|
Dignidade humana em debate
Josuel Barbosa
A 5ª Semana de Integração da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) reúne alunos, professores, convidados e o público em geral em palestras, minicursos, simpósios, seminários e mesas redondas até 14 de setembro.
Os Direitos Fundamentais na Nova Hemenêutica foi o tema da Mesa Redonda com renomados palestrantes, que falaram sobre os Direitos Fundamentais sob a ótica constitucional.
O palestrante Marcelo Labanca espera que os participantes possam viver os Direitos Fundamentais a partir de uma reflexão critica, pois os Direitos Fundamentais são consagrados pela Constituição Federal. Para Labanca, o Estado deve promover e respeitar todos os Direitos Fundamentais de saúde, educação, moradia, entre outros, e se opor à violação de qualquer um dos direitos descritos na Lei Magna.
A professora Adriana Coutinho acha o encontro importante para um currículo multidisciplinar, porque permite um intercâmbio de informações. Adriana espera que as pessoas possam fazer uma análise dos direitos fundamentais à luz da Dignidade Humana, que está acima de tudo, como Direito Fundamental da Constituição Brasileira. Para a professora, o Direito pode e tem provocado mudanças na sociedade e é obrigação do legislador concretizar a vontade constitucional.
Patrícia Cabral, 18, aluna do 1º período de Direito, escolheu participar para se aprofundar em Direitos Fundamentais e sua aplicação no dia-a-dia, pois acha a informação essencial no Curso de Direito, enquanto Pedro Carvalho, 21, aluno do 6º período, pretende utilizar o tema como base para uma pesquisa sobre a eficácia dos Direitos Sociais.
As palestras eram abertas ao público em geral, mas os alunos da Católica vão ter direito a um certificado, além de dispensa das aulas e crédito extracurricular. A 5ª semana de Integração segue até sexta-feira e as atividades acontecem durante o dia todo. Outras informações no site www.unicap.br/siucs.
|
 |