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Educação e linguagem na Semana de Filosofia A noite do terceiro dia (12) da XXVIII Semana de Filosofia: o ser humano como ser de linguagem — evento que acontece dentro da programação da 5ª Semana de Integração da Universidade Católica de Pernambuco — trouxe à tona a discussão do tema Educação e Linguagem, na mesa que contou com a participação da pedagoga Nílza Simões e do filósofo Ricardo Pinho. Professora do Departamento de Pedagogia da Unicap, Nílza Simões direcionou suas reflexões acerca da linguagem a partir dos pressupostos de leitura e produção de texto: a importância da compreensão dessas técnicas na formação de estudantes de licenciatura, e não somente no campo da filosofia. Antes do início da atividade, ela adiantou: “Minha base acadêmica são os teóricos da linguagem Bakhtin, Vygotsky, Foucault. É partindo de tais referências que vou encaminhar o debate.” Já Ricardo Pinho, filósofo com mestrado em Psicologia Cognitiva, aproveitou o espaço para expor considerações a respeito de estudos que vem realizando há três anos. Por ocasião do mestrado, Pinho pôde aprofundar suas concepções sobre a linguagem. O pesquisador abordou, ainda, sua experiência pedagógica com o projeto Filosofia para crianças, voltado para alunos do Ensino Fundamental. A platéia, formada essencialmente por estudantes de Filosofia, lotou o auditório do Bloco J da Universidade. Para o estudante Yves Mota, da Universidade Federal de Pernambuco, iniciativas como esta, oferecidas gratuitamente ao público interessado, podem estimular uma maior discussão da Filosofia, ainda que dentro do ambiente acadêmico. “Mesmo os curiosos que participam do evento acabam de certa forma contribuindo para uma maior popularidade acerca das reflexões filosóficas”, disse. |
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