Portal de Conferências da Unicap


COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP

O Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Católica de Pernambuco, criado como Bacharelado em 1943 e autorizado como Licenciatura pelo Decreto nº 25.129, de 25.06.1948, iniciou, em 2007, uma nova etapa de sua proposta educacional, que sempre primou por uma formação plural de seus graduandos, com a realização, anualmente, de um colóquio que tenha por prioridade trabalhar a ciência histórica a partir do aspecto interdisciplinar. Assim, desde o primeiro ano de realização, as equipes de coordenação dos colóquios buscaram o amadurecimento da idéia junto à comunidade acadêmica, realizando os eventos com a participação de alunos e professores não só do Curso de História como de outros cursos da instituição.

Acessar a conferência

COLÓQUIO DO GRUPO DE PESQUISA RELIGIÕES, IDENTIDADES E DIÁLOGOS

Partindo da constatação da complexidade de performances do cenário religioso brasileiro, os Colóquios do Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos, propõem apresentar e debater sobre significativos deslocamentos religiosos na atualidade, dando ênfase às várias tentativas de configuração de diálogo inter-religioso, bem como às novas gramáticas constitutivas das identidades religiosas. Evento bianual, acontece sempre em ano par. Teve seu início em 2014, tendo sido realizado duas edições, das quais conseguimos editar os Anais a partir da segunda edição, isto é, em 2016. ISSN 2594-5998 e ISSN-L 2594-5998

Acessar a conferência

CONGRESSO HISPANO-BRASILEIRO DE DIREITO CONSTITUCIONAL

O Congresso visa discutir temas comuns ao debate constitucional de Espanha e Brasil. Na sua primeira edição, aproveita da data simbólica que marca os aniversários das duas constituições nacionais e fomenta um debate sobre alguns temas que se destacaram nas práticas constitucionais dos dois países. O evento é planejado para acontecer alternadamente na Espanha e no Brasil. El Congreso pretende discutir temas comunes al debate constitucional de España y Brasil. En su primera edición, aprovecha la fecha simbólica que marca los cumpleaños de las dos constituciones nacionales y ocupa de fomentar un debate sobre algunos temas que se destacaron en las prácticas constitucionales de los dos países. El evento está planeado para suceder alternativamente en España y Brasil.

Acessar a conferência

CONGRESSOS DO PROJETO REFORMA 500 ANOS

Por iniciativa conjunta dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Religião (Doutorado e Mestrado)  e em Teologia (Mestrado) da Universidade Católica de Pernambuco, e do Centro de Estudos para o Ecumenismo na Itália (Centro Studi per l'Ecumenismo in Italia), ligado ao Istituto di Studi Ecumenici San Bernardino di Venezia, está em atuação o Projeto internacional de pesquisa histórico-religiosa "A Herança da Reforma: Ler e reler a Reforma, passados 500 anos de seu início", tendo como finalidade a produção de conhecimento e a organização de congressos, nos dois países, envolvendo instituições universitárias e pesquisadores das mais variadas tradições que, fiéis ao espírito científico e ao respeito à liberdade religiosa, celebrarão os 500 anos da Reforma com a publicação de uma coleção de E-Books e de artigos em revistas da área, centrados na pergunta “Passados 500 anos de seu início, no contexto do século XVI europeu, qual a herança da Reforma, em nosso mundo globalizado, no qual novos imperativos éticos e desafios sociopolítico-religiosos nos convocam à colaboração, ao reconhecimento mútuo, à valorização do diálogo e à renúncia de projetos de hegemonia no campo religioso?” Todas as informações sobre o Projeto e seus Congressos estão também no Portal Reforma 500 Anos, em português, italiano, inglês, alemão, espanhol e francês.

Acessar a conferência

CONGRESSO NORDESTINO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E TEOLOGIA

Um grupo de pesquisa na área de estudos da religião, da Universidade Federal de Sergipe, realizou, em 2009 e 2013, congressos regionais de Ciências da Religião. Nesse período, com  o surgimento do mestrado nessa área de conhecimento, em Sergipe, aliado ao processo de criação de uma pós-graduação stricto sensu pelos cursos de Ciências da Religião, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, em Teologia, na Universidade Católica de Pernambuco, junto com a aprovação dos doutorados e consolidação dos programas de Ciência(s) da(s) Religião(ões) da Universidade Católica de Pernambuco e da Universidade Federal da Paraíba, nasceu a ideia de articulação desse campo de conhecimento no Nordeste brasileiro, através da realização, regular e bienal, do congresso regional, assumido em rede e de forma itinerante pelas cinco Universidades, sempre de forma intercalada com o Congresso da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE). O Congresso tem como objetivo geral articular as Ciências da Religião e a Teologia reforçando a rede de colaboração entre os programas de Pós-graduação, na área, existentes na região.

Acessar a conferência

CONGRESSO PUBLIUS

Trata-se de evento de natureza acadêmico-científica a ser realizado em Recife/PE, tendo como instituições promotoras os PPGD (Mestrado e Doutorado em Direito) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), em articulação com o PPGD (Mestrado e Doutorado em Direito) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A intenção é a criação de um foro para discussão e análise crítica do estágio atual da interpretação do Direito no Brasil, apresentando-se as principais teorias referentes à hermenêutica e aplicação do Direito. O tema da metódica da interpretação e aplicação concreta do Direito tem sido relegado a um segundo plano no Brasil, ocupando pouco espaço em publicações e eventos. No entanto, o assunto influencia diretamente os temas mais discutidos como o constitucionalismo e a legitimidade do Poder Judiciário. Este seminário pretende corrigir (na medida da sua capacidade) um pouco deste cenário.

Acessar a conferência

ENCONTRO INTERNACIONAL DAS ÁGUAS

O 9º Encontro Internacional das Águas será realizado entre os dias 17 a 19 de maio de 2017, no Auditório Pe. Antonio Vieira – G2, situado na Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, na Rua do Príncipe, 526, bloco G, 10 andar, na cidade de Recife, Pernambuco, Brasil.

Acessar a conferência

ENCONTRO NORDESTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA

A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia realiza os seus eventos regionais, com o objetivo principal de contribuir para o fortalecimento das pesquisas e o intercâmbio entre os pesquisadores de cada região do País.

Acessar a conferência

SEMANA TEOLÓGICA DA UNICAP

As Semanas de Teologia da Unicap pretendem suscitar questões relacionadas ao ‘labor teológico’, exercício do conhecimento em que são oferecidas conferências, mesas redondas, oficinas, sessões de comunicações, apresentações culturais, painéis, entre outros, ocorrendo sempre no primeiro semestre letivo do Curso de Graduação em Teologia. Por vezes, a Semana de Teologia trabalha em parceria com outras áreas e cursos afins, a exemplo das Pós-graduações em Teologia e em Ciências da Religião.

Acessar a conferência

SEMINÁRIO ESTADUAL DO PIBID E DO PIBID DIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

É com satisfação que as Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco recebem os participantes do I Seminário Estadual do Pibid e do Pibid Diversidade do Estado de Pernanmbuco. Com o apoio da CAPES, o Seminário terá como tema “O Pibid e o Pibid Diversidade: impactos na formação teórico/prática do(a)s educadore(a)s”. Portal em preparação. Lançamento previsto para segunda-feira, 2 de outubro. Todas as informações disponíveis no Blog: I SEMINÁRIO ESTADUAL DO PIBID E DO PIBID DIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Acessar a conferência

SIMPÓSIO DOENÇA MENTAL, CRIME E MEDIDAS DE SEGURANÇA

O propósito na organização e execução do evento se firmou na carência de discussão sobre a temática nos ambientes onde ela sem dúvida tem grande chance de suscitar grandes debates e apresentação de propostas. Muito se tem discutido e escrito no Brasil sobre a crise do Sistema Carcerário. Debates, rodas de diálogos e eventos de diversos portes, raramente ou quase nunca levam à tona esta problemática tão relevante, no entanto, convém lembrar que nesse recorte, a discussão sobre as Medidas de Segurança no Brasil, Instituto dos mais polêmicos desde a sua inserção na legislação brasileira, é procrastinada ou esquecida, subestimada, talvez, pela “provável” ausência de visibilidade, relegada pela Academia.

Acessar a conferência

SIMPÓSIO DO GRUPO DE PESQUISA GRUPO DE PESQUISA CRISTIANISMO E INTERPRETAÇÕES

O SIMPÓSIO DO GRUPO DE PESQUISA CRISTIANISMO E INTERPRETAÇÕES, realizado a cada 2 anos, tem por finalidade partilhar pesquisas no Campo dos Estudos Bíblicos e da Teologia, com temática específica em cada Simpósio. Está ligado ao grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações, do Programa de Pós-graduação em Teologia, da Universidade Católica de Pernambuco.

Acessar a conferência