Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap

Fonteiras é a revista do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Seu título remete a perspectiva dialogal de Dom Helder Camara, que, desde a Igreja das Fronteiras, em Recife, estabeleceu vínculos com pessoas e movimentos do mundo inteiro. A práxis de Dom Helder era fundamentada em sua experiência, alimentada por uma compreensão própria da Sagrada Escritura, testemunhada na vivência dos princípios evangélicos.

Sob a inspiração da teologia prática do Dom, a Fronteiras tem por finalidade divulgar a reflexão no campo da Teologia, com qualidade científica reconhecida, aberta ao diálogo ecumênico e inter-religioso, bem como a outros campos do saber. E, por missão, ser um espaço para uma reflexão teológica atual que considere os temas contextualizados em diálogo com múltiplas áreas do saber, culturas e perspectivas.


Imagem para capa da revista

Para saber mais sobre o foco, submissões, diretrizes e políticas de nosso Periódico, clique em Sobre no menu superior. 

Notícias

 

CHAMADAS TEMÁTICAS DE ARTIGOS PARA AS EDIÇÕES DE 2020 a 2021

 

Culturas urbanas e teologias

Jan./Jun. 2020 – v. 3, n. 1

Submissão até 30 de março de 2020

O tema desse número pretende reunir reflexões teológicas e de áreas afins sobre os desafios e as riquezas da cultura urbana para o desenvolvimento do pensamento. Como fazer teologia numa cultura urbana? E quais as contribuições dessa cultura para o pensar teológico?.

  

Eucaristia: mesa e memorial

Jul./Dez. 2020 – v. 3, n. 2

Submissão até 30 de setembro de 2020

No ano em que se celebra, na Igreja Católica, o Congresso Eucarístico, este número de Fronteiras propõe abrir espaço para a reflexão sobre as diversas formas de reunião eclesial, de celebração eucarística e de comunhão, tendo como centro a comensalidade e a partilha.

 

 

*************************************************************

TEMÁTICAS PARA 2021


Igreja e Missão

Jan./Jun. 2021 – v. 4, n. 1

Submissão até 30 de março de 2021

Neste número, Fronteiras reúne as contribuições teológicas a respeito da missão em expressões religiosas diversas. Pretende ampliar a reflexão sobre o caráter missionário a partir de dois enfoques: o institucional, que envia e a pessoa enviada pela comunidade de fé.

  

Família: configurações e desafios

Jul./Dez. 2021 – v. 4, n. 2

Submissão até 30 de setembro de 2021

Em comunhão com o Sínodo sobre a família, este número de Fronteiras se propõe pensar sobre as configurações familiares da contemporaneidade, levando em conta os desafios impostos pela conjuntura atual.

 

 

 
Publicado: 2018-02-22
 
Outras notícias...

v. 2, n. 2 (2019): Igreja em saída para as periferias: eclesiologia contemporânea


Capa da revista