PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP

Paralellus é a revista do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Seu objetivo é divulgar a produção do conhecimento, com qualidade científica reconhecida, da Área 44 da CAPES, que pesquisa os fenômenos do campo religioso e seus impactos na sociedade, de um ponto de vista rigorosamente laico.

Paralellus, criada em 2010, tem por missão ser um espaço aberto ao diálogo ecumênico e inter-religioso, bem como a outros campos do saber, tanto em perspectiva clássica, quanto inter e transdisciplinar. Seus trabalhos são publicados nos formatos de artigos em dossiês e temática livre, comunicações, entrevistas e resenhas.


Imagem para capa da revista

Notícias

 

Chamadas abertas: Dossiês em 2021 e 2022

 

CHAMADAS ABERTAS – DOSSIÊS EM 2021

 

A sabedoria nas sagradas escrituras

Ago. 2021 – v. 12, n. 30

Submissão até 30 de maio de 2021

Coordenação: Prof. Dr. João Luiz Correia Júnior, UNICAP

Ementa: A sabedoria prática sempre esteve presente no mundo antigo, sobretudo como forma de saborear a vida em sua inteireza e com integridade. Um tanto dessa vasta experiência humana foi alicerçando culturas, tais como as da África, desde tempos imemoriais, até as culturas das grandes civilizações no Egito, Mesopotâmia, Índia e Oriente. O dossiê abre espaço para artigos que contemplem essa tradição de sabedoria, presente em trechos da literatura sagrada de antigas religiões que servem de referência para a vida das pessoas, no tempo que se chama “hoje”.

 

Filosofia da religião

Dez. 2021 – v. 12, n. 31

Submissão até 30 de setembro de 2021

Coordenação: Prof. Dr. José Tadeu Batista de Souza, UNICAP e  Prof. Dr. Cléber Araújo Souto Baleeiro, UMESP

Ementa: A experiência do viver humano é um acontecimento aberto a múltiplas possiblidades, dentre elas, a religião e a pergunta pelo sentido da vida. Grande parte das experiências religiosas admite Deus como a instância última de sentido. A filosofia da religião poderá ser um espaço de reflexão sobre a experiência religiosa, seu lugar na existência humana, seu sentido profundo vivido de forma individual e coletiva. O dossiê acolherá reflexões e pesquisas que pretendam articular as ideias de Deus e de religião com as dimensões da ética, do meio ambiente, da democracia, dos direitos humanos e do pluralismo cultural.

 

CHAMADAS ABERTAS – DOSSIÊS EM 2022

 

Devoções na contemporaneidade

Abr. 2022 – v. 13, n. 32

Submissão até 30 de janeiro de 2022

Coordenação: Prof. Dr. José Afonso Chaves, UNICAP e Prof. Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral, UNICAP

Ementa: As práticas de devoção constituem dimensão central da expressão da fé no catolicismo e acompanham quase toda sua histórica. Todavia, sua trajetória, no tocante ao seu reconhecimento, é permeada por recorrente ambivalência, decorrente do tipo de relacionamento que a hierarquia católica dispensa a essas práticas, ora censurando e condenando, ora absorvendo e reconfigurando seus sentidos e práticas em conformidade com a ortodoxia teológica. As devoções têm persistindo em constante reelaboração pelas relações que vêm mantendo com o mercado, com a força da imagem e as novas sensibilidades na sociedade contemporânea. O dossiê acolherá pesquisas que privilegiem novas abordagens em termos teórico-metodológicos, novos objetos e novos enfoques, tais como performance, imagética e materialidades.

 

Religião e política: uma relação necessária

Ago. 2022 – v. 13, n. 33

Submissão até 30 de maio de 2022

Coordenação: Prof. Dr. Drance Elias da Silva, UNICAP; Prof. Dr. Carlos André Silva de Moura, UPE e Prof. Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis, UNIFAP

Ementa: Na relação entre religião e política chama a atenção a questão da “participação política” como um valor que perpassa o campo das religiões, uma vez que o interesse pela política nunca esteve ausente das intenções religiosas. Isso torna questionável, por exemplo, a separação entre Igreja e Estado ter sido compreendida, durante muito tempo, como uma necessária exclusão de todas as formas religiosas da esfera pública. O dossiê objetiva a reflexão crítica acerca dessa relação e entende que a política é, acima de tudo, a capacidade de realização de alianças transparentes, feitas em função do bem coletivo e fundadas nos princípios da justiça social.

 

Vaticano II, 50 anos + 10: O caminho da Recepção / Vaticano II, 50 anni + 10: Il percorso della Ricezione

Dez. 2022 / Dic. 2022 - v. 13, n. 33

Submissões até 30 de setembro de 2022 / Submissione entro il 30 settembre 2022

Coordenação / Coordinamento: Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques, UNICAP e Prof. Dr. Riccardo Burigana, CENTRO ECUMENISMO, Italia

Ementa: O 60º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II (11 de outubro de 1962) instiga uma reflexão histórico-teológica acerca do conhecimento sobre ele, sua recepção e relevância para a Igreja do século XXI, à luz do pontificado do Papa Francisco, em uma perspectiva ecumênica. O número será organizado em torno de dois pontos: o primeiro (50 anos), com 4 artigos, poderá abordar a questão do conhecimento atual do Vaticano II, a fim de oferecer elementos sobre o estado da pesquisa, o debate hermenêutico, sua recepção e perguntas ainda a serem exploradas, também à luz do que foi feito e pensado por ocasião do 50º aniversário de sua inauguração; o segundo ponto (+10), com outros 4 artigos, poderá descrever o que o Vaticano II diz  à Igreja Católica e ao mundo do século XXI, à luz do pontificado do Papa Francisco, que fez das conclusões daquela assembleia, em espírito e letra, uma fonte perpetuamente viva de sua ação magisterial, com a recuperação e o desenvolvimento de muitas das ideias que animaram o Concílio.

Sommario: Il 60° anniversario dell’apertura del Concilio Vaticano II (11 ottobre 1962) può essere l’occasione di una riflessione storico-teologica sulla conoscenza del Vaticano II, della sua recezione e della sua attualità per la Chiesa del XXI secolo, alla luce del pontificato di papa Francesco, in una prospettiva ecumenica. Il numero sarà organizzato intorno a due punti:  il primo punto (50 anni), con 4 articoli, potrà affrontare la questione della conoscenza oggi del Vaticano II, in modo da offrire degli elementi sullo stato delle ricerche, del dibattito ermeneutico, della sua recezione e delle questioni ancora da approfondire, anche alla luce di quanto è stato fatto e pensato in occasione del 50° anniversario della sua apertura. Il secondo punto (+10), con altri 4 articoli, potrebbe delineare cosa il Vaticano II dice alla Chiesa, non solo alla Chiesa Cattolica, e al mondo del XXI secolo, alla luce del pontificato di papa Francesco, che ha fatto del Vaticano II, nello spirito e nella lettera, una fonte perennemente viva della sua azione magisteriale, con la ripresa e lo sviluppo di molte delle idee che hanno animato il Vaticano II.

 
Publicado: 2021-04-28
 
Outras notícias...