Unicap realiza workshop de Cocos2D-X para desenvolvimento de games

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos alunos de tecnologia do Recife, pela segunda vez, realizada-se, nessa quarta-feira, no laboratório multimídia do Curso de Jogos Digitais o treinamento em Cocos2D-X. O curso será ministrado pelo BlackBerry Elite Member, Sérgio Migueis.

575616_10201157612972853_1729051921_nNo workshop será apresentado o Framework Cocos2D-X para criação de um puzzle desenvolvido pelo manage do Dev Group Recife e coordenador do curso de Jogos Digitais, o professor Breno Carvalho, com o apoio de Migueis, para a promoção “Edição Limitada” do novo aparelho da BlackBerry, o Z10. O game já encontra disponível na loja da BlackBerry para download gratuito.

O treinamento aconteceu na última terça-feira, (28) no BlackBerry Tech Center Recife, localizado no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. O mesmo treinamento ocorrerá, hoje, na Universidade Católica de Pernambuco. “As inscrições logo se encerraram, pois não se tem treinamento dessa linguagem muito usada por desenvolvedores asiáticos em nossa Região”, diz o manage do Dev Group Recife, o estudante Alexandre Cisneiros.

O evento é uma parceria do BlackBerry Tech Center Recife, Curso de Jogos da Unicap e o BlackBerry Dev Group  Recife.

Para acompanhar cursos e informações para a plataforma BlackBerry cadastre-se na página do grupo no Facebook: http://www.facebook.com/groups/blackberrydevgrouprecife/

 

 




BioTest: game para iOS e Android desenvolvi​do na Unicamp é educativo com foco em Biologia

A dica de game de hoje é educativo, porém bastante divertido chamado BioTest. Desenvolvido por meio de uma parceria entre a produtora Takase e Dias e a Unicamp, o jogo BioTest foi lançado há poucas semanas para as plataformas iOS e Android. Esta sugestão de game vai especialmente para os fãs de Biologia e estudantes da área.

O game foi desenvolvido no Laboratório de Tecnologia Educacional da Unicamp e é o primeiro game licenciado da Universidade, apesar de já estar atuante no desenvolvimento de aplicativos mobile gratuitos desde 2011. Desde que a desenvolvedora firmou parceria com a Unicamp, o objetivo tem sido o de criar jogos de qualidade que possa, contribuir com o desenvolvimento nacional.

BioTest apresenta as questões de forma agrupada entre as categorias Biologia Celular, Fisiologia, Bioquímica e Botânica. Além disso, os jogadores podem definir o modo de jogo em até três níveis de dificuldade, deste modo, todos os tipos de jogadores poderão se entreter. Basicamente, ele é como o tradicional jogo de forca, porém com perguntas específicas sobre biologia. O interessante é que o game conta com 1200 questões e 400 delas são ilustradas, ou seja, um belo arquivo para estudantes de biologia estudar e decorar alguns nomes.

Os gráficos do game são bem simples, porém o objetivo do time de criação foi entregar um jogo funcional e educativo, afinal de contas. Outras funções estão a possibilidade de desafiar os amigos e entrar no ranking geral ou desbloquear conquistas. Há ainda suporte para os idiomas inglês e português.

O título já está disponível para download na App Store e no Google Play. Se você curte biologia e quer testar seus conhecimentos, dê uma olhada em BioTest.

Fonte: GameReporter




Ex alunos de Jogos Digitais da Unicap criam modelo virtual da Arena do Sport

Ex alunos do curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco desenvolveram um vídeo em 3D, demostrando como ficaria a nova arena do Sport Club do Recife, que ainda não tem data certa para iniciar. O vídeo foi desenvolvido por Gustavo Marques e Alexandre Cavalcante, servidores públicos; e pelo artista 3D Bernardo Porto, todos ex-alunos do curso de Jogos Digitais da Unicap. Além deles, o projeto conta com a participação de João Sheeperson, arquiteto que foi contratado para fazer a edição e a pós produção.

Segundo Gustavo, a ideia surgiu do interesse em inserir a tecnologia utilizada no desenvolvimento de jogos digitais à prática já consolidada de mercado imobiliário de apresentação de projetos de arquitetura em 3D como ferramenta de marketing.

Sport Club do Recife – Nova Arena / New Arena HD 720p from Virtualize3d on Vimeo.

Inicialmente, o vídeo não estava nos planos, mas por solicitação do clube, foi realizado como uma primeira etapa do trabalho. Gustavo afirma também, que está prevista uma próxima etapa da apresentação na qual serão disponibilizados recursos de interatividade, que simularão um percurso feito pela pessoa, semelhante a um jogo em primeira pessoa. Porém, esta fase está na dependência da aprovação do projeto definitivo na Prefeitura e do desenvolvimento de alguns projetos de interiores por parte dos arquitetos. Para a segunda parte, está prevista a participação de Daniel Nipo e de Anderson Santos, alunos do curso de Jogos Digitais da Unicap.

O vídeo foi elaborado em aproximadamente três meses. Nesse período, o trabalho foi árduo, sendo feito tanto a noite quanto nos finais de semana. O trabalho foi realizado em parceria com o Sport Club do Recife.  Gustavo também ressalta a importância do projeto para o futuro profissional dele e de seus colegas: “Este projeto é muito importante na evolução profissional porque se trata de um empreendimento de grande vulto, complexidade e visibilidade, o que exige que visemos um produto de boa qualidade, o que demanda muito tempo, estudo e dedicação”, diz.




Começa daqui a pouco a palestra Como se Tornar um Profissional de Jogos.

O curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco promove o Como se Tornar um Profissional de Jogos. Com palestras de Filipe Hudson da Saga, Como se tornar um artista profissional, e Francinildo Kleyson da Innovation Center, Desenvolvendo Games para Windows8, o evento é uma oportunidade para quem está no começa da carreira e deseja aprimorar suas habilidades.

Você não pode perder, vai acontecer no Bloco A, sala 510, entre 18h30 às 22h00. Vale lembrar que a entrada é franca.

417956_474560725950542_362924557_n