XXIII Semana Teológica da UNICAP

No período de 09 a 11/05/2018 realizou-se na UNICAP a XXIII Semana Teológica, com o tema “Identidade e Missão dos Cristãos hoje: perspectivas e desafios”. Organizadas em conjunto pela Graduação em Teologia, PPGTEO e Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR), em linha com o Ano Nacional do Laicato da CNBB; buscou-se oferecer uma reflexão contemporânea sobre a questão dos leigos na Igreja do Nordeste.

Além dos alunos da Graduação e Pós-graduação, participaram das mesas temáticas e das oficinas os professores: Alzirinha Souza, Gilbraz Aragão e Sérgio Sérgio Vasconcelos.

Da participação dos alunos do PPPGTEO pode-se destacar a participação de  André Guímel Carvalho Santos e Márcio Gonçalves na mesa temática “Missão integral desafios e perspectivas”, além das comunicações apresentadas pelos alunos: Alex Antônio da Silva, Faustino dos Santos, André Guímel Carvalho Santos, e da participação do aluno Rogério Lopes Costa e João Paulo Galindo. Também apresentaram comunicação os egressos: Maelite Costa de Araújo, Joselito F Moreira Araújo Filho e Sandro Sebastião Filho da Silva. Cabe ressaltar, a publicação dos Anais da XXIII Semana Teológica disponível em : http://www.unicap.br/ocs/index.php/semanadeteologia/semanateologia23/paper/view/818.

Lançamento do Livro “O Mistério da Trindade”

Em 03/09/18, foi realizado na UNICAP, o lançamento do livro “O mistério da Trindade” (co-edição Unicap/ Paulinas) de autoria do Professor Alexandre Palma da Universidade Católica Portuguesa.

Esse evento, marcou igualmente o início do Convênio de Cooperação nas áreas de Ensino, pesquisa e extensão entre os programas de Pós-graduação em Teologia e em Ciências da Religião da UNICAP e seus congêneres da Universidade Católica Portuguesa, firmado nesta data.

Lançamento do Livro “Evangelho segundo São João”

Em 05/10/ 2018, O professor Cláudio V. Malzoni, à época coordenador do PPGTEO, lançou na UNICAP, o livro de sua autoria, “Evangelho segundo João”. O lançamento contou a participação de alunos, professores e funcionários, que puderam após conferência comentar e tirar  dúvidas com o autor do livro.

Lançamento do Centro de Pesquisa e Documentação José Comblin (CPDJC)

Em 30/10/18, foi realizada a cerimônia de lançamento do CPDJC. Organizado pela profa. Alzirinha Souza, o CPDJC, com enfoque na pesquisa e extensão, tem por objetivo ser um polo de referência nacional para alunos, pesquisadores e interessados no pensamento de José Comblin. Com financiamento da Adveniat, o CPDJC, possibilita a pesquisa em rede, com instituições que tenham pesquisadores e/ou possuam  documentos sobre o pensamento de José Comblin: PUCSP (Grupo de Pesquisa José Comblin); PUCPR, UNIFAI, EST, UniversitéCatholique de Louvain, KULeuven, Association D. Helder Camara Memoire et Actualité (Paris). Link : http://www.unicap.br/comblin/, e Youtube: Lançamento do Centro de Pesquisa e documentação José Comblin.

Lançamento do Instituto de Liturgia da UNICAP

Em 04/12/2018, foi inaugurado o Instituto de Liturgia, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Marco Antônio Morais Lima. O Instituto atuará nos campos de pesquisa e extensão. No primeiro campo será constituído grupo de pesquisa que atenda as diferentes perspectivas da temática. No campo da extensão, em conjunto com o Regional Nordeste 2 da CNBB, serão oferecidos cursos de formação, consultorias, palestras e conferências, presenciais e semipresenciais. Link: https://www.youtube.com/watch?v=3Rs0IKaR.

Honoris Causa Dom Fernando Saburido

Em 19/11/2018, contando com a participação de alunos da Graduação e Pós-graduação, da comunidade acadêmica e de convidados, realizou-se na UNICAP a cerimônia de concessão de título de Dr. Honoris Causa ao Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

A atribuição deste título, além de destacar o reconhecimento do trabalho social e religioso realizado por D. Fernando Saburido à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife, reforça as relações eclesiais e de parceria no desenvolvimento de projetos comunitários realizados entre UNICAP e AOR. Há longa data a Unicap e o Hospital ligado a Santa Casa de Misericórdia de Recife,  mantém uma parceria através dos cursos da área de saúde da UNICAP.

Em especial em 27/11/18, deu-se início ao atendimento aos migrantes venezuelanos na Casa dos Direitos localizada na UNICAP, a partir de uma convênio realizado entre UNICAP e Cáritas Suíça em parceria com AOR e CNBB através de seu Regional NE2. O espaço Casa dos Direitos integra o Programa PANA – Programa para migrantes e refugiados, do convênio Cáritas Brasil e Suiça em parceria com o governo dos Estados Unidos. A Casa do Direitos pretende propiciar as pessoas de diferentes nacionalidades acolhimento, atendimento jurídico, acompanhamento psicossocial e capacitações.

Link : http://www.unicap.br/assecom1/catolica-e-caritas-assinam-convenio-para-a-criacao-da-casa-de-direitos-do-recife/

IV Simpósio de Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações (PPGTEO)

Nos dias 10 e 11/04/2018, foi realizado na UNICAP o IV Simpósio do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações, com o tema: Bíblia, Política e Cidadania.

Participaram deste evento os Professores: Rita Maria Gomes, Cláudio V. Malzoni,

Alzirinha Rocha de Souza, Degislando Nóbrega, Aíla Pinheiro e João Luis Correia Jr. Da parte do alunos, realizaram comunicação nas mesas temáticas: Luciene Lima Gonçalves, João Paulo Gomes Galindo, Augusto Lívio Nogueira de Morais , Rivadavio de Barros Junior , Liniker Henrique Xavier , Andre Guímel Carvalho Santos, Wescley Paulo Pereira de Melo , Márcio Gonçalves Campos, José Maria Bonfim de Morais, e Anne Claude Marie Genolini, Wanderson Morais Leite, Alex Silva , Linaldo Guerra e José Paiva Jr,  Fernando de Lima Silva, João Paulo Galindo e Lucileide Cavalcante. Link: http://www.unicap.br/ocs/index.php/simpcris/simpcris.

Conferência “ As origens culturais do Islã” e Curso Teologia Negra

Em parceria com o PPG Ciências da Religião, foram realizados dois eventos: O primeiro evento foi a Conferência “ As origens culturais do Islã”. Realizada em 31/10/18 pelo Prof. Emilio Gonzáles Ferrín, da Universidade de Sevilla / Espanha. O segundo o Curso Teologia Negra: Realizado em 21 e 22/11/2018, na UNICAP, proferido pelo Prof. Ronilso Pacheco, formado pela PUCRio . Ambos contaram com a participação dos alunos dos dois programas e da graduação.

Os Cursos de Extensão e Especialização vem tornando-se uma marca da Unicap e do PPGTEO. Esses reúnem alunos da Graduação e Pós-graduação, bem como interessados de outras regiões, e de outras denominações religiosas. Em 2018, foram oferecidos dois cursos de extensão e uma especialização:

O professor Cláudio Vianney Malzoni ofereceu o cursos de extensão  “O livro das gênesis: aspectos literários e teológicos”. Realizado em quatro etapas, no segundo semestre de 2018, o curso teve por objetivo propiciar a oportunidade de aprofundamento dos conhecimentos bíblicos, de modo especial quanto ao livro do Gênesis, e de diversas questões que a leitura deste livro coloca na atualidade.

Congresso Nordestino de Ciências da Religião e Teologia

Em colaboração com a UFAL, através de seu Núcleo de Estudos e Ciência da Religião, realizou-se em Setembro de 2018, em Maceió, o Congresso Nordestino de Ciências da Religião e Teologia, resistência e Direitos Humanos. Da Unicap PPGTEO participaram nas mesas os professores: Gilbraz Aragão, Sérgio Sezino D. Vasconcelos e Claudio V.Malzonni. Da parte dos alunos participaram e realizaram comunicações: Luciene Lima Gonçaves, Liniker Henrique Xavier, Rogério Lopes da Costa e Faustino Santos. Link : https://doity.com.br/ivcncrt.

VII Semana Teológica da Faculdade Diocesana de Mossoró  e II Congresso Científico da FDM

Cabe registrar também a participação de alunos de professores do PPGTEO nos dois eventos realizados pela Faculdade Diocesana de Mossoró. O primeiro, foi a VII Semana Teológica da Faculdade Diocesana de Mossoró, cujo tem “Medellín 50 anos: memória, profetismo e perspectivas”. Nele participaram como conferencistas o Prof Pedro Rubens F Oliveira e Alzirinha Rocha de Souza. Além das comunicações realizadas pelos alunos: José Alves Paiva Jr, Alaércio de Lima Nazário, Everaldo José de Oliveira, Fernando de Lima Silva, José Alves de Paiva Jr, José Maria Bonfim Morais, João Paulo Galindo, Lucileide Cavalvante Silva, Luciene Lima Gonçalves. O segundo evento foi o II Congresso Científico da FDM “Ensino Superior, pesquisa e sociedade: compromisso Ético, sensibilidade social e desafios políticos”. Nele participaram os alunos: Wescley Paulo P. Melo, Paulo de Tarso Veras Pereira.

Outros…

Fora da Região Nordeste é importante destacar a presença dos alunos em Congressos Científicos. Este foi o caso da SOTER realizada em Julho de 2018 em Belo Horizonte, onde participaram e apresentaram trabalhos os alunos: Alailson Santos Souza; Revadavio de Barros Gigo Jr. Em Florianópolis no IX Congresso Nacional de Ensino Religioso e I Congresso Latinoamericano de Educação e Ciência(s) da(s) Religiões FONAPER, participaram e apresentaram trabalhos os alunos José Alves Paiva Jr, Augusto Lívio Morais e Lucileide Cavalcante. Ainda no Paraná, participaram e apresentaram trabalhos do VIII Congresso Internacional de Pesquisa Bíblica (ABIB) os alunos Augusto Livio, Luciene Gonçaves, Lucileide Cavalcanti e Rivadavio Gigo Jr. Nesse participaram também os professores: Cláudio Malzoni, João Luiz Correia Jr, Linaldo Guerra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>