|
Editorial
Por Ricardo Araújo
Modo promíscuo de ganhar a vida, diria sutilmente o escritor estadunidense Norman Mailer acerca do Jornalismo. Na mesa do editor, o espírito outrora inefável do aprendiz é decapitado. Fatos. Esses são a meta, ainda que invariavelmente, sejam mal compreendidos. Câmeras, microfones e gravadores se tornaram parte integrante dos acontecimentos correntes. Tamanha importância da atividade noticiosa será abordada durante a 5ª Semana de Jornalismo, evento que acontecerá entre os dias 11 e 13 na Universidade Católica de Pernambuco durante a 5ª Semana de Integração.
Lidando ininterruptamente com a urgência de acompanhar os acontecimentos, os jornalistas trabalham sob pressão. A Internet encurtou ainda mais o ciclo noticioso. Porém, as novas tecnologias não se resumem apenas à Web. Tal temática será discutida na palestra que abre a 5ª Semana de Jornalismo: Jornalismo e as Novas Tecnologias – TV Digital e Porto Digital. A conferência será ministrada por Marcelo Fernandes e Sílvio Meira e acontece hoje às 14h no auditório CTCH, no 1º andar do bloco B. Na próxima quinta-feira (13), no mesmo local, as palestras sobre Jornalismo on-line e Blog, conferidas respectivamente por Rodrigo Carrero e Jamildo Melo, acontecerão às 14h.
Outro destaque do evento será a série de palestras do Projeto Recordando Clarice, desenvolvido em parceria com o curso de Letras e a Agência Experimental em Relações Públicas – Agerp. Os encontros analisarão a vasta obra da escritora Clarice Lispector. Romances, contos e poesias, engajados pelo cunho crítico e reflexivo, compõem parte da herança deixada há 30 anos, quando a autora de clássicos como A Paixão Segundo G.H e A Hora da Estrela faleceu na véspera do 57º aniversário. Entre os palestrantes estão a pesquisadora e antropóloga da Fundação Gilberto Freyre, Fátima Quintas, a poetisa Maria do Carmo Barreto Campelo, além do autor de obras renomadas como Sombras Severas e Somos Pedras que se Consomem, Raimundo Carrero.
Ao longo da semana o tema Pesquisa em Comunicação será outro importante assunto discutido. Os trabalhos pioneiros do jornalista Luiz Beltrão, fundador do curso de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco, serão debatidos pelos professores Heitor Rocha, Ana Veloso, Roberta Cajaseiras, Patrícia Fernandes e Andréa Moreira. A discussão irá acontecer na próxima quarta-feira (12), às 13h no Auditório CTCH, no 1º andar do bloco B.
A 5ª Semana de Jornalismo será encerrada na próxima quinta-feira (13), às 19h na sala 510, no 5° andar do bloco A com a palestra Especializações em Jornalismo: Qualificações para o Mercado de Trabalho. Os debatedores serão os jornalistas Alexandre Figueirôa, Ayrton Maciel e Marcelo Pereira.
Tornar claras situações obscuras. No ato, a necessidade da rapidez. Trata-se de uma atividade regida pela imperfeição. A promiscuidade da qual Norman Mailer se referiu talvez seja, ao menos, minimizada ao fim da 5º Semana de Jornalismo.
|
 |