disse.

O secretário-geral, da Organização Mundial do Turismo – OMT, Taleb Rifai, afirmou que o documento é o ponto de partida e que agora é necessário colocar em prática as ações que promovam políticas e estratégias de negócios que monitorem e minimizem os efeitos negativos do desenvolvimento do turismo.

A sustentabilidade é uma das premissas do Ministério do Turismo brasileiro. Desde 2004, a pasta desenvolve programas para valorizar e inserir a sustentabilidade no setor. Entre as ações já realizadas estão o Programa de Regionalização, o Programa Talentos do Brasil Rural, o Viaje Legal, a Produção associada ao turismo (artesanato e turismo de base comunitária, entre outros) e o Programa Turismo Acessível.

Em 2004, o Ministério lançou o Programa Turismo Sustentável e Infância com foco no enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes no turismo brasileiro. Desde 2004, foram distribuídos 6 milhões de materiais informativos sobre a campanha.

*Matéria original foi publicada no site do Ministério do Turismo em 28/09/2015.

Copie e cole o link abaixo para ler a matéria na íntegra:

http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/5538-desenvolvimento-sustent%C3%A1vel-depende-do-turismo,-diz-onu.html

Deixe uma resposta