Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Fronteiras tem como finalidade divulgar a reflexão no campo da Teologia, com qualidade científica reconhecida, estando aberta ao diálogo ecumênico e inter-religioso, bem como a outros campos do saber científico. Nossa missão é ser um espaço de reflexão teológica atual a partir de temas contextualizados em diálogo aberto com outras áreas do saber, culturas e perspectivas.

A Revista publica artigos que abrangem as áreas:

  • Teologia: 1. Teologia da Práxis Cristã (Espiritualidade Cristã e Pluralismo Cultural e Religioso; Tendências Éticas Atuais). 2. Teologia Sistemática (Fontes Bíblicas da Tradição Cristã; Interpretação da Tradição Cristã no Horizonte Atual) e,
  • Ciências da Religião através de sua perspectiva interdisciplinar.

A Fronteiras publica artigos de doutor e mestre em coautoria com doutor, de diferentes instituições acadêmicas localizadas nas diversas regiões do País, bem como de outros países e continentes.

Os textos devem ser originais (pelo menos 60% do conteúdo) em Português, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Alemão. Trabalhos em outras línguas, se forem aceitos, serão publicados no original. Artigos serão submetidos ao check list das normas da revista, à pré-avaliação de membro da Comissão Editorial e, se aprovados, são enviados à avaliação externa, por avaliadores ad hoc.

 

Políticas de Seção

Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tema Livre

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha/Recensão

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dissertações

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Nominata Avaliadores

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Crônica

Apreciação do textos é feita por membros da equipe editorial.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O sistema de avaliação da revista é o duplo-cego, em que analisa os trabalhos com critérios em torno de sua pertinência, metodologia, elaboração, relevância de conteúdo, originalidade e rigor científico. As diretrizes para avaliadores estão disponíveis em http://www.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/1151/1036

A Revista conta com um Conselho Científico e com pareceristas ad hoc, constituídos por um grupo de especialistas de notório saber em Teologia, Ciências da Religião e áreas afins constituintes do Campo epistemológico dessas duas Ciências. O conselho científico-editorial é composto de conselheiros temáticos provenientes de Programas de Pós-graduação internos e externos à UNICAP, que também contribuem no processo de avaliação. Quando, porém, em função do tema do artigo, faz-se necessário um saber específico, a Comissão Editorial poderá convocar pareceristas ad hoc. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois ou três especialistas pareceristas ad hoc. Cada artigo é enviado a dois pareceristas, no processo de parecer duplo cego (blind peer review). Caso um dos pareceristas aprove e o outro não recomende a publicação, o artigo é submetido a um terceiro parecer, após a devida revisão. Esse parecer é de desempate. Qualquer artigo é submetido ao mesmo sistema de avaliação, salvo quando resultante de convite da Comissão Editorial.

 

Periodicidade

Semestral. Publicações junho e dezembro.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Declaração de ética e código de conduta na publicação

A Fronteiras, empenhada em manter a qualidade científica e os padrões de ética no processo editorial, adota as normas do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) contidas no Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq <http://www.cnpq.br/documents/10157/a8927840-2b8f-43b9-8962-5a2ccfa74dda> e as normas do Commitee of Publication ethics (COPE) contidas no Code of Conduct and best practice guidelines <http://publicationethics.org/resources/code-conduct>. Os expedientes adotados para estimular a integridade na produção e publicação dos resultados da investigação teológica, pesquisa científica em Ciências Humanas, estão fundamentados nos documentos supra citados. São eles: 1) ações preventivas (instruções de responsabilidade do/a autor/a, do Editor/Comissão Editorial, instruções aos Pareceristas ad hoc); 2) orientações contra más condutas.

Fronteiras é um periódico vinculado ao Programa de Pós-graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco UNICAP, e assume as políticas e os procedimentos editoriais da instituição. A UNICAP zela por seu veículo de pesquisa e divulgação teológica, estimulando a publicação de alta qualidade acadêmica. Ao buscar a integridade e a transparência de suas atividades, a Fronteiras torna público, mediante difusão por página web sua ética de publicação.

 

Responsabilidades do(s) Editor(es) e da Comissão Editorial

  • Definir os temas para cada fascículo, divulgá-los na comunidade acadêmica e encaminhar convites a autores reconhecidamente especialistas no tema escolhido para cada fascículo.
  • Manter atualizada a política editorial e as normas para publicação na revista, assegurando a eficácia dos seus diferentes processos e solicitações dos órgãos avaliadores, pontos de vistas dos leitores, autores, membros dos comitês, pareceristas e equipe de trabalho.
  • Acompanhar o processo de submissão/avaliação dos artigos. Após a etapa de submissão, verificar a pertinência dos manuscritos submetidos, bem como o cumprimento das normas editoriais da revista pelos autores. Encaminhá-los, em primeira instância, a uma avaliação interna junto à Comissão Editorial, submissão do artigo a um aplicativo de verificação de plágio, análise sobre a relevância, a qualidade metodológica e científica do texto. Em segunda instância, o artigo será submetido à avaliação por pares ocultos, professores especialistas nas temáticas tratadas.
  • Selecionar adequadamente os/as pareceristas acadêmicos externos e orientá-los/as sobre o que se espera do processo de avaliação por pares ocultos (Double blind peer review): uma avaliação justa e imparcial.
  • Assegurar o cumprimento dos procedimentos adequados para avaliação dos manuscritos recebidos, zelando junto à comissão editorial e aos pareceristas ad hoc, pela transparência, a qualidade científica, a confidencialidade dos profissionais envolvidos no processo avaliativo e organizacional do periódico.
  • Decidir pela aceitação ou rejeição dos artigos submetidos com base nos pareceres dos avaliadores. A decisão é orientada pelas normas do periódico indicadas nas “Instruções aos Autores”.
  • Realizar a editoração do artigo após sua aprovação e autorização por parte do/a autor/a, adaptando o manuscrito original aos padrões do texto impresso.
  • Responder com prontidão a reclamações, queixas de autores, leitores e membros do comitê da revista, atendendo a situações que tenham dado margem a expressões de insatisfação. Adotar ações que são de direito contra qualquer forma de apropriação indevida do trabalho intelectual.

CHECKLIST PARA A COMISSÃO EDITORIAL

  1. Averiguar se o texto é original inedito ou exclusivo.
  2. Conferir se contempla: titulo, resumo, palavras-chaves, desenvolvimento e conclusão.
  3. Citações e Referências.
  4. Ilustrações e gráficos no corpo do texto.
  5. Autoria: Nome completo, vinculação institucional e titulação.
  6. Texto escrito em Word.
  7. Trabalho de acordo com a Metodologia definida. 
  8. Avaliação: verificar se há identificação de autoria.
  9. Co-autorias: informações completas de ambos os autores para contato da comissão editorial.

 

Responsabilidades dos/as autores/as

  • Responsabilizar-se pela garantia da veracidade das informações (dados, conteúdos e conclusões) contidas no manuscrito submetido à Fronteiras pela garantia da originalidade e a prioridade da publicação ao Periódico conforme indicado nas “Instruções aos Autores”.
  • Declarações/afirmações fraudulentas, imprecisas, problemas de autoria ou de desonestidade intelectual, plágio são inaceitáveis.
  • A autoria e/ou a co-autoria do texto deve ser limitada a quem de fato contribuiu significativamente para a realização do trabalho apresentado.
  • Zelar pela troca de correspondência com a revista e/ou pelo site da mesma: acompanhando o processo de avaliação do artigo.
  • Assumir os critérios indicados nas Diretrizes para Autores quanto aos tópicos a serem observados na apresentação dos artigos (resumo, abstract, digitação, estrutura do artigo, citações, notas de referência, etc) à redação da revista.
  • Identificar quando houver instituições de fomento a pesquisa geradora do artigo.
  • Revisar as correções sugeridas pelos avaliadores e acolhida pela Comissão Editorial, aprovando-as ou rejeitando-as. Caso decida por alterar as eventuais sugestões, os ajustes seguirão os critérios adotados pela revista. A partir da aprovação das correções realizadas não são permitidas novas alterações no texto por parte do/a autor/a.
  • Após a aprovação do texto submetido, os autores deverão encaminhar uma carta de cessão de direitos autorais e de conflitos de interesses assinada, segundo o formato estabelecido para os fins que se encontra no site da revista. Os autores cedem à Fronteiras o direito de publicar seus trabalhos de forma eletrônica, incluindo-os nos índices e bases de dados nacionais e internacionais.
  • A Fronteiras, adere a uma licença Creative Commons sendo permitido que o artigo seja fotocopiado por terceiros, protegido por direitos autorais e os trabalhos derivados feitos com base nele, desde que citada a fonte. Maiores informações estão disponíveis nas licenças jurídicas Creative Commons.
  • Notificar aos editores possíveis imprecisões, erros e/ou pontos problemáticos relacionados ao conteúdo do artigo submetido e/ou publicado, cooperando para que seja feita uma retratação pelo autor (em caso de plágio e/ou dados falsos) e uma errata pelo Editor.
  • O artigo submetido a Fronteiras, deverá preencher os meta-dados conforme sistema da revista: nome(s) completo(s) do autor/a(s), títulos acadêmicos, vinculação profissional (universidade, faculdade, departamento), publicações recentes (mais significativas), endereço atual completo, país de origem e e-mail. A submissão de um manuscrito não implica sua publicação pela Fronteiras.

 

Responsabilidades dos/as pareceristas ad hoc

  • Subsidiar o Editor e o Comitê Editorial nas decisões relativas aos manuscritos submetidos, arbitrando sobre a qualidade científica dos mesmos, indicando reformulações quando necessárias para o aprimoramento dos textos.
  • Zelar pelo cumprimento do prazo para avaliação (21 dias). Na impossibilidade de cumprir o prazo estipulado, comunicar imediatamente ao Editor para que o mesmo busque outros pareceristas em tempo hábil.
  • Emitir pareceres fundamentados, claros e objetivos sobre a relevância do tema, sua adequação às normas e à missão da revista, sua estrutura, aspectos formais, etc.
  • Assegurar a confidencialidade dos textos apresentados pelos editores.
  • Notificar ao Editor os casos de violação de direitos autorais e/ou de plágio.

 

Plágio

O aplicativo de verificação de similaridades e plágio utilizado pela revista é o CopySpider, protegido pelas leis internacionais de direitos autorais e marca registrada.

 

Qualis

A Fronteiras - Revista Teologia da Unicap, está sendo publicada com planejamento estabelecido dentro do estrato A2, conforme as diretrizes Capes.

 

DOI - Digital Object Identifier

O Prefixo DOI das publicações da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) é 10.25247, constituído da seguinte forma: prefixo, ISSN da versão eletrônica, volume, numero da publicação, página inicial do artigo e o ano corrente.

 

Indexadores

A Revista Fonteiras está sendo indexada em importantes bases de dados, diretórios, índices e portais nacionais e internacionais, alguns oferecem acesso aos 1) textos completos; 2) bases bibliográficas; 3) Catálogos Coletivos Nacionais e Internacionais.

  • Bases de dados/Diretórios: Doaj, Redib, Diadorim, UlrichWeb e Google Scholar.
  • Portais: Portal Livre, Portal de Periódicos Unicap.
  • Filiação/Suporte Técnico/Identificadores: Abec, Ibict, Crossref/DOI, Orcid.
  • Plataforma: OJS.
  • Redes Sociais: Facebook.

 

Backup da Revista

O backup dos periódicos é realizado de dois modos: o primeiro consiste em um serviço contratado pelo servidor que realiza um backup diário de todo o site e o segundo um backup mensal que é realizado manualmente pela equipe de TI da UNICAP.

 

Política de Taxas para processamento de artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos e nem taxa de submissão.

 

Administração Superior da UNICAP

Universidade Católica de Pernambuco
Rua do Príncipe, 526 – Boa Vista
Recife, PE – Cep: 50050-900
CNPJ: 10.847.721/0001-95


Presidente/Chanceler
Pe. João Renato Eidt, S.J.
Provincial dos Jesuítas do Brasil

Reitor
Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J.
Telefone: 00.55 (81) 2119 – 4110
E-mail: prubens@unicap.br

Pró-reitorias
> Pró-reitor de Graduação e Extensão
Prof. Dr. Degislando Nóbrega de Lima
Telefone: 00.55 (81) 2119 – 4055
E-mail: degis@unicap.br

> Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação
Profa. Dra. Valdenice José Raimundo
Telefone: 00.55 (81) 2119 – 4088
E-mail: valdenice@unicap.br

> Pró-reitor Administrativo
Márcio Waked de Moraes Rêgo
Telefone: 00.55 (81) 2119 – 4142
E-mail: marcio.waked@unicap.br

> Pró-reitor Comunitário
Pe. Lúcio Flávio Ribeiro Cirne
Telefone: 00.55 (81) 2119 – 4146
E-mail: lucio@unicap.br

Direção/Coordenações
> Diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas - CTCH.
Prof. Dr. Danilo Vaz-Curado Ribeiro de Menezes Costa
Telefone: 00.55 (81) 2119 – 4176
E-mail: danilo.costa@unicap.br

> Coordenação do Programa de Pós Graduação em Teologia
Profa. Dra. Alzirinha Rocha de Souza
Telefone: 00.55 (81) 2119 – 4176
E-mail: alzirinha.souza@unicap.br

> Coordenação Geral de Pesquisa
Profa. Dra. Carmem Lúcia Brito Tavares Barreto
Telefone: Telefone: 00.55. (81) 2119 – 4375
E-mail: cbarreto@unicap.br

 

Informações Catalográficas

Fronteiras - Revista de Teologia da UNICAP

Semestral.

ISSN 2595-3788

Prefixo DOI: 10.25247

 1. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap – Periódicos. 3. Cultura – Periódicos. I. Universidade Católica de Pernambuco. Centro de Teologia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.

 

Retratação

Ao ser identificado um problema em textos publicado na Fronteiras, é preciso proceder com o registro e a publicação de retratação. O texto a ser retratado deve ser apresentado pelos responsáveis com as justificativas, contendo os dados básicos (título, autor, afiliação, resumo, volume e número). Ele não será “suprimido de onde foi originalmente publicado”, no entanto, trará no sumário a expressão “[Texto Retratado]”. O PDF da publicação terá tarjas de marca d’água com a expressão “Texto Retratado”. Esse processo é acompanhado pelos Editores, pela Comissão editorial e pela Comissão Científica.