Alunos participam de palestra que tratou da realibitação de pacientes com deficiência motora

Alunos do curso de Jogos Digitais participaram de palestra que abordou a utilização de jogos na reabilitação de pacientes com deficiência motora. O evento aconteceu ontem (04/02/13) na sala de multiuso do Bloco A da Unicap e contou com a presença da professora e mestra Ana Karolina Pontes de Lima, membro da clínica Corpore Sano que é vinculada ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Na palestra foi mostrado alguns casos de sucesso de paciêntes que foram reabilitados utilizando jogos desenvolvidos para o Nintendo Wii, que são os mesmos utilizados nos tratamentos na Corpore Sano.

Abaixo algumas fotos do evento.

 




Jogos “Sérios” ajuda na cura de doenças

Foldit é o título do jogo criado pela Universidade de Washington com a finalidade de auxiliar cientistas a descobrirem a cura de doenças. Exemplo disso foi a descoberta, em três semanas,  de uma protease retroviral que já era estuda há mais de 10 anos sem sucesso.

O jogo consiste em simular proteínas em que o jogador é desafiado a dobrar e rearranjar as cadeias de aminoácidos para criar novas estruturas ideais para essas moléculas. A proposta é ousada, mas o jogo está obtendo resultados surpreendentes.

O game é gratuito e pode ser baixado nas versões Windows, Mac e Linux.

Foldit – http://fold.it/portal/puzzles