A DINÂMICA RELIGIOSA DAS MULHERES DO POVO PANKAIWKA

Wellcherline Miranda Lima

Resumo


O cenário brasileiro religioso apresenta um mosaico religioso com suas variedades e particularidades que imprimi a dinâmica religiosa. Esse contexto também transita em outros espaços considerados tradicionais, mas que permeiam elementos da religiosidade que definem papéis de estrema importância na cultura, principalmente aos povos indígenas. O artigo trata-se do recorte da cultura do povo indígena, localizado no município de Jatobá/PE, sobre os papeis feminino do Povo Pankaiwka. Considerando que as mulheres estão presentes em todos os aspectos sociais e culturais, realizando atividades de acordo com a organização social do seu povo. A sociedade é constituída por regras e por padrões morais profundamente religiosos, visto que as regras são, na maioria das vezes, as diretrizes para a realização de uma idealização social, dentro no contexto indígena. A pesquisa foi desenvolvida mediante observação participante sobre a atuação das mulheres Pankaiwka referente a dinâmica religiosa a partir do seu empenho religioso. Espera-se, no diálogo da dinâmica religiosa das mulheres indígenas desse povo com os autores para o conhecimento e a compreensão da dinâmica religiosa proveniente da cultura indígena no atual cenário religioso brasileiro.


Palavras-chave


Mulher indígena; Pankaiwka;Religiosidades; Cultura

Texto completo:

PDF

Referências


AMOR PERFEITO. Rezadeiras e curandeiras. Jul.2015. Entrevistadora Wellcherline Miranda Lima. Território Pankaiwka, Jatobá (PE), 2015. Entrevista gravada em formato MP3.

FLOR DE LIZ. Rezadeiras e curandeiras. Jul.2015. Entrevistadora Wellcherline Miranda Lima. Território Pankaiwka, Jatobá (PE), 2015. Entrevista gravada em formato MP3.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. São Paulo: LTC, 2012.

LIMA, Wellcherline Miranda. Rezadeiras e curandeiras: no diálogo (ético)inter-religioso nas tradições do povo indígena Pankaiwka. Recife, PE. Anais do II Simpósio Nordeste da ABHR. Universidade Federal de Pernambuco, 2015, p.01-08.

PEIXOTO, José Adelson Lopes. Religião e identidade: ressignificação e pertencimento nos rituais Jiripankó. III Congresso Nordestino de Ciências da Religião e Teologia. Recife, 08 e 10 de setembro de 2016. UNICAP, p. 220-241.

SANTOS, Naira Carla Di Giuseppe Pinheiro de. Representações de gênero, religião e trabalho doméstico. In: SOUZA, Sandra Duarte de. Gênero e Religião no Brasil: ensaios feministas. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2006, p. 37-69.

SOUZA, Damião Manoel de. Aspectos culturais e da Religião Pankaiwka. Jul.2015. Entrevistadora Wellcherline Miranda Lima. Território Pankaiwka, Jatobá (PE), 2015. Entrevista gravada em formato MP3.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. 4ª ed. Vol. 01: Brasília: Unb, 2000.




DOI: https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n27.p197-207

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Wellcherline Miranda Lima

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Paralellus Revista de Estudos da Religião - UNICAP
Universidade Católica de Pernambuco
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (Doutorado e Mestrado)

Rua Almeida Cunha, 245, 8º andar do Bloco G4, Sala C1
CEP: 50050-480, Boa Vista, Recife - PE - Brasil| E-mail: paralellus@unicap.br
ISSN 2178-8162

 

INDEXAÇÃO/DIVULGAÇÃO

Bases de Dados/Diretórios

 

| |

|  |

 

 

 

Portais


 

 

Filiação / Suporte Técnico / Identificador

 

|  |