Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Orientações gerais

Após cadastro como autor, os textos devem ser submetidos na página eletrônica da Paralellus (http://www.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/user/register), seguindo-se os passos de submissão. Em caso de haver muita dificuldade, contactar-nos pelo e-mail revcr@unicap.br

Paralellus publica, especialmente, textos de pesquisadores, professores doutores isoladamente e em parceria com colegas ou com seus discentes, dos diversos programas de pós-graduação (doutorados e mestrado), das áreas de Ciências da Religião e afins, como: Teologia, Filosofia, Ciências Humanas, Ciências Sociais e das diversas ciências que pesquisam o fenômeno religioso, na forma interdisciplinar.  Não é considerada como coautoria a simples orientação do texto. Para isso, os orientadores deverão efetivamente participar da construção do texto e tornar-se corresponsáveis pela sua qualidade linguística, acadêmica e científica.

Importante lembrar que, os trabalhos devem ser digitados em editores de texto como o Word, OpenOffice, RTF (de extensões doc, docx, odf, rtf), tamanho A4, orientação “retrato”, fonte Arial, tamanho 12, em espaço 1,5 com as seguintes margens: superior e esquerdo de 3 cm, enquanto direita e inferior de 2,0 cm. Entretanto, as citações com mais de 3 linhas devem ter recuo em 4cm, fonte 11, espaço entre linhas simples. Na editoração os textos terão diagramação no padrão gráfico da revista. Tabelas, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do texto, devendo ser numerados com algarismos arábicos na sua titulação/identificação. Por outro lado, não se pode esquecer de especificar abaixo dos mesmos a fonte de onde extraiu, mesmo que seja do próprio autor.

Quanto ao tamanho, os artigos deverão ter o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas. A extensão das resenhas não deverão ultrapassar 5 laudas. Esclarecemos que, os textos maiores poderão ser autorizados, a partir da avaliação da Comissão Editorial, mas é importante lembrar, o registro dessa solicitação deverá ser feito como observação na submissão. Todos os textos devem ser postados corrigidos.

Outra orientação importante é que a Comissão Editorial reserva-se o direito, em pré-avaliação, de apontar correções e complementações necessárias nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas da Paralellus. Depois do check list, da pré-avaliação de membro da Comissão Editorial, se aprovados, os textos seguem para avaliadores externos.

Caso haja necessidade de se apontar, na pré-avaliação, para a reclassificação, de mudança de seção em que o texto foi submetido, por exemplo, submissão em Dossiê para Temática Livre ou ao contrário, os autores serão notificados e deverão se manifestar sobre a aceitação ou recusa dessa indicação. Artigos submetidos e não aprovados para essa Seção, poderão ser reavaliados a partir dos pareceres e da Comissão Editorial. Todos os textos avaliados que tiverem indicação de correções obrigatórias, apontadas em parecer e/ou comentários, deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação em um prazo indicado pela Comissão editorial.

Os elementos de apresentação da autoria (última titulação, resumo da biografia, filiação institucional, e-mail, endereço para correspondência, assim como o País de origem), serão informados nos metadados, no processo de submissão.  Solicita-se que, antes de transferir o trabalho, sejam retirados os dados de identificação do (s) autor (es), bem como sejam apagadas as identificações em “Arquivo/Propriedades/Resumo” do Word, de forma que a avaliação seja cega (sistema de duplo cego ou Double Blind Review).

 

ARTIGOS (organização e estrutura)

Sua organização e estrutura deve respeitar a seguinte sequência e sempre com espaço de 1,5 subdividindo-os ao item que antecede e sucede. Para isso, basta consultar os textos já publicados pela Paralellus.

  • TÍTULO – Escrito de forma breve, em maiúscula e com fonte em negrito; solicita-se não utilizar títulos longos com vírgulas e muitas pontuações. Seu alinhamento deverá estar centralizado.
  • TÍTULO TRADUZIDO PARA O INGLÊS – A formatação do mesmo deverá ser centralizada, em negrito e sem numeração.
  • Resumo – Alinhamento justificado, tamanho de fonte 12, mas atenção, o espaçamento entre linhas é simples. Os artigos devem vir acompanhados de um resumo bilíngue (português/inglês) (contendo entre 150 e 250 palavras), de mesmo teor, apresentando com clareza e concisão: o tema do trabalho, os objetivos, a metodologia utilizada e as conclusões. Deverá estar na seguinte formatação: fonte arial, tamanho 12, em espaçamento simples, justificado. O título, o resumo e as palavras-chave em língua estrangeira deverão estar na parte pós-textual, ou seja, após as Considerações finais e antes das Referências.
  • Abstract – Como já foi explicitado no Resumo.
  • Palavras-chave – Deverá ter entre 3 e 5 palavras que indicam o conteúdo do artigo (e não estejam presentes no título) e devem ser escolhidas, preferencialmente, em catálogo de vocabulário controlado, se houver tesauro na área do tema.  Devem ser separadas e finalizadas por ponto final.
  • Keywords – Não utilizar tradução de “tradutores automáticos” da Web.
  • INTRODUÇÃO – Deve ser enumerada com número antecedendo o subtítulo . Ex: 1 INTRODUÇÃO, em letra maiúscula).
  • DESENVOLVIMENTO – Texto com a discussão do tema proposto, organizado em Subtítulos (enumerados sequencialmente). Ex: (título) 2 RELIGIOSIDADE POPULAR NO NORDESTE; (subtítulo) 2.1 O fenômeno das Romarias... As citações deverão ser inseridas dentro do próprio texto, do seguinte modo: AUTOR-DATA (autor, data, página), ao invés de rodapé ou nota de fim. Ex.: Conforme Aragão (2010, p. 55), ou (ARAGÃO, 2010, p. 55). Caso a obra citada for de dupla autoria, deverá citar da seguinte forma: Ex.: Como pontuam os autores Rodrigues e Cabral (2012, p. 97) ou (RODRIGUES; CABRAL, 2012, p.97). Deste modo, as notas de rodapé serão apenas explicativas (deverão usar numeração sequencial).
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS – Esta, por sua vez, também deve ser enumerada.
  • REFERÊNCIAS – A palavra REFERÊNCIAS (sem a segunda palavra Bibliográficas, como muitos ainda costumam usar) deverá estar centralizada, o espaçamento é simples, bem como, conter espaçamento simples entre linhas e um espaço simples entre as REFERÊNCIAS.

 

RESENHA

Deverá ser inédita e referente a obras publicadas, no máximo, nos últimos dois anos. As resenhas de livros devem apresentar: nome do autor do livro (e tradutor, se relevante), título, cidade, editora, ano da publicação, número de páginas e ISBN.  Os elementos de identificação do autor da resenha serão registrados nos metadados, na submissão: filiação institucional, resumo da biografia e titulação máxima, e-mail, endereço para correspondência. As resenhas são avaliadas por membro da Comissão e pelo editor. Deverá conter até 5 páginas, no máximo.

 

NORMALIZAÇÃO na PARALELLUS (REFERÊNCIAS e Citações)

Trechos ou informações retiradas das publicações consultadas são introduzidos no texto com o propósito de esclarecer ou completar as ideias do autor.

  • Citação livre: quando se reproduzem as ideias, sem transcrever as palavras do autor. Exemplo: Como lembra Mauro Sá Martino (2003, p. 105) o produto simbólico produzido pelas instituições religiosas precisa aparecer para ser conhecido e provar que é o melhor.
  • Citação textual: transcrição literal de textos de outros autores. Exemplo: A despeito do padre jesuíta brasileiro, Mario de França Miranda, sobre o diálogo inter-religioso que afirma “na proximidade inédita das religiões no planeta, estará em melhor situação a religião que for capaz de integrar elementos ‘válidos’ de outras sem sacrificar sua própria identidade” (RIBEIRO; SOUZA, 2012, p. 99, destaque dos autores).

Se a citação ocupar um espaço maior que três linhas, deve ser destacada do texto, com um espaço acima e abaixo, recuada em 4 cm da margem esquerda, fonte arial tamanho 11,  espaçamento entre linhas,  simples, terminando com a margem direita do texto, sem aspas, com a mesma referência acima (RIBEIRO; SOUZA, 2012, p. 99).

 

REFERÊNCIAS

As referências devem ser dispostas em ordem alfabética pelo SOBRENOME do primeiro autor, no final do artigo e seguir as normas da ABNT - NBR 6023, Informação e documentação - Referências - Elaboração, como em alguns exemplos propostos, a seguir:

  • Livros - DEFLEURS, Melvin Lawrence. Teoria das comunicações de massa. Tradução de Octavio Alves Velho. 5. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1993.
  • Capítulos de livros ARAGÃO, Gilbraz de Souza. Transdisciplinar e transreligioso: em busca de uma abordagem integral para o diálogo entre religiões. In: MARQUES, Luiz Carlos Luz (Org.). Religiosidades populares e multiculturalismo: intolerâncias, diálogos, interpretações. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010. p. 51-65.
  • Dissertações e teses - CAMPOS, Marconi de Queiroz. Cristãos e muçulmanos: exigência de uma relação dialógica para construção da paz. 2009. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Mestrado em Ciências da Religião, 2009.
  • Artigos em periódicos - FERRARA, Lucrécia D'Alessio. Cidade e imagem: entre aparências, dissimulações e virtualidades. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, São Leopoldo, v. 6, n. 1, p. 21-32, 2004.
  • Documentos eletrônicos - BARROS, Marcelo. “Entre o ser e o não ser”: Teologia anti-sacrificial e sacrifícios nas religiões populares. Paralellus [On-line], Recife, v 3, n. 6, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://www.unicap.br/ojs-2.3.4/index.php/paralellus/article/view/216/210>. Acesso em: 29 dez. 2012.
  • Trabalho Apresentado em Evento (Congressos, Seminários, Simpósios, Encontros, Workshops e Colóquios) – Documento impresso: BARRETO, A. R. Os trabalhadores do conhecimento: um novo profissional. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DO CONHECIMENTO/GESTÃO DE DOCUMENTOS, 4., 2001, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR/CITS, 2001. p. 199-218.
  • Trabalho Apresentado em Evento (Congressos, Seminários, Simpósios, Encontros, Workshops e Colóquios) Documento eletrônico - SILVEIRA, Maria Helena; MARTINS FILHO, Protásio Dutra. O engenheiro: professor diante da educação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA - COBENGE, 36., 2008, São Paulo. Anais eletrônicos ...São Paulo: Instituto Mauá de Tecnologia, 2008. Disponível em: <http://www.cobenge2008.com.br/trabalhos/trabalhos/999.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2009.

Outros tipos de referências ou qualquer dúvida quanto ao PADRÃO DE NORMALIZAÇÃO da Paralellus, bem como, o uso da ABNT, consulte-nos, via email revcr@unicap.br

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O trabalho submetido é original, inédito e exclusivo (não está sendo avaliado para publicação por outra revista);
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB);
  3. URLs para as referências deverão ser informadas quando necessário;
  4. O texto está em espaço 1,5 e usa uma fonte de 12 pontos; emprega negrito e aspas duplas para destaques, e itálico apenas para palavras estrangeiras; as figuras e tabelas devem estar inseridas dentro do texto (isto é, na parte textual) e não no final do documento, como anexos;
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre;
  6. A identificação de autoria do trabalho terá que ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, no sistema double blind review (duplo cego) de avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares;
  7. O Resumo deve ter entre 150 e 250 palavras; os títulos e palavras-chave foram traduzidos para o inglês; as palavras-chave estão de acordo com o catálogo de vocabulário controlado (tesauro). O Abstract feito a partir de tradução do Resumo para o inglês e não pela utilização de aplicativos de tradução online (Por ex. Google Tradutor, Babel Fish ou outros);
  8. O trabalho segue as normas da ABNT e de Normalização orientada pela Paralellus para Referências. Dúvidas, deverão ser consultadas ao editorial da Revista  Os títulos de livros deverão ser grafados em negrito, bem como os títulos das revistas;
  9. O texto deverá ser submetido a uma das seções da revista, sendo que no caso de ARTIGOS, a opção entre DOSSIÊ ou TEMÁTICA LIVRE;

  10. O trabalho submetido não se utilizou de pesquisa com seres humanos ou, se ela foi realizada e utilizada, seguindo-se o que determina a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS 196/96 - http://www.datasus.gov.br/conselho/resol96/RES19696.htm), houve aprovação da referida pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição do (s) autor (es), ou onde ela foi realizada, que segue em anexo a esta submissão, bem como foram coletados os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, em posse do (s) autor (es) ou responsável pela pesquisa e/ou da Instituição, e que estão disponíveis à consulta e verificação. A UNICAP tem Comitê que regula esse processo de pesquisa;
  11. Os trabalhos em co-autoria deverão representar efetiva participação dos autores na sua produção e que a simples orientação de trabalho realizada por docente não garante e representa a co-autoria do texto.
 

Declaração de Direito Autoral

A submissão de originais para Paralellus implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Paralellus como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de uma revista de acesso público, é permitido o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.