Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap

Fonteiras é a revista do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Seu título remete a perspectiva dialogal de Dom Helder Camara, que, desde a Igreja das Fronteiras, em Recife, estabeleceu vínculos com pessoas e movimentos do mundo inteiro. A práxis de Dom Helder era fundamentada em sua experiência, alimentada por uma compreensão própria da Sagrada Escritura, testemunhada na vivência dos princípios evangélicos.

Sob a inspiração da teologia prática do Dom, a Fronteiras tem por finalidade divulgar a reflexão no campo da Teologia, com qualidade científica reconhecida, aberta ao diálogo ecumênico e inter-religioso, bem como a outros campos do saber. E, por missão, ser um espaço para uma reflexão teológica atual que considere os temas contextualizados em diálogo com múltiplas áreas do saber, culturas e perspectivas.


Imagem para capa da revista

Para saber mais sobre o foco, submissões, diretrizes e políticas de nosso Periódico, clique em Sobre no menu superior. 

Notícias

 

CHAMADAS TEMÁTICAS DE ARTIGOS PARA AS EDIÇÕES DE 2020 a 2023

 

Eucaristia: mesa e memorial

Jul./Dez. 2020 – v. 3, n. 2

Submissão até 30 de setembro de 2020

No ano em que se celebra, na Igreja Católica, o Congresso Eucarístico, este número de Fronteiras propõe abrir espaço para a reflexão sobre as diversas formas de reunião eclesial, de celebração eucarística e de comunhão, tendo como centro a comensalidade e a partilha.

 

 *************************************************************

TEMÁTICAS PARA 2021

Igreja e Missão

Jan./Jun. 2021 – v. 4, n. 1

Submissão até 30 de março de 2021

Neste número, Fronteiras reúne as contribuições teológicas a respeito da missão em expressões religiosas diversas. Pretende ampliar a reflexão sobre o caráter missionário a partir de dois enfoques: o institucional, que envia e a pessoa enviada pela comunidade de fé.

  

Família: configurações e desafios

Jul./Dez. 2021 – v. 4, n. 2

Submissão até 30 de setembro de 2021

Em comunhão com o Sínodo sobre a família, este número de Fronteiras se propõe pensar sobre as configurações familiares da contemporaneidade, levando em conta os desafios impostos pela conjuntura atual.

 

*************************************************************

TEMÁTICAS PARA 2022

Dramas humanos que atravessam fronteiras

Jan./Jun. 2022 – v. 5, n. 1

Submissão até 30 de março de 2022

Este número reúne pesquisas sobre temáticas específicas dentro do tema geral, a partir da competência de cada autor(a), dentro do campo epistemológico da Teologia e das Ciências da Religião. O tema abrange reflexões teológicas e de áreas afins sobre dramas humanos antigos, esquecidos e julgados superados, que se somam a novos problemas consequentes deste mundo globalizado. A ênfase está no novo surto migratório que assola a humanidade, provocado pelo esfacelamento econômico de povos explorados ao longo de séculos, dentre tantos outros problemas, sem falar nas pandemias recentes... Um clamor humano ecoa nos quatro cantos da terra.

 

O Espírito Santo e sua ação na pessoa, na Igreja e no mundo

Jul./Dez. 2022 – v. 5, n. 2

Submissão até 30 de setembro de 2022

As grandes mudanças ocorridas na contemporaneidade exigem cada vez mais uma reflexão acerca da situação do cristão no mundo. O estudo sobre a terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo, é um caminho fértil para tal. Neste sentido, o tema proposto para esse número quer, à luz das demandas atuais, propor a reflexão sobre a relação entre Espírito e a pessoa humana, Igreja e mundo, visando apontar caminhos para demandas cada vez mais complexas da atualidade.

  

*************************************************************

TEMÁTICAS PARA 2023

10 anos de Francisco: balanço e perspectivas

Jan./Jun. 2023 – v. 6, n. 1

Submissão até 30 de março de 2023

Francisco foi um grande dom do Espírito para a Igreja e o mundo. Retomou, com vigor, criatividade e profecia, o movimento de renovação da Igreja desencadeado pelo Concílio e pela Igreja latino-americana. Marca uma “nova primavera” na Igreja. Celebrando os 10 anos de seu ministério pastoral, queremos rever os passos dados, recolher os frutos, reconhecer as dificuldades e os limites (balanço) e indicar desafios, rumos, caminhos e tarefas para a Igreja nos próximos anos (perspectivas).

 

A interpretação da Bíblia na Igreja

Jul./Dez. 2023 – v. 6, n. 2

Submissão até 30 de setembro de 2023

Por ocasião da comemoração dos 30 anos do documento A interpretação da Bíblia na Igreja, da Pontifícia Comissão Bíblica, somos convidados a refletir sobre os estudos bíblicos nas tradições religiosas que tem a Bíblia como seu livro sagrado. A importância desse assunto se revela, sobretudo, pelo crescimento e fortalecimento de leituras fundamentalistas do texto sagrado e por uma tendência negacionista de tudo que está relacionado com a ciência e a reflexão numa espécie de “reprise” da negação da Modernidade. 

 

 
Publicado: 2018-02-22
 
Outras notícias...

v. 3, n. 1 (2020): Culturas urbanas e teologias


Capa da revista