DIVERSIDADE NO SAGRADO: EM CLIQUES

Sergio Rogério Azevedo Junqueira, Edile Maria Fracaro Rodrigues

Resumo


O presente artigo é um dos produtos do projeto “Programa Ensino Religioso: recursos e formação” do GPER, que tem por objetivo pesquisar, além de recursos didáticos, a convergência entre a compreensão sobre os espaços sagrados, patrimônio cultural e o uso das redes sociais como parte do fazer pedagógico do professor/a de Ensino Religioso/Cultura Religiosa. Como pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, visa apresentar um percurso metodológico de apoio ao processo de educação da expressão religiosa para a sua aplicação na educação básica e superior. A atividade “Clique do Sagrado” consiste em fotografar, utilizando celular ou câmera fotográfica, uma cena do cotidiano ou espaço que remetesse a uma expressão religiosa. Pensar o outro disponível para uma nova interlocução criadora pode provocar uma ampliação de olhar e enriquecimento próprio com novas possibilidades de um processo que não acontece sem disposições prévias. Nesse contexto, então, é proposto o exercício de não apenas registrar fotograficamente a leitura do religioso, mas educar para o “saber olhar” o ser humano em sua diversidade de manifestações.

Palavras-chave


Tecnologia Educacional. Educação Religiosa. Leitura Religiosa

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DOI: https://doi.org/10.25247/paralellus.2017.v8n18.p341-358

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