A iniciativa do Departamento de Comunicação Social da Unicap de realizar um projeto pedagógico interdisciplinar proporcionou, sob alguns aspectos, uma experiência pessoal única a todos que estiveram em Serra Talhada e Triunfo, no início de novembro de 2002.
Primeiro, unir os cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Turismo, que se utilizaram das diversas áreas do conhecimento como ferramentas, cada uma como suporte para outra, para desvendar, em torno de um único estudo, um pouco mais da vida e dos hábitos de um povo castigado pela seca e, portanto, muito diferente de nós. Depois, a experiência de participar da rotina das pessoas e registrar suas práticas culturais e religiosas nos mostraram “in loco” que, não fosse uma força espiritual e do apego à sua terra tão grande, alguns dos costumes ainda usados estariam definidos e comentados apenas nos livros de história.
Especialmente para a fotografia, conseguimos fazer ensaios tão ricos e bonitos, que, associados à história local, tornaram-se verdadeiros trabalhos de fotojornalismo. Imagens das “pegadas” de Lampião e seu bando, assim como de suas casas e esconderijos mexeram tanto com o nosso imaginário que nos deixaram com aquele sentimento de ter, de fato, participado da própria história.
Profª Renata Maria Victor de Araújo
Departamento de Comunicação Social