|
Comércio Exterior e a economia de Pernambuco
Por Monaliza Brito
O curso de Economia da Universidade Católica de Pernambuco promoveu, nesta quarta-feira (12), a palestra Comércio Exterior e seus desdobramentos para a economia de Pernambuco. O evento fez parte das atividades da 5ª Semana de Integração Católica & Sociedade e discutiu as perspectivas de crescimento econômico local até o ano de 2020.
As previsões apresentadas são otimistas. Segundo a professora adjunta da Unicap e economista da Unidade de Estratégias e Diretrizes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ana Cláudia Arruda, durante o período até 2020 deve haver forte dinamismo econômico, intensa reestruturação produtiva e melhoria do índice de qualidade de vida da população. “Dois pontos são indispensáveis para a efetivação dessas previsões: o Plano de Crescimento Econômico (PAC) e a adoção de políticas sociais abrangentes e estruturados, pois o desenvolvimento econômico está ligado ao social.”
Investimentos em recursos hídricos, a construção da rodovia Transnordestina e o Porto de Suape também foram tópicos apresentados como imprescindíveis para o crescimento regional.
Como ponto crítico a ser avaliado, o professor do departamento de Economia da Católica, Valdeci Monteiro refletiu acerca do conservadorismo do empresariado local, que, por muitas vezes, é responsável pelo atraso no processo de desenvolvimento da região. Monteiro destacou também falhas de gestão profissional, aversão a riscos e pouco corporativismo como problemas que atrapalham a Indústria de Pernambuco.
O professor do Departamento de Economia da Unicap, Thales Castro coordenou a palestra com participações pontuais no esclarecimento das dúvidas dos estudantes e através de considerações sobre o tema.
|
 |