O Mestrado Profissional em Indústrias Criativas sintetiza a interação de diferentes ramos do conhecimento voltados à produção e à difusão de bens cujo maior valor é a criatividade. Seu principal objetivo é contribuir para a resolução de problemas em ambientes de convergência midiática.
O curso une em torno dos chamados setores criativos elementos de Jornalismo, Jogos Digitais, Fotografia, Relações Públicas, Economia, Arquitetura, Direito, Publicidade e Propaganda. Nesse sentido, os egressos do Mestrado Profissional em Indústrias Criativas estarão aptos a desenvolver suas habilidades com excelência em contextos de mercados cada vez mais híbridos, não somente em relação a linguagens e narrativas, mas também em termos de modelos de negócios.
Trata-se, portanto, uma excelente oportunidade para que profissionais já inseridos nesse contexto aprimorem e sofistiquem seus procedimentos. Ao mesmo tempo, o curso oferece a possibilidade de uma inserção qualificada àqueles que pretendem empreender no setor das Indústrias Criativas.
O Mestrado será integralizado no prazo máximo de 24 meses (equivalente a quatro semestres), prorrogável em situações excepcionais por, no máximo, seis meses. Será disponibilizado um total de 25 vagas por processo seletivo.
É imprescindível o atendimento de duas etapas à obtenção de título de Mestre: (i) cumprimento mínimo de 30 créditos (disciplinas, seminários, congressos, publicação) e produção do trabalho de conclusão de curso (produto experimental final).
Objetivo geral
Objetivos específicos
- qualificar profissionais e empresários ligados a atividades criativas (autônomos, vinculados a entidades públicas, privadas ou do terceiro setor) e produtores de conteúdo multiplataforma sob a égide da inovação, do empreendedorismo e da criatividade, a fim de fomentar o desenvolvimento regional e nacional;
- tornar os egressos aptos a desenvolver suas habilidades com excelência em contextos de mercados cada vez mais híbridos, não somente em relação a linguagens e narrativas, mas também em termos de modelos de negócios;
- integrar diferentes ramos do conhecimento em torno de aspectos voltados à produção e difusão de bens cujo maior valor é a criatividade a eles agregada;
- contribuir para a resolução de problemas em ambientes de convergência midiática, não somente por meio da busca de soluções operacionalizáveis e tecnologicamente inteligentes, mas também através da formação de mão-de-obra qualificada.