Linha 1 – Tecnologias, linguagens e produtos
A presente linha de pesquisa se propõe a analisar como tecnologias, estratégias narrativas e processos de elaboração e circulação de produtos se relacionam no ambiente das indústrias criativas. Essa relação será investigada a partir de tecnologias e produtos frutos da interdisciplinaridade entre diferentes campos de atividade e de conhecimento, como comunicação, games, publicidade, design, fotografia, moda, música, audiovisual e computação, entre outros. Os projetos desenvolvidos nesta linha objetivam analisar padrões estético-narrativos vigentes, identificar tendências e, ao mesmo tempo, propor ações inovadoras para solucionar problemas identificados no mercado.
Linha 2 – Gestão, Mercado e Sociedade
Os estudos inseridos nesta linha de pesquisa investigam a relação entre gestão da tecnologia, estruturas de mercado e sociedade no contexto de novos modelos de negócio da indústria criativa. São seus objetos de estudo questões relacionadas a processos de interação estratégica entre os principais atores políticos, sociais e econômicos presentes nesse cenário, com ênfase em seus interesses e ações inovadoras e empreendedoras. Os projetos desenvolvidos nesta linha buscam compreender como esses processos estruturam, mantêm ou modificam relações de poder e de consumo na sociedade contemporânea, bem como propor soluções em termos de políticas e gestão de comunicação e cultura.