expediente rádio fotos reportagens expediente rádio fotos reportagens reportagens fotos rádio expediente
 

 

Semana Interdisciplinar de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
Por Maria Eduarda Costa

A Universidade Católica de Pernambuco promove a partir desta quarta-feira (12) a 4ª Semana Interdisciplinar do curso de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Os alunos irão discutir até sexta-feira (14) os diversos tipos de políticas de saúde. A abertura, hoje, foi marcada pela palestra “Aspectos atuais das políticas de saúde no Brasil, em Pernambuco e Recife”. Na mesa, estiveram presente o secretário de saúde do Cabo de Santo Agostinho, Antônio Carlos Cabral, e a residente em saúde coletiva do Hospital Agamenon Magalhães, Denise Lopes.

O secretário começou a palestra discutindo o histórico da saúde pública no país. Segundo Antônio Carlos, o direito da população à saúde precisa evoluir tanto quanto o direito político evoluiu. Ele ainda assegurou que a missão do profissional de saúde é estar preparado para atuar na rede pública. “A gente está só tentando garantir à população o que é direito dela.” A solução apontada pelo secretário é a ampliação do conceito de saúde e criação de políticas específicas para cada região.

Já a residente Denise Lopes apresentou as políticas públicas que a Prefeitura vem desenvolvendo para o setor. No Plano Municipal de Saúde estão a ampliação e melhoria de serviços como o Samu e o programa Saúde da Família. Além disso, a prefeitura também já disponibiliza medicamentos fitoterápicos e homeopáticos.

A aluna do 4º período de Fonoaudiologia, Adriana dos Santos Leite, aplaudiu a iniciativa da universidade. “No caso da saúde coletiva, é algo novo pra gente”. A estudante reclama apenas de não haver mais cursos e debates sobre a saúde pública. As palestras seguem até sexta-feira(14) no bloco B.

 
reportagens fotos rádio expediente