|
Religião é discutida em Simpósio de Teologia na Católica
Por João de Souza
O Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião que aconteceu na última quinta-feira, 13 de setembro, na Universidade Católica de Pernambuco, foi uma rica atividade para aqueles que pretendiam acrescentar conhecimentos científicos e históricos na área da religião.
Divididas em cinco salas localizadas no 2º andar do bloco B, as apresentações contaram com a presença de estudiosos, a exemplo de Karla Regina Patriota, que ressaltou como a fé, nos últimos tempos, tem se transformado em espetáculo. O debate também contou com a presença do professor João Luiz Correia Júnior, do Mestrado em Ciências da Religião, que abordou, a partir da tradição judaico-cristã, a religião como fator de inclusão social.
A maioria dos profissionais que apresentaram trabalhos no Simpósio era graduada em Filosofia e Ciências da Religião. Os assuntos abordados caminharam, em sua maioria, pelo caminho da espiritualidade, dando ênfase a necessidade do ser humano de desenvolver alguma crença ou algo a ser adorado.
O evento contou com discussões sobre o declínio moral do ser humano e suas conseqüências existenciais. O debate, que também teve a apresentação de uma dissertação e de um trabalho do professor Vanderlei Albino, contemplou o contexto da pós-modernidade da religião. Cada uma das cinco salas em que o Simpósio estava ocorrendo apresentou temas diferentes de pesquisa, mas que buscavam encontrar-se em um único ponto: o homem que tem uma fé firme e o homem apenas espiritual.
Nenhum assunto apresentado, contudo, foi mais interessante do que o apresentado por Simone Rosa de Oliveira, bibliotecária da Católica, que falou sobre o sagrado no imaginário sertanejo. A apresentação dela fez com que cada um se sentisse mais orgulhoso de viver na Região em que nascemos e especificou a visão religiosa que tinha o povo de São José do Belmonte, cidade fundada em 1892 e localizada a 479 Km do Recife.
|
 |