05 de novembro
Das 09h00 às 10h40 - Sessões de comunicações

Espaço Executivo, Bloco G4

S21 - Mulheres em ação / Women in action
Anfiteatro, G4, 3º andar
Coordenação: José Gatti, UFSCar, Unip/SP

Catherine Benamou, University of Michigan, EUA - Con amor, tequila y gasolina: las aventuras transfronterizas de Lola la Trailera

Chris Holmlund, University of Tennessee, EUA - In the line of female fire: Alien3, The Long Kiss Goodnight, Foxy Brown and American women in action

Lucia Saks, University of Michigan, EUA - South African Cinema

Dorit Naaman, Queen's University, Canadá - Angels of death: terrorism & gender in the Palestinian-Israeli conflict


S22 - Corpo e simulacro
Sala A, G4, 3º andar
Coordenação: Fernando Mascarello, Unisinos/RS

Geisa Rodrigues, UFF - Madame Satã enquadrado

Luiz Cláudio da Costa, UNESA/RJ - Representação, referência e simulacro

Mauro Luiz Rovai, Unicamp - Tempo e movimento: o corpo no cinema de Leni Riefenstahl

Ivonete Pinto, USP - O clube dos mentirosos - uma investigação sobre falsas informações em quatro filmes


S23 - História, nação e cinema
Sala multiuso, G4, 3º andar
Coordenação: Flávia Seligman, Unisinos/RS

José Luiz Aidar Prado e Moira Toledo Cirelo, PUC/SP - Dogville, Elephantville, Toqueville: o cinema repensa a democracia sob o impacto da violência

Jorge Luiz Bezerra Nóvoa, UFBA - A decadência da "Civilização Ocidental": as representações cinematográficas

Ana Lucia Lobato - A apropriação da história em Hans Staden e sua implicação na representação dos índios tupinambás

Alessandra Soares Brandão, Unisul/SC - A Estrada, a Nação E Sua Mãe Também: dupla narração e resistência no filme de Alfonso Cuarón


S24 - Dramaturgia audiovisual
Sala B, G4, 3º andar
Coordenação: Andréa Moreira, UFPB

Maria Thereza Azevedo, Unimep/SP - Dogville: o épico e o trágico com as marcas de um jogo sobre a representação do homem

Rubens Rewald, USP - Objeto transformacional

Vitória Azevedo da Fonseca, UFF - Adaptações históricas: a pesquisa em Baile Perfumado e O Cineasta da Selva

Lisandro Nogueira, UFG - Cinema e jornalismo: Boca de Ouro de Nelson Pereira dos Santos


S25 - Narrativas audiovisuais contemporâneas
Sala de teleconferência, G4, térreo
Coordenação: Thiago Soares, Universo/PE

Patrícia Moran Fernandes, UFMG - "Play it again"

André Brasil, PUC/MG - Virar a câmera

Eduardo de Jesus, PUC/MG - O sistema híbrido das imagens: o clipe "quase-documentário"

Renata Correia Lima Ferreira Gomes, PUC/SP - Estratégias narrativas no game

Das 10h40 às 11h00
Intervalo

Das 11h00 às 12h40 - Sessões de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4


S26 - Cinema português, cinema brasileiro
Sala A, G4, 3º andar
Coordenação: Bernadette Lyra, Unip/SP

Jorge Luiz Cruz, UERJ - Da literatura ao filme: o processo de adaptação em Manoel de Oliveira

Paulo Filipe Monteiro, Universidade Nova de Lisboa - O drama e a ficção do cinema português

Leandro José Luz Riodades de Mendonça, UNIPLI/UFF - Comédia popular no Brasil e em Portugal: interações analíticas

Leonor Areal, Universidade Nova de Lisboa - Ponto de vista cinematográfico e ideologia


S27 - História do cinema brasileiro
Sala B, G4, 3º andar
Coordenação: Maurício Reinaldo Gonçalves, UFSCar

Afrânio Catani, USP - Mário Civelli: empreendedor, "cavador" e produtor-relâmpago de filmes

Luís Alberto Rocha Melo, UFF - Argumento e roteiro: a contribuição de Alinor Azevedo

Débora Lúcia Vieira Butruce, UFF - Por uma cenografia popular: o trabalho de Alcebíades Monteiro Filho

André P. Gatti, FAAP - Paulo Emílio e Cinema: trajetória no subdesenvolvimento


S28 - Diálogos intertextuais
Sala multiuso, G4, 3º andar
Coordenação: Cristina Teixeira, UFPE

Mariarosaria Fabris, USP - Mattia Pascal: profissão repórter

Rafael de Luna Freire, UFF/MAM-RJ - O teatro de Plínio Marcos e o cinema: amor e ódio

Vanessa Teixeira de Oliveira, FANOR/CE - O movimento expressivo na teoria do espetáculo de Serguei M. Eisenstein


S29 - Representações cinematográficas da metrópole
Anfiteatro, G4, 3º andar
Coordenação: Angela Prysthon, UFPE

Maria Dora Mourão, USP - A metrópole representada: a montagem como articulação entre o passado e o presente no documentário

Esther Hamburger, USP - Diferentes expressões de apropriação de mecanismos de produção da representação

Henri Arraes Gervaiseau, USP - A metrópole e o documentário brasileiro contemporâneo

Andréa Molfetta, USP - Quatro documentários performativos do Cone Sul


S30 - Luz, som, montagem
Sala de teleconferência, G4, térreo
Coordenação: Hélio Godoy, UFSCar

João Carlos Massarolo, UFSCar - Eisenstein digital

Ieda Tucherman, UFRJ - Imaginário tecnológico, ficção-científica e cinema: um encontro a ser explorado

Fernando Morais da Costa, UNESA/RJ - O som no cinema brasileiro - primeiras tentativas

Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia, Unicamp - O cinema fantástico ou de ficção científica e a ameaça do vídeo - os casos Akumulator 1, Videodrome e O chamado

Das 12h40 às 14h30
Almoço

Das 14h30 às 16h10 - Sessões de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4


S31 - Hibridações de estéticas, gêneros e mídias
Sala A, G4, 3º andar
Coordenação: Nadilson Manoel da Silva, UNICAP

Denize Correa Araujo, UTP/PR - A "estética da hipervenção" e suas hibridações

Renato Pucci, UTP/PR - Intersecção pós-moderna entre cinema e TV: o caso de O Auto da Compadecida

Eduardo Baggio, UTP/PR - Gêneros híbridos: Passadouro


S32 - Identidades: bandidos, migrantes, favelados

Sala de teleconferência, G4, térreo
Coordenação: Sallet Tauk, UFRPE

Fernando S. Vugman, Unisul/SC - O gangster, o bandido e o mito

Júlio César Lobo, UNEB/UFBA - Do palco ao prostíbulo: migrantes nordestinos nas chanchadas e depois

Ramayana Lira de Sousa, Unisul/SC - "Eu, você, a vadia, ninguém presta": antagonismo de classe em O Invasor

Marcelo Dídimo Souza Vieira, Unicamp - Filmes de cangaço, história e etnografia


S33 - Imagem e dispositivos
Anfiteatro, G4, 3º andar
Coordenação: Henri Arraes Gervaiseau, USP

Consuelo Lins, UFRJ - Dispositivos de filmagem nos documentários contemporâneos

Ivana Bentes, UFRJ - O filme-dispositivo e as novas narrativas

Andréa França, UFF - Condições do personagem no documentário brasileiro contemporâneo

Kátia Maciel, UFRJ - Transcinemas


S34 - Filosofia, poesia e cinema
Sala B, G4, 3º andar
Coordenação: Andrea Mousinho, Universidade Potiguar

Denilson Lopes, UnB - Nem Favela, nem Sertão ou Por um cinema do cotidiano

Luiza Jatobá, Unisantos - Lacan e o cinema: a contribuição de Slavoj Zizek

Adalberto Müller Jr., UnB - Cinema de poesia em tempos de prosa

Gicelma Fonseca Chacarosqui Torchi, FIFASUL/MS - Perspectivas intersemióticas do filme Caramujo-flor


S35 - Novas tecnologias digitais
Sala multiuso, G4, 3º andar
Coordenação: Mauro Baptista, PUC/SP

Hélio Godoy, UFSCar - Estereoscopia e as novas tecnologias digitais

Eunice Vaz Yoshiura, Unip/SP, Unesp - Desmaterialização da imagem no vídeo digital

Luiza Novaes, PUC/RJ - Transmídia: o impacto nas produções audiovisuais

João Guilherme Barone Reis e Silva, PUC/RS - Notas sobre o bias tecnológico do cinema

14h30 - Sessão especial
Bloco G, Auditório G1

Acervos cinematográficos do Recife
Coordenação: Albertina Malta, FUNDAJ

André Gil Pereira Lima, Cinemateca da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)

Fernanda Coelho, Cinemateca Brasileira

Lula Cardoso Ayres Filho, Instituto Cultural Lula Cardoso Ayres

Marcos Enrique, Prefeitura da Cidade do Recife

Pedro Aarão, Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (MIS)

Pedro Selva, Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF)

Das 16h10 às 16h30
Intervalo

16h30 às 17h30 - Aula Magna
Bloco G, Auditório G2

Robert Stam, New York University, EUA - Teoria e Prática da adaptação
Apresentação: Ismail Xavier, USP

21h00 - Confraternização da Socine
Festa de rua com show de Maciel Salu
e Maracatu Pavão Dourado
Praça do Arsenal - Rua do Bom Jesus