Sobre a Pesquisa na Unicap

A pesquisa na Universidade Católica de Pernambuco, associada às atividades de ensino e extensão, tem como objetivo a criação, a produção, o desenvolvimento e difusão do conhecimento nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Cultura e da Arte.

O desenvolvimento, o funcionamento e a fiscalização das atividades de Pesquisa são responsabilidades da Coordenação Geral de Pesquisa – CGPQ, setor subordinado à Pró-reitoria Acadêmica. Ela conta com o apoio de três órgãos colegiados, cuja composição, atribuições e funcionamento se encontram disciplinados em suas respectivas Portarias:

  • Comitê de Ética em Pesquisa – CEP
  • Comitê Científico de Pesquisa – CCP
  • Comitê Científico de Iniciação à Pesquisa – CCIP

A implantação da Coordenação Geral de Pesquisa, em maio de 2003, e a aprovação da proposta de Regulamentação de Projeto de Pesquisa, encaminhado pelo Comitê Científico em Pesquisa, aprovado em março de 2004 pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade, favoreceram a estruturação de um banco de dados das pesquisas efetivadas pela UNICAP, bem como o cadastramento de grupos de pesquisas no CNPq. Até 2005, a UNICAP tinha 240 projetos cadastrados. De 2006 a 2010, ela cadastrou 346 projetos de pesquisa, distribuídos nas sete áreas de conhecimento do CNPq. Em cinco anos, a UNICAP duplicou os recursos externos recebidos para pesquisa e triplicou a participação de pesquisadores nesse processo.

Desde o princípio, a CGPQ se preocupa em assistir os Grupos de Pesquisa, através da promoção periódica de reuniões, debates e palestras com líderes e integrantes dos Grupos de Pesquisa certificados pela UNICAP no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do CNPq no intuito de ajustá-los aos critérios de avaliação do CNPq e a favorecer o processo de consolidação. A situação atual é de 31 Grupos de Pesquisas, certificados no CNPq, dos quais, de acordo com censo do Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do CNPq, realizado em 2008, 09 são da área de Ciências Sociais, 05 são da área de Ciências Humanas, 04 são da área de Ciências da Saúde, 03 são da área de Ciênccias Biológicas, 03 são da área de Ciências Exatas e 01 é da área de Engenharia. A CGPQ conta, também, com o apoio da Biblioteca Central na orientação de Preenchimento do Currículo na Plataforma Lattes do CNPq e no ajuste às Normas ABNT na referenciação de trabalhos científicos.

O Programa PIBIC UNICAP disponibiliza, anualmente, 180 bolsas e em face do seu desempenho, a partir de 2003, a Diretoria Executiva do CNPq aprovou a inclusão da UNICAP no PIBIC CNPq, com uma cota de 30 bolsas. Paralelamente, obteve-se da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE uma cota de 10 bolsas para o PIBIC UNICAP e 20 bolsas para o PIBIC JÚNIOR da FACEPE, endereçados aos alunos do Ensino Médio do Liceu de Artes e Ofícios da UNICAP. Atualmente, a cota do CNPq passou para 40 bolsas PIBIC e a UNICAP entrou, em 2010, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, com uma cota inicial de 05 (cinco) bolsas. Isso significa que, até 2010, já foram concedidas 2.991 bolsas PIBIC. Anualmente, promovemos a Jornada de Iniciação Científica – que hoje se associa à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Comments are closed.