05 de novembro
Das 09h00 às 10h40 - Sessões de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4
S21 - Mulheres em ação / Women in action
Anfiteatro, G4, 3º andar
Coordenação: José Gatti, UFSCar, Unip/SP
Catherine Benamou, University of Michigan, EUA - Con amor, tequila
y gasolina: las aventuras transfronterizas de Lola la Trailera
Chris Holmlund, University of Tennessee, EUA - In the line of female
fire: Alien3, The Long Kiss Goodnight, Foxy Brown and American women
in action
Lucia Saks, University of Michigan, EUA - South African Cinema
Dorit Naaman, Queen's University, Canadá - Angels of death:
terrorism & gender in the Palestinian-Israeli conflict
S22 - Corpo e simulacro
Sala A, G4, 3º andar
Coordenação: Fernando Mascarello, Unisinos/RS
Geisa Rodrigues, UFF - Madame Satã enquadrado
Luiz Cláudio da Costa, UNESA/RJ - Representação,
referência e simulacro
Mauro Luiz Rovai, Unicamp - Tempo e movimento: o corpo no cinema
de Leni Riefenstahl
Ivonete Pinto, USP - O clube dos mentirosos - uma investigação
sobre falsas informações em quatro filmes
S23 - História, nação e cinema
Sala multiuso, G4, 3º andar
Coordenação: Flávia Seligman, Unisinos/RS
José Luiz Aidar Prado e Moira Toledo Cirelo, PUC/SP - Dogville,
Elephantville, Toqueville: o cinema repensa a democracia sob o impacto
da violência
Jorge Luiz Bezerra Nóvoa, UFBA - A decadência da "Civilização
Ocidental": as representações cinematográficas
Ana Lucia Lobato - A apropriação da história
em Hans Staden e sua implicação na representação
dos índios tupinambás
Alessandra Soares Brandão, Unisul/SC - A Estrada, a Nação
E Sua Mãe Também: dupla narração e resistência
no filme de Alfonso Cuarón
S24 - Dramaturgia audiovisual
Sala B, G4, 3º andar
Coordenação: Andréa Moreira, UFPB
Maria Thereza Azevedo, Unimep/SP - Dogville: o épico e o
trágico com as marcas de um jogo sobre a representação
do homem
Rubens Rewald, USP - Objeto transformacional
Vitória Azevedo da Fonseca, UFF - Adaptações
históricas: a pesquisa em Baile Perfumado e O Cineasta da Selva
Lisandro Nogueira, UFG - Cinema e jornalismo: Boca de Ouro de Nelson
Pereira dos Santos
S25 - Narrativas audiovisuais contemporâneas
Sala de teleconferência, G4, térreo
Coordenação: Thiago Soares, Universo/PE
Patrícia Moran Fernandes, UFMG - "Play it again"
André Brasil, PUC/MG - Virar a câmera
Eduardo de Jesus, PUC/MG - O sistema híbrido das imagens:
o clipe "quase-documentário"
Renata Correia Lima Ferreira Gomes, PUC/SP - Estratégias
narrativas no game
Das 10h40 às 11h00
Intervalo
Das 11h00 às 12h40 - Sessões de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4
S26 - Cinema português, cinema brasileiro
Sala A, G4, 3º andar
Coordenação: Bernadette Lyra, Unip/SP
Jorge Luiz Cruz, UERJ - Da literatura ao filme: o processo de adaptação
em Manoel de Oliveira
Paulo Filipe Monteiro, Universidade Nova de Lisboa - O drama e a
ficção do cinema português
Leandro José Luz Riodades de Mendonça, UNIPLI/UFF - Comédia
popular no Brasil e em Portugal: interações analíticas
Leonor Areal, Universidade Nova de Lisboa - Ponto de vista cinematográfico
e ideologia
S27 - História do cinema brasileiro
Sala B, G4, 3º andar
Coordenação: Maurício Reinaldo Gonçalves,
UFSCar
Afrânio Catani, USP - Mário Civelli: empreendedor,
"cavador" e produtor-relâmpago de filmes
Luís Alberto Rocha Melo, UFF - Argumento e roteiro: a contribuição
de Alinor Azevedo
Débora Lúcia Vieira Butruce, UFF - Por uma cenografia
popular: o trabalho de Alcebíades Monteiro Filho
André P. Gatti, FAAP - Paulo Emílio e Cinema: trajetória
no subdesenvolvimento
S28 - Diálogos intertextuais
Sala multiuso, G4, 3º andar
Coordenação: Cristina Teixeira, UFPE
Mariarosaria Fabris, USP - Mattia Pascal: profissão repórter
Rafael de Luna Freire, UFF/MAM-RJ - O teatro de Plínio Marcos
e o cinema: amor e ódio
Vanessa Teixeira de Oliveira, FANOR/CE - O movimento expressivo
na teoria do espetáculo de Serguei M. Eisenstein
S29 - Representações cinematográficas da metrópole
Anfiteatro, G4, 3º andar
Coordenação: Angela Prysthon, UFPE
Maria Dora Mourão, USP - A metrópole representada:
a montagem como articulação entre o passado e o presente
no documentário
Esther Hamburger, USP - Diferentes expressões de apropriação
de mecanismos de produção da representação
Henri Arraes Gervaiseau, USP - A metrópole e o documentário
brasileiro contemporâneo
Andréa Molfetta, USP - Quatro documentários performativos
do Cone Sul
S30 - Luz, som, montagem
Sala de teleconferência, G4, térreo
Coordenação: Hélio Godoy, UFSCar
João Carlos Massarolo, UFSCar - Eisenstein digital
Ieda Tucherman, UFRJ - Imaginário tecnológico, ficção-científica
e cinema: um encontro a ser explorado
Fernando Morais da Costa, UNESA/RJ - O som no cinema brasileiro
- primeiras tentativas
Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia, Unicamp - O cinema fantástico
ou de ficção científica e a ameaça do vídeo
- os casos Akumulator 1, Videodrome e O chamado
Das 12h40 às 14h30
Almoço
Das 14h30 às 16h10 - Sessões de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4
S31 - Hibridações de estéticas, gêneros e
mídias
Sala A, G4, 3º andar
Coordenação: Nadilson Manoel da Silva, UNICAP
Denize Correa Araujo, UTP/PR - A "estética da hipervenção"
e suas hibridações
Renato Pucci, UTP/PR - Intersecção pós-moderna
entre cinema e TV: o caso de O Auto da Compadecida
Eduardo Baggio, UTP/PR - Gêneros híbridos: Passadouro
S32 - Identidades: bandidos, migrantes, favelados
Sala de teleconferência, G4, térreo
Coordenação: Sallet Tauk, UFRPE
Fernando S. Vugman, Unisul/SC - O gangster, o bandido e o mito
Júlio César Lobo, UNEB/UFBA - Do palco ao prostíbulo:
migrantes nordestinos nas chanchadas e depois
Ramayana Lira de Sousa, Unisul/SC - "Eu, você, a vadia,
ninguém presta": antagonismo de classe em O Invasor
Marcelo Dídimo Souza Vieira, Unicamp - Filmes de cangaço,
história e etnografia
S33 - Imagem e dispositivos
Anfiteatro, G4, 3º andar
Coordenação: Henri Arraes Gervaiseau, USP
Consuelo Lins, UFRJ - Dispositivos de filmagem nos documentários
contemporâneos
Ivana Bentes, UFRJ - O filme-dispositivo e as novas narrativas
Andréa França, UFF - Condições do personagem
no documentário brasileiro contemporâneo
Kátia Maciel, UFRJ - Transcinemas
S34 - Filosofia, poesia e cinema
Sala B, G4, 3º andar
Coordenação: Andrea Mousinho, Universidade Potiguar
Denilson Lopes, UnB - Nem Favela, nem Sertão ou Por um cinema
do cotidiano
Luiza Jatobá, Unisantos - Lacan e o cinema: a contribuição
de Slavoj Zizek
Adalberto Müller Jr., UnB - Cinema de poesia em tempos de prosa
Gicelma Fonseca Chacarosqui Torchi, FIFASUL/MS - Perspectivas intersemióticas
do filme Caramujo-flor
S35 - Novas tecnologias digitais
Sala multiuso, G4, 3º andar
Coordenação: Mauro Baptista, PUC/SP
Hélio Godoy, UFSCar - Estereoscopia e as novas tecnologias
digitais
Eunice Vaz Yoshiura, Unip/SP, Unesp - Desmaterialização
da imagem no vídeo digital
Luiza Novaes, PUC/RJ - Transmídia: o impacto nas produções
audiovisuais
João Guilherme Barone Reis e Silva, PUC/RS - Notas sobre
o bias tecnológico do cinema
14h30 - Sessão especial
Bloco G, Auditório G1
Acervos cinematográficos do Recife
Coordenação: Albertina Malta, FUNDAJ
André Gil Pereira Lima, Cinemateca da Fundação
Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
Fernanda Coelho, Cinemateca Brasileira
Lula Cardoso Ayres Filho, Instituto Cultural Lula Cardoso Ayres
Marcos Enrique, Prefeitura da Cidade do Recife
Pedro Aarão, Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (MIS)
Pedro Selva, Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF)
Das 16h10 às 16h30
Intervalo
16h30 às 17h30 - Aula Magna
Bloco G, Auditório G2
Robert Stam, New York University, EUA - Teoria e Prática
da adaptação
Apresentação: Ismail Xavier, USP
21h00 - Confraternização da Socine
Festa de rua com show de Maciel Salu
e Maracatu Pavão Dourado
Praça do Arsenal - Rua do Bom Jesus
|