expediente rádio fotos reportagens expediente rádio fotos reportagens reportagens fotos rádio expediente
 

 

 

Teatro popular do Nordeste é tema de minicurso na Católica
por Willey Melo

Idealizado por Hermilo Borba Filho e Ariano Suassuna, o Teatro Popular do Nordeste é tema do minicurso "De Arlequim a João Grilo: o Teatro Nordestino e suas origens" ministrado pela professora do Departamento de Letras da Universidade Católica de Pernambuco Fabiana Furtado. O evento acontece na sala 612 do bloco A e faz parte da 5ª Semana de Integração.

O Teatro Popular Nordestino surgiu na década de setenta e foi influenciado pela comédia medieval e a Dell'Arte. Esse tipo de teatro, de gênero tragicomédia, chegou ao Brasil através dos colonizadores europeus que, ao longo da Idade Média, aderiu ao novo estilo de atuação.

A tragicomédia surge no período em que a burguesia começa a ascender no cenário social europeu. "O novo gênero agradava a nova classe econômica que queria se divertir sem perder tempo com reflexões ou filosofias", disse a professora Fabiana Furtado. Antes da tragicomédia os gêneros eram bem divididos. No entanto, o romantismo, a fim de atender às necessidades burguesas rompe com os padrões literários fazendo a junção do drama com a comédia.

Essa nova junção é brilhantemente utilizada pelo Teatro Popular do Nordeste que se vale das características do gênero para satirizar os modismos sociais." O teatro Popular é criativo e inteligente" disse a aluna da Facep Gabriela Souza. Tanto Ariano Suassuna como Hermilo Borba apresentam heranças do teatro de Gil Vicente, que foi um dos primeiros autores a utilizar a tragicomédia em seus textos. O minicurso vai acontecer até a próxima sexta-feira (14).

 
reportagens fotos rádio expediente