Profissionais falam de experiência de desenvolver jogos para Disney

Com o objetivo de promover debates e network entre academia e mercado, as empresas Manifesto e a BigHut apresentaram no último sábado, 27 de maio, o Game Pro Circuit 2013 com o tema “Game as a Service e Arte para a Disney, relatando suas experiências no desenvolvimento de dois jogos para a empresa americana Disney. O evento aconteceu em no Bloco A, sala 510 da Universidade Católica de Pernambuco, com o apoio do Curso de Jogos Digitais.

Durante o evento, foram relatadas as dificuldades de se animar personagens consagrados, a exemplo do Mickey Mouse, para um dos jogos com o foco no público infantil. O Game Pro Circuit 2013 tem uma programação que irá até o mês de novembro deste ano. O próximo evento será o  Game Jam, que acontecerá no dia 31 de maio (data atualizada) com o tema: casino games. Confira a programação completa no link: Game Pro Circuit 2013

Veja o que rolou durante o evento:

 




Tendências tecnológicas serão discutidas em evento na Unicap

poster-wtt2013Com o objetivo de apresentar as perspectivas de profissionais e empresas sobre plataforma de desenvolvimento e sistemas computacionais, o curso de Ciências da Computação da Unicap realiza nos dias 02 e 03 de maio, a partir das 18h15 no Auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco o II Workshop de Tendências Tecnológicas – WTT’13.

A segunda edição do evento abordará temas sobre plataformas móveis, sistemas embarcados, Wearable Computers e muito mais. O evento é gratuito e conta com o apoio do Curso de Jogos Digitais da Unicap, do BlackBerry Dev Group Recife e do Cesar. Confira a programação:

Dia 02/05

Palestra: Mobile Development: HTML5 + BlackBerry 10
Alexandre Cisneiros

Especializou-se em desenvolvimento para web e aplicativos para telefone. Iniciou a desenvolver para BlackBerry® 10 em agosto de 2012 quando foi vencedor do Hackathon da BlackBerry em Recife. Atualmente, é gerente do grupo de desenvolvedores para BlackBerry em Recife e desenvolvedor no BlackBerry Tech Center Recife.

Palestra: Desenvolvendo para Windows 8
Daniel Ferreira

Formado em Ciência da Computação pela UFPE e Mestrando na Área de Engenharia de Requisitos. Atua nas áreas de desenvolvimento móvel e web, especializado no uso de tecnologias Microsoft. Tem mais de 10 anos de experiência com .NET, e possui certificações Microsoft MCTS Web, MCTS WPF e MCPD Web. Ministra aulas de Windows Phone em diversas faculdades do Nordeste e atualmente é Engenheiro de Sistemas pelo C.E.S.A.R.

Palestra: Wearable Computers – A próxima fronteira rumo a singularidade
Antonio Luiz Cavalcanti
Doutorando na área de Sistemas Embarcados Inteligentes e Consumo de Energia na Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Gestão de Dívida Técnica em Produtos de Software pela Universidade Federal de Pernambuco (2012); Pós-graduado em Gestão de Projetos pela Universidade de Pernambuco (2009); Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (2004). Atualmente Gerente de Projetos, Professor e Pesquisador nas áreas de Consumo de Energia em Dispositivos Móveis e Inteligentes e Sistemas Embarcados. Possui experiência de 4 anos na gestão de projetos de pesquisas acadêmicas, 6 anos na área de gestão de projetos de software comerciais e 11 anos na área de TI.

///////////////////////////////////////////

Dia 03/05

Palestra: Coisas que levei um tempo para aprender
Luiz Borba
MiniCV: Luiz Borba é bacharel em Ciência da Computação pela UFPE e tem trabalhado com desenvolvimento de software desde o início da década de 90. Começou desenvolvendo software embarcado em assembler Z80 para hardwares específicos. Aos poucos foi entrando no mundo dos PCs, primeiro desenvolvendo device drivers para o velho DOS e depois escrevendo compiladores. Fundou a NET PE (BBS e Internet) em 94 e quebrou a cara. Depois de passar por grandes empresas aqui no Recife e em empresas .COM, sossegou no CESAR, onde trabalha desde 2001. No CESAR vem agregando outros conhecimentos além do técnico. É especialista em metodologias ágeis e está estudando pra cacete pra ser expert em estratégias de negócios.

Palestra: Android powered devices
Diego Souza
Diego possui graduação em Ciência da computação pela Universidade Católica de Pernambuco (2007), MBA em Sistemas ERP pela Softex e é mestrando em Engenharia de Software pelo CESAR.edu. Já trabalhou com sistemas ERP na CIV (cia industrial de vidros), no processo de integração do SAP. Já atuou como professor titular da FAFICA e da faculdade Maurício de Nassau. Atualmente é engenheiro de sistemas do C.E.S.A.R. – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife,onde já trabalhou com as tecnologias Java, Java ME, Java EE, C, C++ e Android e atua como líder técnico de projetos Mobile, além de ser professor do C.E.S.A.R.EDU e coordenador dos cursos de android da iMedia treinamentos.

Palestra: Lições práticas no desenvolvimento de sistemas embarcados
Daniel Pereira
Daniel Pereira é engenheiro sênior de sistemas embarcados e coordena as atividades técnicas dos projetos nessa área no CESAR. Ele tem mais de 10 anos de experiência em projeto e desenvolvimento de sistemas embarcados críticos em vários domínios. É técnico em Eletrônica pelo atual IFPE, Bacharel em Ciências da Computação pelo Centro de Informática da UFPE e possui especialização em Engenharia de Software para Sistemas de Tempo-Real pela Universidade de Stuttgart.

 




Ex-aluna de jogos faz parte de equipe premiada

Equipe vencedora (esq. para dir.) Keziah Costa, Inês Calado, Julliana de Melo e Gustavo Belarmino. | Foto: Marcos Pastich/JC Imagem
Equipe vencedora (esq. para dir.) Keziah Costa, Inês Calado, Julliana de Melo e Gustavo Belarmino. | Foto: Marcos Pastich/JC Imagem

A ex-aluna de Jogos Digitais e designer do portal NE10 Keziah Costa, faz parte da equipe que recebeu o 5º Prêmio Sebrae de Jornalismo na categoria de webjornalismo, com a matéria Energia – A hora de renovar veiculada no portal NE10. Também fazem parte da equipe, os editores: Gustavo Belarmino, Julliana de Melo e Inês Calado.

Veja a matéria premiada no link: Energia – A hora de renovar.

Fonte: NE10




Aluno da Unicap é o vencedor do Fifa Interactive World em Recife

A competição no mundo digital teve torcida e muitas emoções da plateia que assistir à seletiva Recife do Fifa Interactive World. Pernambuco será representado pelo aluno Edson Mata do curso de Ciências da Computação da Unicap. Ele vai para São Paulo para participar da final, valendo prêmio de 10 mil reais, além de uma passagem para a competição na Espanha. Parabéns Edson e estamos na torcida.




Novidades sobre GameWorld Expo e o Troféu GameWorld 2013

Com a ausência de informações ou uma data definida para  o GameWorld, feira de games organizada pela Tambor Digital, editora responsável pela revista EGW e Nintendo World, muita gente imaginou que era o fim do evento. Mas não se desespere, saiba as novidades do evento para esse ano.

trofeu-GameWorldA primeira notícia é relacionada ao 9º Troféu Gameworld: ele já foi realizado. Nesta edição os votos foram exclusivamente pela internet e angariou mais de 180 mil votos, um recorde jamais alcançado por quaisquer edições anteriores. Quem se deu bem foi a Ubisoft, que faturou nada menos que 6 troféus, incluindo os cobiçados prêmios de Desenvolvedora do Ano e Jogo do Ano com o campeão de vendas Assassin’s Creed.

Quem também se saiu bem na votação popular foi a produtora Riot, que foi contemplada com os prêmios Melhor Jogo de MMO e Melhor Jogo Free to Play graças ao viciante League of Legends. A Rovio conquistou os prêmios de Melhor Jogo de Tablet e Smatphones respectivamente com o divertido Angry Birds Star Wars. O melhor game exclusivo de PS3 foi Journey, enquanto que o exclusivo mais querido dos fãs do Xbox 360 foi Halo 4. Já os usuários do Wii curtiram muito Mario Party 9. O game mais esperado do ano é GTA V da Rockstar, prêmio bastante merecido por sinal.

Toda a lista de vencedores pode ser conferida na página oficial do Gameworld.

Com relação ao Troféu Gameworld, previsto para os dias 22 a 24 de março de 2013, foi adiado para o final do ano, sem data definida. A mudança, de acordo com a organização, ocorreu motivada pela ausência de novidades para o gamer brasileiro, em outras palavras, o início do ano não oferece tantos atrativos quanto o período de final de ano. Vale lembrar que todos esperam ansiosamente a chegada do Playstation 4, bem como um novo Xbox e o lançamento oficial do Wii U.

Outra mudança estratégica ficará com a 10º edição do Troféu Gameworld, que ocorrerá na primeira semana de dezembro, mais exatamente no dia 10. A ideia é que deste modo se consiga englobar todos os games lançados no ano, desde o dia 1 de janeiro até o finalzinho do ano, sem riscos de deixar nenhum título AAA de fora. O local da cerimônia permanecerá o Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca.

Com estas mudanças, a comunidade gamer espera que tanto o Troféu quanto a Gameworld Expo sejam ajustadas e sejam ainda melhores que nunca. Ao passo que surgirem mais novidades nós vamos comunicando por aqui. E desde já vamos esperar ansiosamente para ver o que a feira trará de novidades!

Fonte: GameReporter




Sebrae lança concurso de desenvolvimento de jogos

Desenvolvedores de games, apresentem-se! O Sebrae acabou de abrir um concurso de desenvolvimento de jogos valendo vários prêmios em dinheiro. A intenção é promover e fomentar a indústria nacional de jogos digitais, iniciada na Campus Party 2013 quando desenvolvedores participaram de uma Jam de 17 horas.

O novo concurso iniciou no último dia 20 de março de 2013, mas não se preocupe: o prazo para inscrição no concurso vai até o dia 01 de maio de 2013 através de um site especial. O desafio é que os desenvolvedores criem games com temas relacionados à gestão empresarial.

Não há restrições para os participantes, podendo ser designers profissionais ou amadores, empresas estabelecidas, estudantes, professores, etc. Ou seja, o concurso é aberto para qualquer interessado, e o número deve ser elevado levando-se em consideração o total de premiação aos dez melhores classificados.

Para inscrever seu projeto é necessário criar um cadastro junto ao Sebrae e posteriormente informar que tipo de jogo pretende criar, indicando o gênero e quais temas foram abordados. Após fazer isso você recebe um código de inscrição para enviar seu game. Este código deverá ser identificado com o game quando ele for enviado via CD, DVD ou pen drive.

Os projetos serão julgados por três técnicos e três especialistas em empreendedorismo e educação empreendedora, que irão analisar quesitos como capacidade técnica dos desenvolvedores, relação com o tema do concurso, originalidade, inovação, viabilidade técnica, jogabilidade e integração com redes sociais. O resultado será revelado no dia 15 de maio.

O primeiro lugar leva R$ 80 mil para casa, enquanto que o segundo colocado fica com R$ 70 mil e o terceiro lugar fica com R$ 60 mil. O quarto e o quinto lugar são premiados com R$ 50 e R$ 40 mil respectivamente. A partir do sexto lugar até o décimo colocado os prêmios são de R$ 30 mil reais cada.

“Quando bem elaborados, os games, além de serem divertidos, ajudam a desenvolver a capacidade gerencial em pequenos negócios e habilidades empreendedoras, além de difundir os conceitos de competitividade, ética e associativismo”, disse Luiz Barretto, presidente do Sebrae.

Além dos prêmios em dinheiro, os grandes vencedores assinarão um termo de cessão com o Sebrae para que os jogos sejam disponibilizados gratuitamente na nova plataforma de jogos da entidade que tem a finalidade de desenvolver a capacidade gerencial em pequenos negócios e habilidades empreendedoras de forma interativa. Para isso, o Sebrae munirá os vencedores com um kit para portar o jogo para essa plataforma que certamente será muito importante para o portfólio dos desenvolvedores e dará boa notoriedade.

O concurso é organizado pelo Sebrae, com o apoio da iMasters, Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) e Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games (Acigames). Mais informações sobre o concurso deverão ser liberadas em breve. Você pode acompanhar o andamento do concurso e as regras gerais no site.

Fonte: GameReporter




Recife sediará Interaction South America em novembro

Recife em 2013 é a cidade protagonista de mais uma edição do Interaction South America e protagonizará mais um capítulo dessa crescente evolução do maior evento de Design de Interação da América Latina.

isa2013-finalA edição no Recife será realizada pelo IxDA/Recife, co-realizada pelo C.E.S.A.R e com a
produção da Make It Happen. O tema do evento é “Novas indústrias, novos modelos”,
que segundo um dos organizadores do evento, Rodrigo Medeiros, leva em consideração o
papel que o design de interação tem nas mundanças nos processos de produção de novos
materiais, no advento da cultura/movimento de produção de produtos DIY (faça-você-
mesmo) e a influência disso na sociedade e nas próprias indústrias (manufatura e criativa –
incluindo nesta a de entretenimento).

Para os dois primeiros dias do evento, quando acontecerão os workshops, as apresentações de artigos acadêmicos, os cases de Mercado, a exposição de arte interativa, as mesas-redondas e mini-palestras, o evento se concentrará no Recife Antigo, onde será feito o “Distrito da Interação”. Para os dois dias seguintes, de palestras, o evento contará com a capacidade de 2317 lugares do Teatro Guararapes, e receberá 14 palestrantes
nacionais e internacionais. O coordenador do evento, Emiliano Abad, comenta: “será uma grande conferência comparável às realizadas na Europa e nos Estados Unidos.”

O público esperado vem de várias áreas como Ciência da Computação, Design, Arquitetura, Administração, Marketing, Comunicação e Arte. Dessas áreas virão consultores, diretores, formadores de opinião, estudantes universitários de graduação e pós- graduação. A expectativa, baseada nas edições anteriores, é que 70 do público venha de outros estados e países.

Serviço:
Interaction South America 2013
13 a 17 de novembro de 2013
Recife Antigo e Teatro Guararapes
http://isa.ixda.org/2013

Mais informações:
Emiliano Abad – emiliano@ixdarecife.org / 8889.4776
Rodrigo Medeiros – rodrigo@ixdarecife.org