O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unicap estará promovendo nos dias 27 a 31 de agosto próximos, das 9 às 12h, no Anfiteatro do Bloco G4, que fica no 3º andar, na Unicap, o Seminário Les Actualités de Ferdinand de Saussure, com o professor Dr. Pierre-Yves Testenoire, da Universidade Paris-Sorbonne/Escola Superior do Professorado e da Educação (ESPE). O seminário será ministrado em francês, com intérprete para português.

O Professor

Pierre-Yves Testenoire é professor em ciências da linguagem na Universidade Paris-Sorbonne/Escola Superior do Professorado e da Educação (ESPE). É membro do laboratório de História das Teorias Linguísticas e da equipe de Linguística do Instituto dos Textos e dos Manuscritos Modernos. Suas pesquisas concernem à história das ideias linguísticas na época contemporânea. Ele se interessa, particularmente, pelo pensamento saussuriano, na interface entre linguística, poética e teorias da escrita. É autor da primeira edição de um corpus importante de manuscritos de anagramas de Ferdinand de Saussure (Anagramas homéricos), como também de uma tese de doutorado sobre esse assunto, intitulada Ferdinand de Saussure à la recherche des anagrammes, publicada pela editora Lambert-Lucas em 2013.

Informações complementares sobre Pierre-Yves Testenoire

Funções atuais

• Professor da Université Paris-Sorbonne, ESPE de Paris.
  • Membro de  Histoire des Théories Linguistiques (HTL).
  • Membro associado da UMR (Unidade Mista de Pesquisa) do Instituto dos Textos e dos Manuscritos modernos (ITEM).
  • Membro do conselho editorial dos Cahiers Ferdinand de Saussure
  • Membro do conselho editorial das revistas Linguistique de l’écrit / Linguistics in the Written Word
  • Secretário adjunto da Sociedade de História e de Epistemologia das Ciências da Linguagem (SHESL)

Domínios de pesquisa

• Linguística saussuriana: história e atualidade.
  • Linguística e poética (séculos XIX-XXI).
  • Escrita: abordagem teórica (semiologia, história das ideias) e descritiva (linguística da escrita, genética textual, filologia, espaço gráfico).

Quanto às inscrições

Os alunos regulares, para quem o Seminário vale 01 crédito, devem fazer a matrícula na Secretaria da Pós-Graduação (mestrados e doutorados), no térreo do bloco G4. O público externo, por sua vez, deverá fazer sua inscrição pela nossa página de inscrição.

Outras informações

Dúvidas ou informações, dirija-se à Secretaria da Pós-graduação (mestrados e doutorados), no térreo do bloco G4 ou ligue 2119-4015.

Seminário promovido pelo PPGCL
Tema: Les Actualités de Ferdinand de Saussure