expediente rádio fotos reportagens expediente rádio fotos reportagens reportagens fotos rádio expediente
 

 

Aula sobre teatro popular encerra minicurso   
por Marina Didier

 

Terminou, nesta sexta-feira (14), o minicurso De Arlequim a João Grilo: o teatro popular nordestino e suas origens, ministrado pela professora de Literatura Brasileira e Portuguesa, Fabiana Câmara Furtado. O Teatro Popular do Nordeste (TPN), que teve como fundadores Ariano Suassuna e Hermilo Borba Filho, e funde elementos da cultura popular com da cultura erudita, foi o principal assunto discutido durante a aula de encerramento.

A iniciativa do curso partiu da própria professora, que já tinha essa idéia há algum tempo e encontrou na 5ª Semana de Integração uma ótima oportunidade para colocá-la em prática. No entanto, Fabiana ainda não está satisfeita, “Nesse ano nós tivemos apenas oito horas/aula, mas podemos, em outros eventos, como a Semana de Letras e Lingüísticas, estender um pouco mais o curso.”

Desde o início, nesta terça-feira (11), foram tratados diversos temas, que iam de conceitos culturais do drama e do Teatro Medieval, passando pelo teatro de Gil Vicente e pela Commedia dell’ arte. As formas dramáticas populares aqui do Nordeste e do teatro popular nordestino, como o Bumba-meu-boi, o fandango e o pastoril, também foram mostradas. Fabiana utilizou livros de Mário de Andrade e de Hermilo Borba Filho como base para ministrar as aulas.
O curso foi bem aceito por parte dos alunos que participaram. A estudante de Letras, Emanuella Alves, 27, que demonstrou grande interesse por elementos da cultura popular disse: “Esse curso vai me dar uma base legal, principalmente porque eu me interesso muito pela temática e acho que vai ser bem útil dentro do meu curso”.

 
reportagens fotos rádio expediente