Edições anteriores

2018

v. 9, n. 22 (2018): JOSÉ COMBLIN...

No campo dos estudos das religiões, há expoentes que são como tufões. Na Teologia, em específico, um tufão euro-tropical tem nome: José Comblin! Europeu, fez-se latino-americano; nascido na Bélgica optou por viver grande parte de sua vida no Brasil, onde Joseph ficou o nosso “bom José”, diríamos com Drummond, embora ele tenha sabido deixar-se guiar pelo Espírito e propor respostas quando esteve diante dos inúmeros “e agora, José?”, que lhe foram colocados por circunstâncias políticas e eclesiais, as bruscas variações atmosféricas que enfrentou, escreveríamos por fidelidade à metáfora que estamos usando. Com o Dossiê José Comblin, acrescido dos instigantes artigos propostos e aprovados para Temática Livre, encerramos o último número do volume 2018 da Paralellus - Revista de Estudos de Religião, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, da Universidade Católica de Pernambuco.

v. 9, n. 21 (2018): "Appena 70 anni... Riflessioni storico-teologiche per il 70º anniversario della fondazione del CONSIGLIO ECUMENICO DELLE CHIESE (1948-2018)"

Para fomentar um melhor conhecimento do passado e do presente do movimento ecumênico, com particular atenção ao papel do Conselho Mundial de Igrejas, nasceu a ideia de publicar um número da revista Parallelus, a fim de oferecer elementos para entender as dimensões histórico-teológicas do movimento ecumênico no século XX e propor novos caminhos de pesquisa com os quais explorar a memória histórica, em tantos casos tão pouco investigada, do ecumenismo para dar um horizonte ao que muitos estão fazendo pela causa da unidade visível da Igreja. Onze autores, ligados a diferentes centros de pesquisa, na Europa e nos Estados Unidos, responderam ao nosso convite com colaborações de grande valor. Na sessão da Paralellus dedicada aos artigos de temática livre, selecionamos, para essa edição, outros seis artigos e uma resenha.

v. 9, n. 20 (2018): TEMÁTICAS LIVRES

Temos a grata satisfação de apresentar aos leitores o primeiro número de 2018 da Paralellus, a revista do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, da Universidade Católica de Pernambuco. Ele é disponibilizado ao público em contextos internos bastante significativos, uma vez que, neste ano de 2018, a UNICAP está celebrando seu jubileu de diamante: já são 75 anos de atividades – sua primeira Faculdade foi instalada aos 18 de abril de 1943. Simultaneamente, estamos em preparação para vivenciarmos a marca dos 15 anos do Programa – a ser atingida em fevereiro próximo vindouro – metaforicamente remetendo-nos à memória das cerimônias de début, cuja reminiscência aponta rito de passagem para uma maturidade que, no nosso caso, busca traduzir-se como consolidação acadêmica.

2017

v. 8, n. 19 (2017): O CRISTIANISMO E AS SUAS REFORMAS III / IL CRISTIANESIMO E LE SUE RIFORME III

No terceiro dos seus três números de 2017, a Revista Paralellus, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Centro de Estudos para o Ecumenismo na Itália, continua oferecendo suas páginas a pesquisadores das mais variadas tradições que, fiéis ao espírito ecumênico, querem celebrar os 500 anos da Reforma Luterana e seus desdobramentos, centrados na pergunta “Passados 500 anos de seu início, no contexto do século XVI europeu, qual a herança da Reforma, em nosso mundo globalizado, no qual novos imperativos éticos e desafios sociopolítico-religiosos nos convocam à colaboração, ao reconhecimento mútuo, à valorização do diálogo e à renúncia de projetos de hegemonia no campo religioso?”

v. 8, n. 18 (2017): O CRISTIANISMO E AS SUAS REFORMAS II / IL CRISTIANESIMO E LE SUE RIFORME II

No segundo dos seus três números de 2017, a Revista Paralellus, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Centro de Estudos para o Ecumenismo na Itália, continua oferecendo suas páginas a pesquisadores das mais variadas tradições que, fiéis ao espírito ecumênico, querem celebrar os 500 anos da Reforma Luterana e seus desdobramentos, centrados na pergunta “Passados 500 anos de seu início, no contexto do século XVI europeu, qual a herança da Reforma, em nosso mundo globalizado, no qual novos imperativos éticos e desafios sociopolítico-religiosos nos convocam à colaboração, ao reconhecimento mútuo, à valorização do diálogo e à renúncia de projetos de hegemonia no campo religioso?”

v. 8, n. 17 (2017): O CRISTIANISMO E SUAS REFORMAS I / IL CRISTIANESIMO E LE SUE RIFORME I

Em seu três números de 2017, a Revista Paralellus, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Centro de Estudos para o Ecumenismo na Itália, oferece suas páginas a pesquisadores das mais variadas tradições que, fiéis ao espírito ecumênico, querem celebrar os 500 anos da Reforma Luterana e seus desdobramentos, centrados na pergunta “Passados 500 anos de seu início, no contexto do século XVI europeu, qual a herança da Reforma, em nosso mundo globalizado, no qual novos imperativos éticos e desafios sociopolítico-religiosos nos convocam à colaboração, ao reconhecimento mútuo, à valorização do diálogo e à renúncia de projetos de hegemonia no campo religioso?”








1 a 23 de 23 itens