Consórcio inédito entre universidades pernambucanas é lançado em cerimônia na Unicap

image_pdfimage_print

Os reitores das cinco universidades pernambucanas, Padre Pedro Rubens (UNICAP),  Anísio Brasileiro (UFPE), Maria José de Sena (UFRPE), Carlos Calado (UPE) e Julianeli Tolentino de Lima (UNIVASF) participaram na manhã desta terça-feira (25), no Salão Receptivo da Católica, do lançamento do consórcio “Pernambuco Universitas”. Um inédito convênio de cooperação interuniversitária entre as principais instituições de Pernambuco.

paulomaia-38

O convênio, pioneiro no país, promoverá a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre as cinco universidades, visando o desenvolvimento e a execução conjunta de programas e projetos, e o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos.

Os recursos materiais, humanos e financeiros necessários à execução, em cada programa ou projeto, das atividades resultantes do convênio, serão fornecidos pelas universidades que formam o consórcio “Pernambuco Universitas”, dentre as suas respectivas disponibilidades, ou mediante captação junto a organismos oficiais, governamentais ou privados, nacionais ou estrangeiros.


Como surgiu a ideia do consórcio

A ideia do consórcio começou a surgir a partir da participação conjunta dos reitores das cinco universidades no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado, a convite do então governador Eduardo Campos. A criação de um modelo de atuação consorciada entre as universidades pernambucanas, visando integrar as diferentes competências existentes bem como ampliar as possibilidades de atuação dessas instituições na esfera internacional, foi inspirada no Protocolo de Intenções para fortalecer a cooperação acadêmica entre as universidades de Pernambuco e as principais universidades de Toulouse, na França, assinado no dia 12 de dezembro de 2013, em Brasília, com a presença do presidente francês, François Hollande, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

paulomaia-2-1024x682

A atuação consorciada foi implantada com sucesso na França, na região do Midi-Pyrénées, cujo conjunto das principais universidades e instituições de ensino originou o consórcio denominado Université de Toulouse. Essa iniciativa regional teve repercussão em toda a França, contribuindo para a edição de uma Lei Nacional sobre o Ensino Superior e a Pesquisa, com o objetivo de transformar os Polos de Pesquisa e Ensino Superior em Comunidades de Universidades e Estabelecimentos de Ensino.

Fonte: Assecom

Deixe uma resposta