Qual a diferença entre bacharelado e tecnológico?

Os dois cursos são bem semelhantes. Eles têm boa carga de disciplinas voltadas para administração, gestão e marketing, e as aulas práticas (eventos, entretenimento e serviços em bares e restaurantes) ganham destaque no currículo.

O mercado de trabalho
O mercado encontra-se bastante aquecido, com a abertura de vagas tanto para bacharéis como para tecnólogos. A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) prevê um crescimento de 25% para esse mercado em 2010. “Além do impulso gerado por eventos futuros, como Copa do Mundo e Olimpíadas, cresce muito o turismo de negócios no país”, analisa Ellen Regina Mayhe Nunes, coordenadora do tecnológico em Turismo da PUCRS. Com forte demanda, as opções de colocação se diversificaram: além de cargos de gerência e coordenação na área de hotelaria, com crescimento em especial na Região Nordeste, os profissionais têm sido contratados por operadoras para elaborar propostas de produtos turísticos, pensando o roteiro, os custos e a viabilidade. Os cruzeiros marítimos também oferecem vagas: todo navio que aporta no litoral do país precisa, por lei do Ministério do Trabalho e Emprego, ter 25% de brasileiros em sua tripulação.

O que você pode fazer
Agência de viagens: Organizar roteiros turísticos e ecoturísticos e apresentá-los aos clientes, informando-os sobre meios de transporte, opções de hospedagem e atrações dos locais que serão visitados. Emitir passagens, reservar vagas em hotéis, restaurantes e espetáculos.

Alimentos e bebidas: Atuar em restaurantes, casas noturnas e hotéis na coordenação, gestão e operacionalização da área.

Ecoturismo: Organizar roteiros ecológicos e guiar turistas. Eventos Organizar, desenvolver e apresentar eventos tanto de negócios quanto de entretenimento.

Hotelaria: Administrar hotéis e supervisionar os serviços oferecidos aos hóspedes. Negociar com fornecedores de mantimentos. Auxiliar no planejamento da montagem e na organização de novos empreendimentos hoteleiros.

Marketing: Desenvolver análises de mercado, buscando estratégias para satisfazer as necessidades dos clientes, mantê-los fiéis e captar novos. Criar projetos de divulgação de um município, um estado, uma região, uma propriedade ou um produto, de modo a atrair visitantes e investimentos.

Planejamento: Identificar o potencial turístico e elaborar estratégias de exploração nesse segmento em um município, estado ou região. Analisar o impacto do turismo sobre o meio ambiente e a cultura local, estimular a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da atividade.

Transporte: Atuar na coordenação e supervisão de serviços de empresas aéreas, marítimas, rodoviárias e ferroviárias.

Turismo de negócios: Organizar viagens e eventos para profissionais, como congressos, feiras e convenções.

Deixe uma resposta