História Unicap

História Unicap (ISSN 2359-2370)

Revista do Programa de Pós-graduação em História

Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

 

 

Desde a fundação da História Unicap, em 2014, utilizou-se como logo uma representação da estátua dos “estudantes”, de autoria do artista plástico Abelardo da Hora, esculpida em 1980. Em se tratando de uma revista de História, pareceu-nos que a estátua não nos poderia conferir melhor identidade visual, motivo pelo qual passou a ser utilizada como capa a partir do seu quarto número. Quatro anos depois, num momento em que o ensino e a reflexão crítica estão sofrendo ataques de todos os lados, talvez nunca tenham significado tanto os livros alçados pelos estudantes intrépidos nascidos das mãos de um de nossos maiores artistas plásticos.

A capa da revista empalideceu, mas o periódico não perdeu sua identidade, nem abriu mão de se tornar um espaço privilegiado para a divulgação de trabalhos acadêmicos de qualidade, oriundos em sua imensa maioria das discussões travadas no seio dos programas de pós-graduação de instituições públicas e privadas, principalmente brasileiras.

No início deste ano, fundou-se, após a aprovação da Capes, o Programa de Pós-graduação em História da Universidade Católica de Pernambuco, realizando-se um sonho-anseio por parte de um conjunto de docentes que desejavam oferecer uma formação continuada, uma vez que o Curso de Licenciatura Plena em História já era considerado há tempos um dos mais prestigiosos de Pernambuco. A abertura de uma pós-graduação strito sensu em História seria apenas a continuação dessa tradição em ofertar um ensino e capacitação de excelência à sociedade pernambucana e nordestina.

Mas aonde a revista entra nisso tudo? Quatro anos atrás tivemos o prazer de escrever o pequeno texto que segue, neste momento já desaparecido da abertura de nosso periódico:

 

"Ao ter o Curso de História suas origens no próprio surgimento da Universidade Católica de Pernambuco, atualmente com mais de 60 anos de existência ininterrupta, isso o converte no mais antigo de Pernambuco e o segundo da região nordeste. Com longa experiência na área de ensino, o curso vem-se destacando também em pesquisa e extensão desenvolvidos pelos seus docentes. Tudo isso lhe confere hoje uma nova identidade e amplia consideravelmente seu impacto na sociedade pernambucana. Depois desse longo percurso realizado e, diga-se ainda, em construção, urgia a necessidade de se fundar uma revista do curso, projeto ele próprio reflexo desta caminhada que busca unir cada vez mais a tríade: ensino, pesquisa e extensão compromissada com a sociedade. Tendo isso como foco, é que anunciamos com enorme satisfação o surgimento da revista História Unicap. Têm como objetivo e interesse a promoção e a socialização do saber histórico e de áreas afins de alta qualidade científica, produzido dentro e fora de nossas fronteiras geográficas, econômicas, políticas e culturais".

 

Como fica claro, a História Unicap nasceu e foi batizada no seio do Curso de História de nossa universidade. Foi nele ainda onde ergueu cabeça, deu seus primeiros passos e estruturou-se, motivo pelo qual se agradece por todo o cuidado dispensado. Durante esse tempo, não obstante, também houve uma contrapartida: dezenas de profissionais da área e afins ficaram sabendo da existência do curso através de suas páginas, tornando-se assim uma importante embaixadora. Quatro anos se passaram e a fundação do Mestrado Profissional trouxe uma nova oportunidade à revista de se projetar ainda mais dentre as suas congêneres. Atentos a isso e conscientes do esforço investido desde o primeiro dia para o reconhecimento da Capes em relação às suas qualidades, o colegiado do curso de História decidiu em reunião do dia 24 de março de 2017 por sua migração ao Programa de Pós-graduação em História, tornando-se, a partir de então, o periódico científico do referido programa.

  

Prof. Dr. Tiago da Silva Cesar

Editor


Capa da Revista Eletrônica de História da UNICAP, Ano 1, Número 1, Dezembro de 2011. ISSN:

Notícias

 

CHAMADA PARA DOSSIÊ “A CONSTRUÇÃO DA DISTINÇÃO: PERSPECTIVAS DA HISTÓRIA DAS ELITES E PROFISSÕES NO BRASIL (SÉCULO XVIII AO XX)"

 

O Conselho Editorial da História Unicap comunica que está aberta a chamada de artigos para o dossiê "A construção da distinção: perspectivas da História das elites e profissões no Brasil (século XVIII ao XX)” (V. 5, Nº 10, Jul./dez. 2018), coordenado pelos Professores: Dr. Flavio Madureira Heinz (UFPR), Dr. Jonas Moreira Vargas (UFPel), e o Dr. Marcelo Vianna (IFET do RS).

 
Publicado: 2018-05-06 Mais...
 
Outras notícias...

v. 4, n. 7 (2017): Dossiê "Ensino de História, Patrimônio e Memória"


Capa da revista