Portal de Conferências da Unicap


ENCONTRO REDE DE ESTUDOS DO DISCURSO JURÍDICO

O foco do EVento é proporcionar o diálogo entre pesquisadores latinoamericanos com o propósito de conhecer e difundir as várias abordagens dos estudos do discurso jurídico.

Acessar a conferência

JORNADA DE ESTUDOS JOSÉ COMBLIN

As Jornadas José Comblin, são eventos realizados em parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Esse pretende ser um espaço de reflexão teológica a partir do pensamento de José Comblin, sobre temas que tocam aos desafios da atualidade.

Acessar a conferência

SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DA UNICAP

O Curso de Licenciatura Plena em Letras da Universidade Católica de Pernambuco, criado em 1943, obteve reconhecimento em 25 de junho de 1948 para a habilitação em Português e Inglês; em 29 de dezembro de 2004, para a habilitação em Português e Espanhol, e em 20 de setembro de 2007, para a habilitação em Português. Iniciou, em 2020, uma nova etapa de sua proposta educacional, que sempre primou por uma formação integral e plural de seus graduandos, com a oferta da habilitação em Português na modalidade EaD. Anualmente, o curso vem ofertando a Semana de Estudos Linguísticos e Literários, com o objetivo de contribuir para a formação de futuros docentes para trabalharem as ciências da linguagem a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Assim, desde o primeiro ano de realização, as equipes de coordenação e docentes vêm buscando o envolvimento de toda a comunidade acadêmica, realizando os eventos com a participação de alunos e professores não só do Curso de Letras, mas também de outros espaços da instituição.

Acessar a conferência

COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP

O Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Católica de Pernambuco, criado como Bacharelado em 1943 e autorizado como Licenciatura pelo Decreto nº 25.129, de 25.06.1948, iniciou, em 2007, uma nova etapa de sua proposta educacional, que sempre primou por uma formação plural de seus graduandos, com a realização, anualmente, de um colóquio que tenha por prioridade trabalhar a ciência histórica a partir do aspecto interdisciplinar. Assim, desde o primeiro ano de realização, as equipes de coordenação dos colóquios buscaram o amadurecimento da idéia junto à comunidade acadêmica, realizando os eventos com a participação de alunos e professores não só do Curso de História como de outros cursos da instituição.

Acessar a conferência

COLÓQUIO DO GRUPO DE PESQUISA RELIGIÕES, IDENTIDADES E DIÁLOGOS

Partindo da constatação da complexidade de performances do cenário religioso brasileiro, os Colóquios do Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos, propõem apresentar e debater sobre significativos deslocamentos religiosos na atualidade, dando ênfase às várias tentativas de configuração de diálogo inter-religioso, bem como às novas gramáticas constitutivas das identidades religiosas. Evento bianual, acontece sempre em ano par. Teve seu início em 2014, tendo sido realizado duas edições, das quais conseguimos editar os Anais a partir da segunda edição, isto é, em 2016. ISSN 2594-5998 e ISSN-L 2594-5998

Acessar a conferência

CONGRESSOS DO PROJETO REFORMA 500 ANOS

Por iniciativa conjunta dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Religião (Doutorado e Mestrado)  e em Teologia (Mestrado) da Universidade Católica de Pernambuco, e do Centro de Estudos para o Ecumenismo na Itália (Centro Studi per l'Ecumenismo in Italia), ligado ao Istituto di Studi Ecumenici San Bernardino di Venezia, está em atuação o Projeto internacional de pesquisa histórico-religiosa "A Herança da Reforma: Ler e reler a Reforma, passados 500 anos de seu início", tendo como finalidade a produção de conhecimento e a organização de congressos, nos dois países, envolvendo instituições universitárias e pesquisadores das mais variadas tradições que, fiéis ao espírito científico e ao respeito à liberdade religiosa, celebrarão os 500 anos da Reforma com a publicação de uma coleção de E-Books e de artigos em revistas da área, centrados na pergunta “Passados 500 anos de seu início, no contexto do século XVI europeu, qual a herança da Reforma, em nosso mundo globalizado, no qual novos imperativos éticos e desafios sociopolítico-religiosos nos convocam à colaboração, ao reconhecimento mútuo, à valorização do diálogo e à renúncia de projetos de hegemonia no campo religioso?” Todas as informações sobre o Projeto e seus Congressos estão também no Portal Reforma 500 Anos, em português, italiano, inglês, alemão, espanhol e francês.

Acessar a conferência

CONGRESSO HISPANO-BRASILEIRO DE DIREITO CONSTITUCIONAL

O Congresso visa discutir temas comuns ao debate constitucional de Espanha e Brasil. Na sua primeira edição, aproveita da data simbólica que marca os aniversários das duas constituições nacionais e fomenta um debate sobre alguns temas que se destacaram nas práticas constitucionais dos dois países. O evento é planejado para acontecer alternadamente na Espanha e no Brasil. El Congreso pretende discutir temas comunes al debate constitucional de España y Brasil. En su primera edición, aprovecha la fecha simbólica que marca los cumpleaños de las dos constituciones nacionales y ocupa de fomentar un debate sobre algunos temas que se destacaron en las prácticas constitucionales de los dos países. El evento está planeado para suceder alternativamente en España y Brasil.

Acessar a conferência

CONGRESSO NORDESTINO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E TEOLOGIA

Um grupo de pesquisa na área de estudos da religião, da Universidade Federal de Sergipe, realizou, em 2009 e 2013, congressos regionais de Ciências da Religião. Nesse período, com  o surgimento do mestrado nessa área de conhecimento, em Sergipe, aliado ao processo de criação de uma pós-graduação stricto sensu pelos cursos de Ciências da Religião, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, em Teologia, na Universidade Católica de Pernambuco, junto com a aprovação dos doutorados e consolidação dos programas de Ciência(s) da(s) Religião(ões) da Universidade Católica de Pernambuco e da Universidade Federal da Paraíba, nasceu a ideia de articulação desse campo de conhecimento no Nordeste brasileiro, através da realização, regular e bienal, do congresso regional, assumido em rede e de forma itinerante pelas cinco Universidades, sempre de forma intercalada com o Congresso da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE). O Congresso tem como objetivo geral articular as Ciências da Religião e a Teologia reforçando a rede de colaboração entre os programas de Pós-graduação, na área, existentes na região.

Acessar a conferência

ConState

O ConState é um evento que busca discutir o tema do constitucionalismo subnacional. Um momento para troca de experiências com pesquisadores nacionais e estrangeiros que trabalham com Direito Constitucional estadual.

Acessar a conferência

ENCONTRO NORDESTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA

A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia realiza os seus eventos regionais, com o objetivo principal de contribuir para o fortalecimento das pesquisas e o intercâmbio entre os pesquisadores de cada região do País.

Acessar a conferência

ENCONTRO INTERNACIONAL DAS ÁGUAS

O 9º Encontro Internacional das Águas será realizado entre os dias 17 a 19 de maio de 2017, no Auditório Pe. Antonio Vieira – G2, situado na Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, na Rua do Príncipe, 526, bloco G, 10 andar, na cidade de Recife, Pernambuco, Brasil.

Acessar a conferência

EVENTO COMEMORATIVO DOS 20 ANOS DO PPGPSI UNICAP

Trata-se de um espaço de debates e articulações que visam uma produção e aprofundamento de conhecimento e formação científica, prática e ética para as atividades do ensino e pesquisa em Psicologia Clínica, particularmente no âmbito de suas específicas preocupações quanto às questões de família, gênero e interação social; psicopatologia fundamental e psicanalise e práticas psicológicas clinicas em instituições.

Acessar a conferência

FÓRUM NACIONAL DE CLÍNICAS JURÍDICAS

O presente evento visa reunir pesquisadores em direitos humanos para analisar as práticas pedagógicas em metodologias de clinicas jurídicas no país. Trata-se do V Forum Nacional, agora realizado pela UNICAP, depois de passar por instituições como UFPR (Curitiba), UFPA (Belém), USP/FGV (São Paulo), etc. Tal como observado nas edições anteriores, existe a necessidade de aprofundar os pressupostos e fundamentos formulados nos diversos grupos de trabalho dos fóruns. Outrossim, o evento visa promover a articulação das instituições, a fim de potencializar suas ações no estudo de casos paradigmáticos de violações, com a definição de estratégias de ação judicial e/ou administrativa em nível nacional e internacional. Por fim, convém destacar sua relevância científica para a formação de docentes em educação clínica no ensino do Direito.

Acessar a conferência

PUBLIUS

Trata-se de evento de natureza acadêmico-científica, realizado em Recife/PE, organizado pelo Grupo REC-Recife Estudos Constitucionais do PPGD (Mestrado e Doutorado em Direito) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). O evento já está na sua oitava edição. Transformou-se em um importante espaço de discussão sobre os temas mais atuais de direito constitucional.

Acessar a conferência

SEMANA TEOLÓGICA DA UNICAP

As Semanas de Teologia da Unicap pretendem suscitar questões relacionadas ao ‘labor teológico’, exercício do conhecimento em que são oferecidas conferências, mesas redondas, oficinas, sessões de comunicações, apresentações culturais, painéis, entre outros, ocorrendo sempre no primeiro semestre letivo do Curso de Graduação em Teologia. Por vezes, a Semana de Teologia trabalha em parceria com outras áreas e cursos afins, a exemplo das Pós-graduações em Teologia e em Ciências da Religião.

Acessar a conferência

SEMINÁRIO “ESPIRITUALIDADES CONTEMPORÂNEAS, PLURALIDADE RELIGIOSA E DIÁLOGO"

O Grupo de Pesquisa tem foco nas Espiritualidades e no Diálogo; investiga práticas de diálogo inter-religioso que vêm sendo ensaiadas com apoio da área de estudos da religião no Brasil, no sentido de verificar a plausibilidade de uma mística comum e trans-religiosa para o nosso tempo de transformações culturais. Em 2009, o I Seminário "Espiritualidades contemporâneas, pluralidade religiosa e diálogo" marcou o lançamento oficial do Grupo, coordenado pelo professor Gilbraz Aragão (da UNICAP, PE), junto com Roberlei Panasiewicz (PUC Minas, MG) e Cláudio Ribeiro (UMESP, SP). Criou-se assim uma rede interuniversitária dos núcleos de estudo desses professores, que vem dando maior impulso à reflexão sobre "espiritualidades, pluralidade e diálogo", com mais eventos e publicações compartilhadas no meio acadêmico, além de um GT comum nos congressos da SOTER e da ANPTECRE.

Acessar a conferência

SEMINÁRIO ESTADUAL DO PIBID E DO PIBID DIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

É com satisfação que as Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco recebem os participantes do I Seminário Estadual do Pibid e do Pibid Diversidade do Estado de Pernanmbuco. Com o apoio da CAPES, o Seminário terá como tema “O Pibid e o Pibid Diversidade: impactos na formação teórico/prática do(a)s educadore(a)s”. Portal em preparação. Lançamento previsto para segunda-feira, 2 de outubro. Todas as informações disponíveis no Blog: I SEMINÁRIO ESTADUAL DO PIBID E DO PIBID DIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Acessar a conferência

SEMINÁRIO INTERNACIONAL PÓS-COLONIALISMO, PENSAMENTO DESCOLONIAL E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA LATINA

O evento proposto, IV Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina, aborda esse humanismo profundo que luta em prol do respeito à diversidade de culturas. Em 2019, a coordenação será dos Programas de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco (PPGD-UNICAP) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGD-UNISINOS), ocorrerá pela primeira vez no Estado de Pernambuco, na Cidade de Recife, no campus da Universidade Católica de Pernambuco. O IV Seminário Internacionalé subsequente aos I e II Seminários Internacionais Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina, realizados em 2013 em 2017, ambos na UNISINOS, Estado do Rio Grande do Sul e o III seminário que ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), Cidade de Niterói_RJ.

Nas três edições anteriores foi possível reunir pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da área do Direito (regionais, nacionais e internacionais) envolvidos em abordagens críticas dos direitos humanos tanto para discussões nos campos teóricos, como expor pesquisas empíricas e tratar de metodologias de pesquisa. Nesta quarta edição estarão presentes docentes e pesquisadores latino-americanos das áreas do Direito, Análise do Discurso, Serviço Social, Filosofia, Ciência Política, Sociologia e Economia etc.

Sendo América Latina uma das regiões colonizadas e dominadas pelo Europa ocidental, os Estados herdaram instituições políticas, econômicas, sociais e culturais ocidentais. A problemática de tal herança enquadra-se, em geral, no fato da dissociação entre a matriz cultural de poder colonial que sustenta a organização e funcionamento dessas instituições e a realidade pluricultural do espaço geopolítico latino-americano.

Acessar a conferência

SIMPÓSIO DE PSICOGERONTECNOLOGIA

Divulgar as interfaces da psicologia com as tecnologias utilizadas para facilitar a comunicação, a saúde e a vida das pessoas idosas.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 15/09/21 - 19h - ABERTURA

Conferência: Como lidar com tão diversas pandemias no contexto da Revolução da Longevidade?

Palestrante: Prof. Dr. Alexandre Kalache (International Longevity Center-Brazil e Aliança Global de Centros Internacionais de Longevidade)

Mediadora: Profa. Dra. Cristina Brito (PPGPSI- UNICAP)

DIA 16/09/21 - 09h - CONFERÊNCIA

Conferência: Psicogerontecnologia: desafios e possibilidades.

Palestrantes: Profa. Dra. Carla Santana (SBGTEC) e Profa. Dra. Cirlene Silva (PPGPSI-UNICAP)

DIA 16/09/21 - 11h – MESAS TEMÁTICAS

Mesa 1- Horário: 11h

Os relacionamentos amorosos na era digital na perspectiva da Psicogerontecnologia

Autores: Virginia Lucia Costa Neves

Profa. Dra. Cristina Maria de Souza Brito Dias

Mesa 2 -11h30

Intervenções on-line para cuidadores de idosos com doença de Alzheimer em tempos adversos: demandas, possibilidades e desafios.

Autores: Maria Christiane dos Santos Cerentini

Profa. Dra. Cristina Maria de Souza Brito Dia

Mesa 3- 12h

As avós encarceradas e seus netos: um olhar da Psicogerontecnologia

Autores: Daniely da Silva Dias Vilela

Profa. Dra. Cristina Maria de Souza Brito Dias

Mesa 4 - Horário: 12h30

Psicogerontecnologia:  A Inclusão digital e sua contribuição à saúde mental das pessoas idosas

Telma Maria de Souza Ferreira / Raissa Guerra de Magalhães Melo

Profa. Dra. Cirlene Francisca Sales da Silva

Mesa 5- 13h

A promoção da autonomia dos idosos no acesso à clínica terapêutica on-line

Autores :Eduarda Vasconcelos Ferrari

Profa. Dra. Véronique Donard

Mesa 6- 14h

A utilização das tecnologias no processo de aposentadoria: contribuições da Psicogerontecnologia

Autores: Joelma Lapenda Lopes da Silva

Profa. Cristina Maria de Souza Brito Dias

Mesa 7 -14h30

A Psicogerontecnologia como coadjuvante na promoção da intergeracionalidade: um relato de experiência.

Autores: Rodrigo de Oliveira Aureliano / Elba Sobral

Profa. Dra. Cristina Maria de Souza Brito Dia

Mesa 8- 15h

Psicogerontecnologia: Como a tecnologia pode influenciar na criatividade e na produção da subjetividade da pessoa idosa?

Autores: Sandra Nunes Lorenzato/ Elano Barbosa Lorenzato

Profa. Dra. Cirlene Francisca Sales da Silva

Mesa 9- 16h30

Adaptações para o uso funcional da tecnologia por idosos

Autores: Antônio Gabriel Araújo Pimentel de Medeiros / Osana Vieira

Profa. Dra. Suely Santana

--

● Divulgar as interfaces da psicologia com as tecnologias utilizadas para facilitar a comunicação, a saúde e a vida das pessoas idosas.

 

Específicos:

 

 

● Estimular a aproximação da população Sênior, de profissionais e de

 

cuidadores das tecnologias digitais por meio da psicogerontecnologia;

 

Mostrar recursos tecnológicos relevantes para a prática multidisciplinar e interdisciplinar;

 

 

● Compreender as intervenções psicológicas e atravessamentos da tecnologia nos

cuidados com pessoas idosas

 

● Incentivar as relações intergeracionais, através da linguagem digital nas

interfaces com a psicologia;

 

Acessar a conferência

SIMPÓSIO DOENÇA MENTAL, CRIME E MEDIDAS DE SEGURANÇA

O propósito na organização e execução do evento se firmou na carência de discussão sobre a temática nos ambientes onde ela sem dúvida tem grande chance de suscitar grandes debates e apresentação de propostas. Muito se tem discutido e escrito no Brasil sobre a crise do Sistema Carcerário. Debates, rodas de diálogos e eventos de diversos portes, raramente ou quase nunca levam à tona esta problemática tão relevante, no entanto, convém lembrar que nesse recorte, a discussão sobre as Medidas de Segurança no Brasil, Instituto dos mais polêmicos desde a sua inserção na legislação brasileira, é procrastinada ou esquecida, subestimada, talvez, pela “provável” ausência de visibilidade, relegada pela Academia.

Acessar a conferência

SIMPÓSIO DO GRUPO DE PESQUISA CRISTIANISMO E INTERPRETAÇÕES

O SIMPÓSIO DO GRUPO DE PESQUISA CRISTIANISMO E INTERPRETAÇÕES, realizado a cada 2 anos, tem por finalidade partilhar pesquisas no Campo dos Estudos Bíblicos e da Teologia, com temática específica em cada Simpósio. Está ligado ao grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações, do Programa de Pós-graduação em Teologia, da Universidade Católica de Pernambuco.

Acessar a conferência