Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os autores devem realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista; na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). É importante “salvar” as informações registradas.

Depois de ter realizado esses passos, passar para “SUBMISSÕES ATIVAS” e iniciar o processo de submissão através do link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”, no qual irá realizar os cinco passos básicos:

  1. Início: confirmar se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção artigos;
  2. Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, estado e país, resumo da biografia, título e resumo; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado. Havendo coautoria, não esquecer de inseri o segundo autor nos metadados;
  3. Transferência de originais: realizar a transferência do arquivo para o sistema;
  4. Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto.
  5. Confirmação: Concluir a submissão.

Após concluir os cinco passos acima descritos, o autor deve aguardar o e-mail do editor e, nesse ínterim, poderá acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros do Conselho Editorial e pelos Editores da revista.


Diretrizes para Autores (atualizado em março de 2020)

1. A Revista Fronteiras aceita trabalhos originais (artigos e recensões/resenhas) de doutores/as, de doutor/a em coautoria com doutor/a, e de doutor/a em coautoria com mestre/a, devendo, nesse último caso, o primeiro autor/a ser o doutor/a. Os autores/as devem estar vinculados/as a Programas de Pós-Graduação em Teologia, Ciências da Religião e áreas afins ou a Grupos de Pesquisa dos Programas de Pós-Graduação mencionados. Em caso de coautoria, limita-se a um coautor.

2. A revista prioriza as submissões oriundas da área da Teologia, não obstante acolha trabalhos de áreas afins que tragam reais contribuições para as dicussões teológicas, tais como história, filosofia, sociologia etc. Todas as contribuições devem ser submetidas via sistema eletrônico mediante cadastro e criação de login e senha. Os textos devem estar nas extensões DOC ou DOCX, formato Word. Arquivos em formato PDF não serão aceitos.

3. Serão aceitos trabalhos redigidos em Português, Espanhol, Italiano, Francês, Inglês e Alemão. A Revista e seu editor não respondem pela revisão linguística dos textos e, por isso, as contribuições já devem ser enviadas devidamente revisadas.

4. Os trabalhos enviados a Fronteiras serão submetidos à revisão crítica de, pelo menos, um membro do Corpo de editores e por avaliação por pareceristas no modo “peer blind review”.

5. Autores/as que submeterem trabalhos contendo imagens e fontes especiais (grego e hebraico) deverão informar essa especificidade em “Comentários ao Editor”, no sistema de submissão, e encaminhar separadamente as imagens (em JPG, com resolução em 300 dpi) e as fontes (no formato TTF) como documentos suplementares. No caso das línguas bíblicas é possível a utilização dos teclados das línguas grega e hebraica integrados em seu computador e isso dispensa o envio das fontes.

Porém, a recomendação é dar preferência ao uso de transliterações para os idiomas de alfabeto não latino, deixando o uso de caracteres especiais (fontes gregas, hebraicas ou de outro idioma) apenas para casos excepcionais como estudo do original ou quando for muito importante para a exposição.

Também, alerta-se aos autores/as que algumas imagens possuem direitos autorais e, nestes casos, é necessário uma autorização para o uso delas. Sugere-se o uso de sites que disponibilizam livremente essas imagens, tais como depositphotos ou pixabay.

6. Os dados de autoria, nomes e biografia dos autores, não devem constar no documento da submissão. Estes dados devem ser preenchidos no passo 3 da submissão.

7. O trabalho deve apresentar, obrigatoriamente, os seguintes elementos: título, resumo e palavras-chave na língua original e em inglês, exceto quando o idioma original é o inglês. Quando a língua original for o inglês, a tradução do resumo e palavras-chave deve ser para a língua portuguesa. Esses elementos iniciais devem ser seguidos de introdução, corpo, considerações finais e referências.

Quanto à Recensão/Resenha crítica, observar-se-ão os seguintes pontos

  • Pertinência da obra para o campo epistemológico da Teologia.
  • Não haja outras resenhas para a obra, em periódicos qualificados.
  • Obras Nacionais: até últimos 03 anos.
  • Obras Internacionais: até últimos 05 anos.
  • Somente para esta seção serão aceitos mestrandos e doutorandos.

Especificações metodológicas

Os textos devem ter o mínimo de 25.000 caracteres (sem espaços) e o máximo de 35.000 caracteres (sem espaços). Para as recensões/resenhas são requeridos entre 3.500 caracteres (sem espaços) e 10.000 caracteres (sem espaços). Para garantir a quantidade correta de caracteres basta utilizar a ferramenta de contagem do editor de texto. Os casos especiais, caso existam, devem ser comunicados via “Comentários ao Editor” e serão avaliados pelo editor-chefe da revista.

Os textos devem seguir as especificações de configuração indicadas abaixo

1. O layout de página deverá estar configurado em papel A4, com margens superior e esquerda definas em 3 cm e inferior e direita definidas em 2 cm.

2. Na primeira página devem vir, obrigatoriamente, os seguintes itens, na seguinte ordem: título do artigo em seu idioma original, centralizado, negrito, com fonte Times New Roman tamanho 14 pt. A tradução do título do artigo para o inglês, centralizado, com fonte Times New Roman tamanho 12 pt.

O resumo deve conter entre 100 e 250 palavras, constando o tema, o objetivo, a metodologia, os passos seguidos e conclusões, segundo as orientações da NBR 6028, da ABNT, acompanhado de cinco palavras-chave que representem o conteúdo do texto, evitando a simples repetição das palavras do título. Tradução do resumo e das palavras-chave para o inglês. Caso o idioma original seja o inglês, a tradução será para o português.

3. Os textos devem utilizar fonte Times New Roman em tamanho 12pt, com espaçamento entrelinhas de 1,5 e recuo de 1,25 cm na primeira linha dos parágrafos para o corpo do texto. Para citações com mais de três linhas utilizar tamanho 11 e espaçamento 1,15 e recuo de 4 cm à esquerda. Espaçamento entre parágrafos no modo automático.

4. As indicações de referências utilizadas no corpo do texto devem vir em nota de rodapé de acordo com a norma NBR 10.520 da ABNT. A primeira vez que a obra é referenciada no texto deverá vir completa e as citações seguintes de acordo como o modelo SOBRENOME, ANO, PÁGINA. As expressões latinas, tais como idem, ibidem, opus citatum em caso de repetição de referência devem ser evitadas. Ainda que seja uma sequência da mesma referência, ela deve ser citada como indicado acima. Exemplo:

COELHO, Antônio Carlos. Encontros marcados com Deus. Expressão da unidade: as festas judaicas e o cristianismo. São Paulo: Paulinas, 1999, p. 25.

COELHO, 1999, p. 45.

MANNUCCI, Valério. Bíblia, palavra de Deus: curso de introdução à Sagrada Escritura. São Paulo: Paulinas, 1986, p. 206.

MANNUCCI, 1986, p. 112.

COELHO, 1999, p. 53.

COELHO, 1999, p. 56.

5. A lista de referências, no final do texto, deverá adotar a seguinte formatação: fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento entrelinhas simples, alinhamento à esquerda, não justificado, espaçamento entre parágrafos no modo automático. São listadas apenas as referências indicadas no corpo do texto. As referências devem vir em ordem alfabética, sem a utilização de traços para indicar o nome do autor quando consta mais de uma obra de um mesmo autor. Para as referências deve-se seguir a orientação da NBR 6023 (2018) da ABNT, do seguinte modo:

Livros

COELHO, Antônio Carlos. Encontros marcados com Deus: expressão da unidade: as festas judaicas e o cristianismo. São Paulo: Paulinas, 1999.

Artigos

THEOBALD, Christoph. O cristianismo como estilo: acerca do papel dos indivíduos e das comunidades na formação dos sujeitos. Revista de Teologia e Ciências da Religião da Unicap, Recife, vol. 9, no. 1, p. 9-25, jan./jun. 2010.

Teses

GOMES, Rita Maria. Profeta taumaturgo e messias inaudito: o processo marcano de apresentação de Jesus messias. 2017. Tese (Doutorado em Teologia Bíblica) - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte, 2017.

Citações no corpo do texto

As citações bíblicas devem ser usadas no seguinte formato: Jo 4,17; Mt 5,9–6,7; 2Tm 3,16.

Tradução

Quando for texto traduzido, indicar com a expressão “traduzido por” ou “Tradução de”

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor”.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. Citações eletrônicas (textos da Internet e/ou mídias acessórias) utilizadas como referências bibliográficas deverão ser necessáriamente citadas de acordo com as regras da ABNT e conforme especificado pelo periódico.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto com as devidas identificações de autoria, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.