Revista Ágora Filosófica

A Revista Ágora Filosófica é uma publicação de acesso aberto do Curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco. Sua periodicidade foi semestral até o ano de 2018. A partir de 2019, a Ágora Filosófica, como é conhecida, terá uma periodicidade quadrimestral, publicando exclusivamente artigos, ensaios e resenhas filosóficos de pesquisadores doutores e mestres, e mestrandos em coautoria com doutores, que estão envolvidos, tanto em processo de submissão como em procedimento avaliativo, com vinculação institucional em diversos continentes, países e regiões.

A revista tem como principal objetivo a divulgação de reflexões filosóficas originais, sem privilegiar alguma escola ou perspectiva da história da filosofia, apenas pautando-se pela excelência das publicações, que contribuam para a construção de um saber filosófico crítico e em diálogo permanente com outras áreas do conhecimento, expressando, assim, a natureza interdisciplinar da pesquisa científica para uma melhor compreensão da realidade político-social.

Para conhecer melhor a Revista Ágora Filosófica e suas políticas de publicação, acesse o item "Sobre".


Imagem para capa da revista

Em sua versão digital, a Ágora Filosófica possui ISSN 1982-999X. Ela também encontra-se indexada nas Bases de Dados/Dirtetório Latindex e Sumários; no Índice Index Copernicus; no Diretório de Políticas Editoriais Diadorim; e com filiação na ABEC e no Crossref/DOI.

Notícias

 

CHAMADAS TEMÁTICAS DE ARTIGOS PARA AS EDIÇÕES DE 2020

 

Filosofia e Psicologia

Jan./Abr. 2020 – v. 20, n. 1

Submissão até 30 de janeiro de 2020

É com imenso prazer que convidamos a comunidade acadêmica para participar, através da submissão de artigos científicos, do presente número da Revista Ágora Filosófica. Nesse número temos como tema central as relações estabelecidas entre Filosofia e psicologia. Nessa direção, o processo de emancipação da Psicologia enquanto ciência autônoma, questões teóricas, metodológicas e analíticas são algumas das dimensões a serem exploradas quando tratamos das relações firmadas entre a filosofia e a psicologia. Assim reiteramos nosso convite à comunidade filosófica e científica, buscando cada vez mais contribuir com o processo de construção e propagação do conhecimento.

  

Antropologia Filosófica, Ética e Cultura

Mai./Ago. 2020 – v. 20, n. 2

Submissão até 30 de maio de 2020

A reflexão sobre si mesmo, as suas formas de atuar e de conhecer a pluralidade do real tem sido uma constante no devido pensamento ocidental. O presente número da Revista Ágora Filosófica se propõe a recolher artigos resultantes de pesquisas, estudos e de reflexões filosóficas no âmbito da Antropologia filosófica, da Ética e da Cultura que evidenciem elementos constitutivos do humano como: artes, linguagem, valores ético-morais, bioéticos e produções técnico-científicas.

  

Semântica e Metafísica

Set./Dez. 2020 – v. 20, n. 3

Submissão até 30 de setembro de 2020

Neste número da Revista Ágora o foco é o binômio “Semântica e Metafísica”. As interações e as provocações recíprocas desses dois campos da Filosofia continuam a desafiar a reflexão e queremos provocar o direcionamento dos holofotes da razão para elas. Com isso, convidamos a Comunidade Acadêmica para aceitar nosso convite e a aventura do desafio submetendo seu artigo.

  

 

 
Publicado: 2018-12-21
 
Outras notícias...

v. 20, n. 1 (2020): Filosofia e Psicologia

O presente volume da Ágora Filosófica reúne textos filosóficos cuja temática central é as relações estabelecidas entre Filosofia e psicologia. Neles são considerados o processo de emancipação da Psicologia enquanto ciência autônoma, e questões teóricas, metodológicas e analíticas da relação entre filosofia e psicologia são discutidas e analisadas.

Sumário

Artigos

Marina Maria Soares Silva
05-26
Arthur Leandro da Silva Marinho
27-60
Pedro Henrique de Oliveira Efken
61-80
João de Fernandes Teixeira
81-94
Ricardo Pinho Souto, José de Sá de Araújo Neto
95-112
Robson Stigar, Vanessa Roberta Massambani Ruthes
113-129
Elda Bussinguer, Gabrielle Bandeira, Juliana Zaganelli
130-153
Francisco Aquino Júnior
154-185