Concessão de portos e ferrovias prevê investimentos no turismo

 

Os editais de concessão de portos e ferrovias que serão lançados pelo governo federal no próximo ano irão induzir investimentos em itens voltados para o atendimento de turistas. Em reunião com o ministro Gastão Vieira do Turismo e representantes da cadeia produtiva do setor, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, anunciou ontem que os participantes da concorrência pública terão de prever investimentos na construção de centros de atendimento aos turistas em estações de trens e em infraestrutura adequada para passageiros nos portos.

“O turismo é um importante setor e o governo está atento a ele. O Ministério do Turismo tem participado de grupos de trabalhos estruturantes, voltados para os grande eventos, por exemplo”, afirmou Hoffmann. Segundo ela, o Plano de Aviação Regional também levará em consideração o turismo na definição de investimentos.

Durante o encontro, empresários do setor elogiaram a decisão do governo de incluir a hotelaria no Plano Brasil Maior, com a desoneração da folha de pagamento, a redução das tarifas energéticas e dos juros dos cartões de crédito. “São itens fundamentais que ajudam a melhorar a competitividade dos nossos serviços e, consequentemente, facilitam o aumento do fluxo turístico no Brasil’, avaliou o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci.

O pacote de medidas voltadas para o turismo prevê, como contrapartida, o fortalecimento do mercado de trabalho, com a abertura de novos postos, e o aumento do faturamento das empresas, com o objetivo de equilibrar a arrecadação. “O governo tem feitos sua parte com a redução de impostos, por exemplo. Agora chegou a hora de a iniciativa privada dar a resposta e baixar preços para atrair mais consumidores, fazer o brasileiro viajar, cada vez mais, pelo País. Vamos cobrar”, afirmou Gastão Vieira.

Fonte: http://blogs.ne10.uol.com.br/peinvestimento/2012/09/28/concessao-de-portos-e-ferrovias-preve-investimentos-no-turismo/?fb_action_ids=4288874692916&fb_action_types=og.recommends&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582

Deixe uma resposta