História Unicap

Ao ter o Curso de História suas origens no próprio surgimento da Universidade Católica de Pernambuco, atualmente com mais de 60 anos de existência ininterrupta, isso o converte no mais antigo da região nordeste. Com longa experiência na área de ensino, o curso vem se destacando também em pesquisa e extensão desenvolvidos pelos seus docentes. Tudo isso lhe confere hoje uma nova identidade e amplia consideravelmente seu impacto na sociedade pernambucana. Depois deste longo percurso realizado e, diga-se ainda, em construção, urgia a necessidade de se fundar uma revista do curso, projeto ele próprio reflexo desta caminhada que busca unir cada vez mais a tríade: ensino, pesquisa e extensão compromissada com a sociedade. Tendo isto como foco, é que anunciamos com enorme satisfação o surgimento da revista História Unicap. Têm como objetivo e interesse a promoção e a socialização do saber histórico e de áreas afins de alta qualidade científica, produzido dentro e fora de nossas fronteiras geográficas, econômicas, políticas e culturais.


Capa da Revista Eletrônica de História da UNICAP, Ano 1, Número 1, Dezembro de 2011. ISSN:

Notícias

 

CHAMADA PARA DOSSIÊ “INFÂNCIAS, ADOLESCÊNCIAS E JUVENTUDES NO MUNDO IBERO-AMERICANO"

 

O Conselho Editorial da História Unicap comunica que está aberta a chamada de artigos para o dossiê "Infâncias, adolescências e juventudes no mundo ibero-americano” (V. 5, Nº 9, Jan./jun. 2018), coordenado pelo Prof. Dr. José Carlos da Silva Cardozo (FURG) e pelo Prof. Dr. Humberto da Silva Miranda (UFRPE).

 A infância, adolescência e a juventude são objetos de estudos consolidados nos mais diversos campos de investigação das Ciências Humanas. Contudo, poucos são os espaços acadêmicos abertos para a realização de diálogos interdisciplinares, inter-regionais e transnacionais. Com isto em tela, o presente dossiê temático busca reunir trabalhos sobre as Infâncias, Adolescências e Juventudes nas Américas, em Portugal e Espanha, privilegiando temas como: assistência, direitos, governabilidade, políticas públicas, família, adoção, apadrinhamento afetivo, violência, trabalho, educação, saúde, sociabilidade e análises teóricas e metodológicas.

 

Infancia, Adolescentes y Jóvenes en el mundo iberoamericano.

 La infancia, adolescencia y juventud son temas ya consagrados de análisis en los diversos campos de investigación de las Ciencias Humanas. Sin embargo, hay todavía muy pocos espacios académicos abiertos para la realización de diálogos interdisciplinarios, interregional y transnacional. Con este objetivo el presente dossier temático busca reunir estudios acerca de la infancia, adolescentes y jóvenes en las Américas, en Portugal y España, centrándose en temas como: asistencia, derechos, gobierno, políticas públicas, familia, adopción, violencia, trabajo, educación, salud, sociabilidad y el análisis teórico y metodológico.

 

As submissões serão realizadas através do sistema eletrônico da revista, e devem seguir as normas de publicação dispostos no campo “diretrizes para os autores e condições para submissão”.

 Os artigos devem ser enviados até o dia 30 de abril de 2018. Também aceitamos artigos em fluxo contínuo para nossas edições, sobre diferentes temáticas no campo da história e áreas afins.

 
Publicado: 2017-01-26
 

CHAMADA PARA DOSSIÊ “HISTÓRIA URBANA CONTEMPORÂNEA"

 

O Conselho Editorial da História Unicap comunica que está aberta a chamada de artigos para o dossiê "História Urbana Contemporânea” (V. 4, Nº 8, Jun./Dez. 2017), coordenado pelo Prof. Dr. Luís Manuel Domingues (UNICAP/UFRPE) e pela Profª. Drª. Maria Rita Ivo de Melo Machado (UFRPE).

O dossiê propõe reunir artigos versando sobre os paradigmas, campos de investigação e linhas de pesquisa da História Urbana Contemporânea, bem como sobre as seguintes temáticas: gênese da constituição do espaço urbano na história contemporânea; cidade e modernidade na formação e desenvolvimento da sociedade e economia capitalista; a cidade no capitalismo: a formação e o desenvolvimento da grande cidade, da metrópole moderna e da megametrópole; a constituição do espaço intra-urbano contemporâneo, fundamentados em estudo de casos da História Urbana Contemporânea.

As submissões serão realizadas através do sistema eletrônico da revista, e devem seguir as normas de publicação dispostos no campo “diretrizes para os autores e condições para submissão”.

Os artigos devem ser enviados até o dia 30 de setembro de 2017. Também aceitamos artigos em fluxo contínuo para nossas edições, sobre diferentes temáticas no campo da história e áreas afins.

 
Publicado: 2017-01-26
 

CHAMADA PARA DOSSIÊ “ENSINO DE HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E MEMÓRIA"

 

 

O Conselho Editorial da História Unicap comunica que está aberta a chamada de artigos para o dossiê "Ensino de História, Patrimônio e Memória” (V. 4, Nº 7, Jan./Jun. 2017), coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo de Aguiar Pacheco (UFRPE)

As submissões serão realizadas através do sistema eletrônico da revista, e devem seguir as normas de publicação dispostos no campo “diretrizes para os autores e condições para submissão”.

Os artigos devem ser enviados até o dia 30 de Abril de 2017. Também aceitamos artigos em fluxo contínuo para nossas edições, sobre diferentes temáticas no campo da história e áreas afins.

 
Publicado: 2016-10-25 Mais...
 
Outras notícias...

v. 3, n. 6 (2016): Dossiê "Pelos caminhos da pesquisa: fontes, abordagens e relações"


Capa da revista