04 de novembro
Das 09 às 10h40 - Sessões de comunicações

Espaço Executivo, Bloco G4

S1 - O Melodrama revisitado
Anfiteatro, G4, 3º andar
Coordenação: Alexandre Figueirôa, UNICAP

Ismail Xavier, USP - As vicissitudes da eloqüência: voz over e melodrama em Lavoura arcaica, de Luiz Fernando Carvalho

João Luiz Vieira, UFF - Uma estética e uma ética do excesso: a causa secreta, de Sérgio Bianchi

Leandro Rocha Saraiva, USP - A prisão como palco: Carandiru e O prisioneiro da grade de ferro - auto-retratos

Mariana Baltar, UFF - Auto-performance musical como o excesso que inscreve a intimidade


S2 - Fantasmas, anjos e outros estranhos

Sala A, G4, 3º andar
Coordenação: Denilson Lopes, UnB

Wilton Garcia, Unicamp - Corpo e homoerotismo no filme O fantasma

Rogério Ferraraz, FIZO/SP - Para sempre, nos sonhos: Lynch, Freud, Hoffmann e o estranho

Luiz Antonio Mousinho, UFPB - Adaptação: Uólace e João Victor

Tadeu Capistrano, UERJ - A câmera dos suplícios: dor e abjeto no cinema de inícios do século XX


S3 - Cinema digital

Sala de teleconferência, G4, térreo
Coordenação: André Brasil, PUC/MG

Mauro Baptista, PUC/SP - A imagem digital, o teatro e sua influência na estética do cinema contemporâneo de baixo custo

Mauricio Hirata - A câmera na mão em Festa de família: revitalização do naturalismo cinematográfico e da dramaturgia clássica

Newton G. Cannito, Faculdade Casper Libero/SP - Vertov e o digital: relação entre teorias da montagem e tecnologias digitais

Afonso de Albuquerque, UFF - Digihad: o videoclipe e as tecnologias digitais a serviço da Jihad islâmica


S4 - Análises textuais: drama, literatura, cinema
Sala B, G4, 3º andar
Coordenação: Mariarosaria Fabris, USP

Antonio João Teixeira, UEPG - Rei Lear na adaptação de Peter Brook: o bárbaro e o civilizado

Eliana Pibernat, PUC/RS - Ouvindo vozes - uma releitura de Virgínia Woolf

Genilda Azerêdo, UFPB - O País das Maravilhas de Michael Winterbottom: um diário da cidade e da solidão urbana


S5 - Exibição, recepção

Sala multiuso, G4, 3º andar
Coordenação: André P. Gatti, FAAP

Fernando Mascarello, Unisinos/RS - Procura-se a audiência cinematográfica desesperadamente, ou Como e por que os estudos de cinema permanecem textualistas

Mahomed Bamba, FTC/BA - Proposta para uma abordagem crítica do trailer

Josimey Costa da Silva, UFRN - O cinema e os vínculos sociais

Aletéia Selonk, PUC/RS - Distribuição cinematográfica no Brasil - um estudo comparado da distribuição da cinematografia nacional e estrangeira

Das 10h40 às 11h00
Intervalo

Das 11h00 às 12h40 - Sessões de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4

S6 - Processos e identidades
Sala multiuso, G4, 3º andar
Coordenação: Claudio Bezerra, UNICAP

Alexandre Figueirôa Ferreira, UNICAP - Reprocessando o "cinema popular"

Yvana Fechine, UNICAP - Lisbela e o prisioneiro: estratégias enunciativas

Aline Maria Grego Lins, UNICAP - O percurso criativo em Lisbela e o Prisioneiro

Nara Aragão Fonseca, UFPE - Lisbela e o prisioneiro e Amarelo manga: duas experiências com a identidade local


S7 - Documentário 1: ética, narrativa e história
Anfiteatro, G4, 3º andar
Coordenação: Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, UFRJ

Fernão Pessoa Ramos, Unicamp - Presença da tomada e intensidade: as três éticas do cinema documentário

Paulo Menezes, USP - A construção conceitual do "outro" enquanto discurso visual nos primórdios do cinema documental

Francisco Elinaldo Teixeira, Unicamp - Analisando narrativas documentais

Karla Holanda, Unicamp - Documentário nordestino contemporâneo: mapeamento, abordagem e representação (1994-2003)


S8 - Cinepoesia em filmes brasileiros
Sala A, G4, 3º andar
Coordenação: Maria do Carmo Nino, UFPE

Eduardo Peñuela Cañizal, USP, UTP/PR - A poesia do objeto na obra de José M. Marins

Geraldo Carlos do Nascimento, UTP/PR - Pérola imperfeita: presença barroca em Carlota Joaquina

Sandra Fischer, UTP/PR - Cavalo no canto: a poética do estranhamento em Durval Discos


S9 - Cinemas latino-americanos

Sala B, G4, 3º andar
Coordenação: Wilton Garcia, Unicamp

Anelise R. Corseuil, UFSC - O documentário pós-moderno: paródia e formas de representação do chicano em Frontierland

Tunico Amancio, UFF - Dois massacres

Angela Prysthon, UFPE - Rotas latinas: identidades em trânsito em quatro filmes latino-americanos

Mauricio Bragança, UFF - O que é que a rumbeira tem?


S10 - Cinema: prática e ensino
Sala de teleconferência, G4, térreo
Coordenação: Afonso de Albuquerque, UFF

Adilson José Ruiz, Unicamp - A estética suja do Cinema de Rua

Hudson Moura, FAESA/ES - As fronteiras intermidiáticas do exílio no cinema intercultural

Rossana Elisa Foglia, USP - Autoficção: Caro diário e 33

Luciana Rodrigues, FAAP - O ensino de cinema no Brasil

Das 12h40 às 14h30
Almoço

Das 14h30 às 16h10 -Sessões de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4


S11 - Cinema brasileiro: intertextualidades
Sala A, G4, 3º andar
Coordenação: Afrânio Catani, USP

Maria do Socorro Silva Carvalho, UNEB - Garota de Ipanema: frustrações de um "filme-canção"

Samuel Paiva, UNICSul/SP - A figura de Orson Welles em filmes brasileiros

Leonardo Cortes Macário, UFF - Uma chanchada em Macunaíma: aviso aos navegantes

Valdir Baptista, UAM/SP - Glauber e o neo-realismo


S12 -Documentário 2: estratégias narrativas
Anfiteatro G4, 3º andar
Coordenação: Isabela Cribari, FUNDAJ

Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, UFRJ - A memória do documentário - tradição e institucionalização

Cezar Migliorin, UNESA/RJ - Documentário brasileiro contemporâneo: estratégias de superfície

Tetê Mattos, UFF - Socorro Nobre: o expressionismo no cinema documentário

Maíra de Brito Carlos, UFPE - Diário íntimo ou road movie? A nova tendência dos documentários em primeira pessoa


S13 - Super 8
Sala B, G4, 3º andar
Coordenação: Júlio César Lobo, UNEB/UFBA

Rubens Luis Ribeiro Machado Junior, USP - As figurações irônicas do espaço urbano no experimentalismo superoitista
Guiomar Ramos, UAM/SP - O vampiro da cinemateca

Marcos Pierry Pereira da Cruz, FTC/BA - As práticas de vanguarda no super 8 baiano

Paulo Roberto Lustig, UAM/SP - Cinema em super 8: questão estética ou ideológica?


S14 - O regional e o nacional
Sala multiuso, G4, 3º andar
Coordenação: Maria Eduarda da Mota Rocha, UNICAP

Luciana Corrêa de Araújo, Unicamp - O cinema mudo pernambucano segundo as revistas cariocas

Mauricio R. Gonçalves, UFSCar - Cinédia: ecos de Cinearte e reflexos do Estado Novo

Sheila Schvarzman, Unicamp - Humberto Mauro, Alberto Cavalcanti e o cinema iIndustrial brasileiro

Lindinalva Silva Oliveira Rubim, UFBA - A cultura brasileira como estratégia da Rede Globo


S15 - Cinema e televisão

Sala de teleconferência, G4, térreo
Coordenação: Marco Bonetti, UFPE

Maria Regina de Paula Mota, UFMG - 1964-2004 - Abertura política, cinema e televisão

Antonio Albino Canelas Rubim, UFBA - Espetáculos do contemporâneo: cinema e televisão

Pedro Butcher, UFRJ - Cidade de Deus, Cidade dos Homens e a nova relação entre cinema e TV no Brasil

Solange Wajnman, Unip/SP - Visualidade e cultura contemporânea na novela Dancin' Days

Das 16h10 às 16h30
Intervalo

Das 16h30 às 18h10 - Sessões de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4


S16 - Me inclua fora disso: horror e riso nas margens do cinema brasileiro
Sala de teleconferência, G4, térreo
Coordenação: Rubens Rewald, USP

Bernardette Lyra, Unip/SP - O terrir

Rosana de Lima Soares, USP - Imagens estigmatizadas

Diogo Julien Miranda, FIB/SP, Faculdades Drummond - Zé do Caixão, um vampiro de capa e cartola

Laura Cánepa, FIZO/SP - O surto de horror da Boca do Lixo


S17 - Documentário 3: etnografias
Anfiteatro, G4, 3º andar
Coordenação: Francisco Elinaldo Teixeira , Unicamp

Március Freire, Unicamp - Onde está o autor: notas sobre o "eu" e o "outro" no cinema de Jean Rouch

Marise Berta, FTC/BA - O método e o acaso nos documentários de Nelson Pereira dos Santos

Daniela Dumaresq, USP - O jogo de vozes em Jaguar e Moi, un Noir


S18 - Análises textuais: narrativas

Sala A, G4, 3º andar
Coordenação: Leo Falcão, UNICAP

Luiz Antonio L. Coelho, PUC/RJ - Objeto e ponto-de-vista em Swimming Pool - à beira da piscina, de François Ozon

Erick Felinto de Oliveira, UERJ - Donnie Darko: imagem, tecnologia, e multimediação em um filme entre o cult e o massivo

Maria Esther Maciel, UFMG - Exercícios de classificação e jogos de ficção nos primeiros filmes de Peter Greenaway

Angélica Coutinho, UNESA/RJ - Os matadores: narrativa em vozes múltiplas


S19 - Glauberianas
Sala multiuso, G4, 3º andar
Coordenação: Maria do Socorro Carvalho, UNEB

Mauro Eduardo Pommer, UFSC - O profeta Glauber: do irracional na terra do Sol

Luiz Felipe G. Soares, Unisul, Ielusc/SC - Glauber evangelista

José Gatti, UFSCar, Unip/SP - Glauberão Sussuarana

Umbelino Brasil, UFBA - Poética e autor; uma proposta de Glauber Rocha


S20 - Imagens de violência e sedução
Sala B, G4, 3º andar
Coordenação: Fernando Vugman, Unisul/SC

Flávia Seligman, Unisinos/RS - Violência e sedução no filme policial brasileiro dos anos 70

Josette Maria Alves de Souza Monzani, UFSCar - Terror à brasileira

Gelson Santana, União São Camilo - A pornochanchada como gênero no cinema brasileiro

Alessandro Constantino Gamo, Unicamp - Trajetórias cruzadas na Boca


Das 18h10 - Lançamento de livros
Salão de recepção, Bloco G


19h - Palestra
Auditório G2, Bloco G
A regulamentação da produção audiovisual no Brasil
Orlando Senna, secretário nacional
do audiovisual
Debatedora:Ivana Bentes, UFRJ