04 de novembro
Das 09 às 10h40 - Sessões de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4
S1 - O Melodrama revisitado
Anfiteatro, G4, 3º andar
Coordenação: Alexandre Figueirôa, UNICAP
Ismail Xavier, USP - As vicissitudes da eloqüência:
voz over e melodrama em Lavoura arcaica, de Luiz Fernando Carvalho
João Luiz Vieira, UFF - Uma estética e uma ética
do excesso: a causa secreta, de Sérgio Bianchi
Leandro Rocha Saraiva, USP - A prisão como palco: Carandiru
e O prisioneiro da grade de ferro - auto-retratos
Mariana Baltar, UFF - Auto-performance musical como o excesso que
inscreve a intimidade
S2 - Fantasmas, anjos e outros estranhos
Sala A, G4, 3º andar
Coordenação: Denilson Lopes, UnB
Wilton Garcia, Unicamp - Corpo e homoerotismo no filme O fantasma
Rogério Ferraraz, FIZO/SP - Para sempre, nos sonhos: Lynch,
Freud, Hoffmann e o estranho
Luiz Antonio Mousinho, UFPB - Adaptação: Uólace
e João Victor
Tadeu Capistrano, UERJ - A câmera dos suplícios: dor
e abjeto no cinema de inícios do século XX
S3 - Cinema digital
Sala de teleconferência, G4, térreo
Coordenação: André Brasil, PUC/MG
Mauro Baptista, PUC/SP - A imagem digital, o teatro e sua influência
na estética do cinema contemporâneo de baixo custo
Mauricio Hirata - A câmera na mão em Festa de família:
revitalização do naturalismo cinematográfico e
da dramaturgia clássica
Newton G. Cannito, Faculdade Casper Libero/SP - Vertov e o digital:
relação entre teorias da montagem e tecnologias digitais
Afonso de Albuquerque, UFF - Digihad: o videoclipe e as tecnologias
digitais a serviço da Jihad islâmica
S4 - Análises textuais: drama, literatura, cinema
Sala B, G4, 3º andar
Coordenação: Mariarosaria Fabris, USP
Antonio João Teixeira, UEPG - Rei Lear na adaptação
de Peter Brook: o bárbaro e o civilizado
Eliana Pibernat, PUC/RS - Ouvindo vozes - uma releitura de Virgínia
Woolf
Genilda Azerêdo, UFPB - O País das Maravilhas de Michael
Winterbottom: um diário da cidade e da solidão urbana
S5 - Exibição, recepção
Sala multiuso, G4, 3º andar
Coordenação: André P. Gatti, FAAP
Fernando Mascarello, Unisinos/RS - Procura-se a audiência
cinematográfica desesperadamente, ou Como e por que os estudos
de cinema permanecem textualistas
Mahomed Bamba, FTC/BA - Proposta para uma abordagem crítica
do trailer
Josimey Costa da Silva, UFRN - O cinema e os vínculos sociais
Aletéia Selonk, PUC/RS - Distribuição cinematográfica
no Brasil - um estudo comparado da distribuição da cinematografia
nacional e estrangeira
Das 10h40 às 11h00
Intervalo
Das 11h00 às 12h40 - Sessões de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4
S6 - Processos e identidades
Sala multiuso, G4, 3º andar
Coordenação: Claudio Bezerra, UNICAP
Alexandre Figueirôa Ferreira, UNICAP - Reprocessando o "cinema
popular"
Yvana Fechine, UNICAP - Lisbela e o prisioneiro: estratégias
enunciativas
Aline Maria Grego Lins, UNICAP - O percurso criativo em Lisbela
e o Prisioneiro
Nara Aragão Fonseca, UFPE - Lisbela e o prisioneiro e Amarelo
manga: duas experiências com a identidade local
S7 - Documentário 1: ética, narrativa e história
Anfiteatro, G4, 3º andar
Coordenação: Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, UFRJ
Fernão Pessoa Ramos, Unicamp - Presença da tomada
e intensidade: as três éticas do cinema documentário
Paulo Menezes, USP - A construção conceitual do "outro"
enquanto discurso visual nos primórdios do cinema documental
Francisco Elinaldo Teixeira, Unicamp - Analisando narrativas documentais
Karla Holanda, Unicamp - Documentário nordestino contemporâneo:
mapeamento, abordagem e representação (1994-2003)
S8 - Cinepoesia em filmes brasileiros
Sala A, G4, 3º andar
Coordenação: Maria do Carmo Nino, UFPE
Eduardo Peñuela Cañizal, USP, UTP/PR - A poesia do
objeto na obra de José M. Marins
Geraldo Carlos do Nascimento, UTP/PR - Pérola imperfeita:
presença barroca em Carlota Joaquina
Sandra Fischer, UTP/PR - Cavalo no canto: a poética do estranhamento
em Durval Discos
S9 - Cinemas latino-americanos
Sala B, G4, 3º andar
Coordenação: Wilton Garcia, Unicamp
Anelise R. Corseuil, UFSC - O documentário pós-moderno:
paródia e formas de representação do chicano em
Frontierland
Tunico Amancio, UFF - Dois massacres
Angela Prysthon, UFPE - Rotas latinas: identidades em trânsito
em quatro filmes latino-americanos
Mauricio Bragança, UFF - O que é que a rumbeira tem?
S10 - Cinema: prática e ensino
Sala de teleconferência, G4, térreo
Coordenação: Afonso de Albuquerque, UFF
Adilson José Ruiz, Unicamp - A estética suja do Cinema
de Rua
Hudson Moura, FAESA/ES - As fronteiras intermidiáticas do
exílio no cinema intercultural
Rossana Elisa Foglia, USP - Autoficção: Caro diário
e 33
Luciana Rodrigues, FAAP - O ensino de cinema no Brasil
Das 12h40 às 14h30
Almoço
Das 14h30 às 16h10 -Sessões de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4
S11 - Cinema brasileiro: intertextualidades
Sala A, G4, 3º andar
Coordenação: Afrânio Catani, USP
Maria do Socorro Silva Carvalho, UNEB - Garota de Ipanema: frustrações
de um "filme-canção"
Samuel Paiva, UNICSul/SP - A figura de Orson Welles em filmes brasileiros
Leonardo Cortes Macário, UFF - Uma chanchada em Macunaíma:
aviso aos navegantes
Valdir Baptista, UAM/SP - Glauber e o neo-realismo
S12 -Documentário 2: estratégias narrativas
Anfiteatro G4, 3º andar
Coordenação: Isabela Cribari, FUNDAJ
Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, UFRJ - A memória
do documentário - tradição e institucionalização
Cezar Migliorin, UNESA/RJ - Documentário brasileiro contemporâneo:
estratégias de superfície
Tetê Mattos, UFF - Socorro Nobre: o expressionismo no cinema
documentário
Maíra de Brito Carlos, UFPE - Diário íntimo
ou road movie? A nova tendência dos documentários em primeira
pessoa
S13 - Super 8
Sala B, G4, 3º andar
Coordenação: Júlio César Lobo, UNEB/UFBA
Rubens Luis Ribeiro Machado Junior, USP - As figurações
irônicas do espaço urbano no experimentalismo superoitista
Guiomar Ramos, UAM/SP - O vampiro da cinemateca
Marcos Pierry Pereira da Cruz, FTC/BA - As práticas de vanguarda
no super 8 baiano
Paulo Roberto Lustig, UAM/SP - Cinema em super 8: questão
estética ou ideológica?
S14 - O regional e o nacional
Sala multiuso, G4, 3º andar
Coordenação: Maria Eduarda da Mota Rocha, UNICAP
Luciana Corrêa de Araújo, Unicamp - O cinema mudo
pernambucano segundo as revistas cariocas
Mauricio R. Gonçalves, UFSCar - Cinédia: ecos de Cinearte
e reflexos do Estado Novo
Sheila Schvarzman, Unicamp - Humberto Mauro, Alberto Cavalcanti
e o cinema iIndustrial brasileiro
Lindinalva Silva Oliveira Rubim, UFBA - A cultura brasileira como
estratégia da Rede Globo
S15 - Cinema e televisão
Sala de teleconferência, G4, térreo
Coordenação: Marco Bonetti, UFPE
Maria Regina de Paula Mota, UFMG - 1964-2004 - Abertura política,
cinema e televisão
Antonio Albino Canelas Rubim, UFBA - Espetáculos do contemporâneo:
cinema e televisão
Pedro Butcher, UFRJ - Cidade de Deus, Cidade dos Homens e a nova
relação entre cinema e TV no Brasil
Solange Wajnman, Unip/SP - Visualidade e cultura contemporânea
na novela Dancin' Days
Das 16h10 às 16h30
Intervalo
Das 16h30 às 18h10 - Sessões de comunicações
Espaço Executivo, Bloco G4
S16 - Me inclua fora disso: horror e riso nas margens do cinema
brasileiro
Sala de teleconferência, G4, térreo
Coordenação: Rubens Rewald, USP
Bernardette Lyra, Unip/SP - O terrir
Rosana de Lima Soares, USP - Imagens estigmatizadas
Diogo Julien Miranda, FIB/SP, Faculdades Drummond - Zé do
Caixão, um vampiro de capa e cartola
Laura Cánepa, FIZO/SP - O surto de horror da Boca do Lixo
S17 - Documentário 3: etnografias
Anfiteatro, G4, 3º andar
Coordenação: Francisco Elinaldo Teixeira , Unicamp
Március Freire, Unicamp - Onde está o autor: notas
sobre o "eu" e o "outro" no cinema de Jean Rouch
Marise Berta, FTC/BA - O método e o acaso nos documentários
de Nelson Pereira dos Santos
Daniela Dumaresq, USP - O jogo de vozes em Jaguar e Moi, un Noir
S18 - Análises textuais: narrativas
Sala A, G4, 3º andar
Coordenação: Leo Falcão, UNICAP
Luiz Antonio L. Coelho, PUC/RJ - Objeto e ponto-de-vista em Swimming
Pool - à beira da piscina, de François Ozon
Erick Felinto de Oliveira, UERJ - Donnie Darko: imagem, tecnologia,
e multimediação em um filme entre o cult e o massivo
Maria Esther Maciel, UFMG - Exercícios de classificação
e jogos de ficção nos primeiros filmes de Peter Greenaway
Angélica Coutinho, UNESA/RJ - Os matadores: narrativa em
vozes múltiplas
S19 - Glauberianas
Sala multiuso, G4, 3º andar
Coordenação: Maria do Socorro Carvalho, UNEB
Mauro Eduardo Pommer, UFSC - O profeta Glauber: do irracional na
terra do Sol
Luiz Felipe G. Soares, Unisul, Ielusc/SC - Glauber evangelista
José Gatti, UFSCar, Unip/SP - Glauberão Sussuarana
Umbelino Brasil, UFBA - Poética e autor; uma proposta de
Glauber Rocha
S20 - Imagens de violência e sedução
Sala B, G4, 3º andar
Coordenação: Fernando Vugman, Unisul/SC
Flávia Seligman, Unisinos/RS - Violência e sedução
no filme policial brasileiro dos anos 70
Josette Maria Alves de Souza Monzani, UFSCar - Terror à brasileira
Gelson Santana, União São Camilo - A pornochanchada
como gênero no cinema brasileiro
Alessandro Constantino Gamo, Unicamp - Trajetórias cruzadas
na Boca
Das 18h10 - Lançamento de livros
Salão de recepção, Bloco G
19h - Palestra
Auditório G2, Bloco G
A regulamentação da produção audiovisual
no Brasil
Orlando Senna, secretário nacional
do audiovisual
Debatedora:Ivana Bentes, UFRJ
|